Como a Toyota fará o Corolla suprir a ausência do Yaris Sedan no Brasil

Estratégia da montadora pode ser carta na manga contra sedans compactos e até BYD King

Vinicius Moreira
Por
13.12.2024 às 12:10

Sai Toyota Yaris sedan e entra Toyota Corolla. Um sedan compacto por outro médio? Isso mesmo, há pouco mais de um mês a Mobiauto confirmou a saída de cena do Yaris com carroceria estendida. Para o seu lugar, a marca japonesa já tem um substituto bem conhecido: o Corolla.

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De acordo com apuração exclusiva do jornalista Marlos NeyVidal, do Auto Segredos, a marca japonesa prepara o Corolla GLi em uma versã oainda mais básica para suprir a ausência do Yaris. Vendido atualmente por R$ 156.090, a versão do sedan perderá equipamentos para ficar mais próximo dos R$ 132.490 cobrados pela variante de topo do Yaris sedan.

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Em vez de usar o nome GLi, a Toyota também pode devolver o nome Upper, nomenclatura do Corolla mais básico já utilizada pela marca no passado.

Além disso, o Corolla GLi possui uma série particularidades que devem ser alteradas em busca da redução de custo. Bancos com mescla de tecido e couro devem ganhar acabamento somente em tecido. De contrapartida, os 7 airbags deverão permanecer.

As rodas de liga leve devem permanecer, afinal, pelo valor é um item que não faz sentido regredir para rodas de aço com calota, basta olhar a concorrência.

O conhecido Toyota Safety Sense no GLi, composto por assistentes de segurança importantes como: controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, assistente de pré-colisão, sistema de alerta de oscilação, farol alto automático e sistema de alerta de mudança de faixa com controle de direção, devem dar adeus. Eles devem sair da lista de itens de série, assim como o ar-condicionado automático digital, o qual deve ser manual.

Rival do BYD King?

Além de não ser híbrido, o atual Corolla GLi custa menos de R$ 20 mil abaixo do que era cobrado pelo King, antes da promoção que vai até janeiro. No entanto, para quem olhar mais afundo as competências de cada um e, deixar o consumo e acabamento de lado, vai reparar o valor do Corolla.

King tem boas competências, mas não tem assistentes de segurança básicos como os citados acima do Toyota Safety Sense. Corolla deve perder esses itens, assim a marca japonesa tem um produto que perde em acabamento e por não ser híbrido, só que pode justificar pela economia na hora da compra e manutenção de um sistema mais simples.

Com o possível remanejamento do Corolla GLi, o sedan médio japonês pode não só convencer clientes indecisos contra o King como até mesmo de quem compra modelos menores, como VW Virtus, Honda City e o próprio Yaris Sedan.

Novo terror dos sedans compactos

O Yaris Sedan passa longe de ser competitivo contra Volkswagen Virtus e, principalmente contra Chevrolet Onix Plus. Com o Corolla GLi acima dos R$ 130 mil, a marca japonesa tem um sedan médio com 470 litros de porta-malas e 2,70 de entre-eixos. São 5 cm a mais que o Virtus e 10 cm mais que o Onix Plus. Isso vai refletir diretamente em mais espaço interno.

Atualmente, Onix Plus LTZ Turbo e Premier Turbo são vendidos por R$ 124.390 e R$ 130.590, respectivamente. Já no caso do Virtus, a versão que se encaixa é a Comfortline de R$ 134.990, já que as variantes Highline e Exclusive o valor salta em cerca de R$ 10.000 a mais em cada uma.

Na hora de abastecer, o Corolla tem um tanque de 50 litros, contra 52 L do Virtus e 44 do Onix Plus. O Inmetro aponta os seguintes números de consumo:

Toyota Corolla GLi: 8,6 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com etanol e 12,3 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada com gasolina

Chevrolet Onix Plus Premier: 8,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol e 12,1 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada com gasolina.

VW Virtus Comfortline: 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol e 12,1 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada com gasolina

Mesmo com motorização turbo, os rivais ainda entregam menos que o Corolla GLi. O Onix Plus possui 116 cavalos de potência e 16,8 kgfm de torque, enquanto o Virtus possui também um 1.0 turbo de três cilindros flex, mas com 116/ 128 cv (G/E) e até 20,4 kgfm de torque. Ambos com transmissão automática

Números inferiores ao motor 2.0 aspirado do Corolla que entrega 167/175 (G/E) e 20,9 kgfm de torque, com transmissão automática do tipo CVT com 10 marchas simuladas.

Nesse sentido, caso a preferência seja por um sedan, o Corolla GLi tem o trunfo do espaço interno, melhor cavalaria, todo o peso da marca e do modelo contra rivais mais bem equipados.

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

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