Concessionária ou oficina: onde vale mais a pena consertar o carro?

Brasileiro costuma levar o carro ao mecânico de confiança quando a garantia acaba, mas isso nem sempre é a melhor ideia

FV
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25.05.2022 às 14:37 • Atualizado em 12.11.2024
Brasileiro costuma levar o carro ao mecânico de confiança quando a garantia acaba, mas isso nem sempre é a melhor ideia

Na hora de fazer a manutenção do carro, muitos motoristas ficam em dúvida se é melhor levar o veículo à concessionária ou a uma oficina independente. Ambas têm as suas vantagens e desvantagens. 

As autorizadas, em geral, oferecem mais garantias ao consumidor, mas cobram mais caro por essas vantagens. As independentes, por sua vez, têm preços mais atrativos, mas podem gerar dor de cabeça se não forem especializadas no tipo de reparo que o cliente precisa fazer em seu carro.

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Antes de escolher entre uma e outra, o motorista tem de ficar atento ao período de garantia de fábrica do modelo. Se não respeitar o cronograma de revisões e manutenção previsto pela montadora, poderá perdê-la. Esse prazo varia, em média, entre um e cinco anos após o veículo sair da concessionária, dependendo da marca e modelo.

Após o período da garantia, o proprietário fica “liberado” para levar o seu carro a uma oficina de confiança. Em muitos casos, os procedimentos prescritos no plano de revisões do fabricante é negligenciado e o veículo acaba indo ao mecânico apenas para fazer inspeções mais básicas, como a troca de óleo e filtros, entre outros componentes de desgaste natural.

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Se você ainda tem dúvidas sobre onde fazer a manutenção do seu carro, a Mobiauto te ajuda a entender melhor a diferença entre concessionárias e oficinas independentes. Confira:

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Concessionárias

As oficinas autorizadas pelos fabricantes são recomendadas se o veículo ainda estiver dentro da garantia. Mas lembre-se que os custos dos serviços são mais elevados. As concessionárias contam com ferramental próprio para reparar os modelos de determinada marca. 

Outra vantagem é que os funcionários são treinados pela própria montadora, ou seja, a margem de segurança é maior e o risco de ter dores de cabeça futuras, em teoria, diminui.

No entanto, é relativamente comum oficinas de concessionárias solicitarem a troca de peças e a realização de serviços adicionais sem necessidade, fora do cronograma de manutenção da montadora, a chamada “empurroterapia”, o que eleva ainda mais o custo do serviço. Também há casos de concessionárias que trocam peças originais por paralelas. É bom sempre estar atento.

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Vale lembrar que oficina autorizada não é o mesmo que oficina especializada. A primeira realiza a manutenção e utiliza apenas peças genuínas de determinada marca. Já a especializada não tem vínculo com o fabricante do veículo e, muitas vezes, não usa peças genuínas. 

Como o seu nome já diz, o seu diferencial é a especialização em determinados serviços, modelos ou tipos de veículos (como empresas dedicadas a reparar veículos antigos ou outras que só atendem veículos 4x4).


Oficinas independentes

Oferecem serviços mais em conta que o das concessionárias, podendo ou não utilizar peças genuínas. As oficinas independentes costumam ser mais vantajosas para a realização de serviços de menor complexidade, por terem a mão de obra mais barata. 

Se a garantia de fábrica do seu carro já terminou, pesquise sobre mecânicos de confiança e oficinas independentes na sua cidade que possam cuidar da manutenção do seu veículo.

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Por serem mecânicos independentes, existe uma maior dificuldade na escolha, visto que há risco de o consumidor cair nas mãos de profissionais desonestos e com pouca qualificação. Isso pode fazer  um procedimento de precaução ou defeito simples de ser resolvido se tornarem problema grave e, consequentemente, mais caro de resolver.

Portanto, o recomendado é pesquisar muito bem e buscar referências com amigos e conhecidos antes de escolher uma oficina independente que preste um bom serviço. Elas existem, claro, e podem te fazer economizar um bom dinheiro em relação às concessionárias.


Consumidor prefere as oficinas independentes

Segundo um levantamento realizado em 2019 pelo Sindirepa (Sindicato do Setor de Reparação Automotivo), motoristas brasileiros preferem fazer a manutenção preventiva e a reparação de seus veículos em oficinas independentes. 

Mesmo com a concorrência das concessionárias e a crise econômica provocada pela pandemia, os reparadores independentes atendiam cerca de 80% da frota circulante no Brasil – o que equivale a mais de 40 milhões de veículos.

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A preferência pelas oficinas independentes aumenta junto com a idade dos automóveis. De acordo com o Sindirepa, mais de 90% dos consumidores escolhem esse serviço após o vencimento do prazo de garantia do fabricante do veículo.

Imagens: Shutterstock

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