Conheça o carro voador chinês parece saído diretamente de Harry Potter
O veículo foi apresentado na semana passada e sabe-se que contará com oito rotores e paraquedas
Os carros voadores já não parecem algo pertencente a um futuro distante. Diversas empresas como a Stellanis, Embraer e Toyota já manifestaram suas intenções em fabricar seus próprios veículos elétricos de decolagem e pouso vertical, os eVolts.
Você também pode se interessar por:
- 1º carro voador brasileiro será feito em Taubaté com dedo da Porsche
- Ford Pinto voador: o carro-avião que inspirou o 007 e virou tragédia
- Carros voadores: o que já é realidade e o que ainda não passa de sonho
- Embraer dará nome Senna a seu 1º carro voador e já faz voos teste
No entanto, na maioria das vezes os projetos desses veículos acabam por não se parecerem com carros como conhecemos. Assim, chamou bastante atenção quando na semana passada, durante a CES, quando o Xpeng AeroHT Flying Car teve seu conceito e informações, mesmo que poucas, divulgadas, e se assemelhava de fato com um carro.
É como na franquia Harry Potter, onde os personagens possuem um carro convencional, mas, graças ao efeito da magia, é capaz de voar, enquanto todos os demais conceitos apresentados parecem saídos de Minority Report.
Ficha técnica e design do carro voador
O sabemos sobre seus detalhes técnicos é que o carro funciona a base de oito rotores, mas seus dados de potência, alcance e desempenho não foram divulgados ainda. Além disso, foi divulgado que o primeiro protótipo foi capaz de concluir um voo e que já fez simulações de falha no motor.
Assim, o que foi aproveitado mesmo da apresentação do veículo foi a revelação de sua aparência. O visual é de um carro esportivo com lugar para duas pessoas. Sua traseira é inteiramente ocupada pelos braços que apoiam os rotores, os quais saem do compartimento e abrem assim que o carro levanta voo.
A Xpeng AeroHT informou também que o veículo é equipado com paraquedas. A função foi testada em outubro com sucesso em uma altura de 50 metros e tem capacidade máxima de uma tonelada.
A montadora também promete um pouso com velocidade de 5 m/s, a fim de proteger passageiros e a infraestrutura do carro. O eVolt ainda não possui previsão para o início de sua produção,