Como réplica de Ferrari F40 foi de sonho a pesadelo para brasileiro

A vontade de ter o esportivo acabou se materializando em forma, mas com um custo bem alto

Vinicius Moreira
Por
22.11.2024 às 17:05

O custo altíssimo para se ter uma Ferrari F40 limita o sonho de quem almeja ter um esportivo clássico na garagem. Dessa forma, José Vitor Estevam Siqueira resolveu usar a criatividade para ter a sua própria F-40, feita na própria garagem.

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Isso mesmo, há alguns anos, o brasileiro conseguiu desenvolver uma réplica do último esportivo aprovado pessoalmente por Enzo Ferrari, falecido em 1988. Até aí, nenhum problema. O cenário muda quando o brasileiro resolveu vender a sua “F40”.

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Em 2018, o morador de Cachoeira Paulista (SP) anunciou a réplica na internet por R$ 80 mil. A montadora italiana tomou conhecimento da venda do protótipo e decidiu ir à Justiça contra o dentista pelo uso indevido da marca. Na época, a réplica chegou a ser apreendida pela Polícia Civil.

O processo se desenrolou e Siqueira foi condenado a pagar uma indenização para a Ferrari por lucros cessantes e danos materiais, além da obrigação de não fabricar mais ou vender mais nenhuma réplica do tipo.

Atualmente, a montadora ainda tenta receber o valor que está na casa dos R$ 42,5 mil. A Justiça ainda tentou encontrar o valor nas contas de José, mas não sem sucesso e converteu o bloqueio das contas em penhora.

Por outro lado, o dono do protótipo também entrou na Justiça contra a marca pedindo uma indenização de R$ 100 mil por danos morais. O motivo foram os impactos psicológicos por conta do constrangimento causado pelo caso. O pedido do dentista foi negado.

No que a réplica se parece com a F40?

José Estevam usou os fundos da sua casa para dar vida ao protótipo. O chassi foi feito artesanalmente por José e as peças metálicas foram adquiridas em lojas de ferragens e moduladas pelo próprio dono da réplica. Assim como motor e transmissão não se parecem em nada com uma legítima F40.

Originalmente a Ferrari F40 foi lançada em 1987, sendo o esportivo o primeiro carro de rua a atingir os 320 km/h de velocidade máxima, isso sem contar com qualquer assistência eletrônica de controle de tração ou freio com sistema ABS. As portas, capô e porta do porta-malas foram feitas em fibra de carbono. Tudo isso para deixar a máquina mais leve com 1.100 kg.

O motor 3.0 V8 turbo oferta 477 cavalos de potência e 58,8 kgfm de torque para uma tração traseira e 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. Com um detalhe: o câmbio era manual de cinco marchas na clássica grelha da marca italiana.

Aos brasileiros interessados, existe a possibilidade de ter uma F40 no Brasil com apenas 12.045 km rodados pela Direct Imports. O preço? R$ 24.000.000 por uma unidade ano 1990.

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

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