Como a Porsche reutiliza baterias do Taycan na produção de Macan e Panamera

Montadora alemã utiliza fonte de energia renovável para produzir sedan e SUV esportivo

Vinicius Moreira
Por
23.09.2024 às 09:49

Batizada de “Second Life” (segunda vida em tradução livre), a iniciativa da Porsche busca dar novo sentido para baterias utilizadas em veículos elétricos de uma forma eficiente. Assim, em vez do descarte, as baterias usadas do Porsche Taycan ganham nova função na fábrica em Leipzig, na Alemanha, para produção de modelos como o Porsche Macan e Panamera.

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A energia elétrica armazenada é especialmente para fábrica e ainda ajuda no consumo mais inteligente:

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“Por exemplo, a limitação dos picos de carga, a otimização do consumo e simultaneamente a participação no mercado energético”, explica Alwin Schmid, Diretor de Engenharia Elétrica da Porsche.

“Queríamos criar capacidade de armazenamento de eletricidade para a central de Leipzig para torná-la ainda mais económica e autossuficiente. Portanto, fazia sentido usar as baterias dos Taycans de pré-produção em vez de reciclá-las com grandes custos”, explica Jonathan Dietrich, responsável pelo projeto e pelo sistema de armazenamento de baterias.

Baterias do Taycan na produção do Macan e Panamera?

Em Leipzig, a Porsche possui cerca de 4.600 funcionários que produzem o Porsche Macan e o Panamera. O sedan e o SUV contam com fonte de energia renovável para sair da linha de montagem.

Essa estrutura é chamada de “Cubo de energia” e armazena 4.400 módulos de baterias, divididos em quatro contêineres, espaço semelhante ao tamanho de duas quadras de futsal. A capacidade de armazenamento tem uma potência de 5 megawatts e fornecimento energético de 10 megawatts-hora.

Os contêineres estão ligados a um inversor e um transformador de média tensão. Em caso de algum problema, os módulos de bateria podem ser substituídos individualmente. A Porsche atesta que a vida útil é de mais de 10 anos.

Além do Cubo de baterias, a fábrica conta com painéis solares que ajudam a gerar parte da energia para armazenamento das baterias.

Tanto Porsche Taycan, como Panamera e Macan são importados para o Brasil. O Taycan é oferecido em cinco versões (sem nome, 4s, turbo, turbo S e Turbo GT), com 598 cv até 1.034 cv, todas elétricas apesar da versão descrever como turbo.

Já o Panamera tem versões híbridas: 4 E-hybrid, 4S E-bybrid, Turbo E-hybrid e Turbo S E-hybrid. O Macan é o único que tem uma gama de versões para todos os gostos, são quatro variantes elétricas e quatro com motor a combustão movido a gasolina: Macan, Macan T, Macan S, e Macan GTS e as elétricas Macan, Macan 4, Macan 4S, Macan Turbo.

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

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