GWM fabricará três carros no Brasil em breve; conheça cada um deles
Marca chinesa prometeu produção de veículos em Iracemápolis (SP)
A GWM, junto da BYD, foi das primeiras marcas chinesas a chegarem em nosso mercado. Nas últimas semanas, a montadora confirmou que além da produção do SUV Haval H6, fabricará em Iracemápolis (SP) outros dois produtos: um SUV e uma picape.
Diferente da BYD que trouxe inúmeros modelos já para o mercado nacional, a GWM tem uma operação mais tímida com dois produtos diferentes. O mais barato é o elétrico Ora 03, rival do Dolphin, e vendido em duas versões com preços entre R$ 150 mil e R$ 200 mil.
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O mais vendido é o Haval H6, um SUV médio comercializado em quatro versões e duas carrocerias. A carroceria convencional, também chamada de Premium, é vendida em opções híbridas HEV e PHEV, sendo a última dividida entre PHEV19 e PHEV34 - número equivalente ao tamanho da bateria. A última opção é a única de visual diferente: a GT tem queda cupê.
O Haval H6 já está confirmado para ser o primeiro modelo fabricado pela GWM no Brasil. A ideia da marca não é ter a produção 100% nacional nesse primeiro momento, e os veículos serão montados sob o regime SKD, parecido com o CKD, que já vem com agregados maiores de peças agrupadas e facilita o trabalho de montagem do veículo.
Ainda que não tenha confirmado os outros dois produtos que serão feitos aqui, a GWM deu uma boa dica ao dizer que são um SUV e uma picape. Começando pela última opção, ela deve ser a Poer, um modelo de porte médio que finalmente sairá do papel para ser rival da Shark.
Curiosamente, foi prometida pela GWM muito antes de a BYD falar de Shark. O modelo foi mostrado ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e passou um tempo engavetado até que a marca, enfim, decidisse o tirar do papel.
Por aqui, podemos esperar pela motorização híbrida plug-in flex, formada pelo motor 2.0 turbo de quatro cilindros de ciclo Miller de 255 cv e 38,7 kgfm (o mesmo do SUV Tank 500) combinado a propulsores elétricos de 163 cv. O conjunto gera 408 cv de potência e 76,5 kgfm de torque combinados, com direito a autonomia elétrica de 100 km, de acordo com o ciclo chinês NEDC.
Para facilitar a construção da picape aqui, ideal é que a marca fizesse também um SUV com medidas parecidas e mesma plataforma para ajudar no custo de produção. Aparentemente isso não deve acontecer, a não ser que a GWM traga um dos produtos da linha Tank para fabricar no Brasil.
No entanto, o modelo mais esperado é o Haval H4, um SUV menor que o H6, e que compartilha a plataforma. O trem de força é o mesmo do H6 HEV vendido atualmente no Brasil. Estamos falando de um motor 1.5 turbo a gasolina aliado a um dual motor elétrico dianteiro, com transmissão do tipo DHT. Trata-se da variante mais mansa desse conjunto, embora ainda renda interessantes 243 cv de potência e 54 kgfm de torque combinados.
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