Cópia elétrica da Kombi tem capacidade de carga de Hilux com porte de Kwid

Mini-utilitário feito por fabricante alemã tem carroceria modular e vira dez tipos de veículos diferentes, mas copia descaradamente os traços da “velha senhora”

Renan Bandeira
Por
27.07.2021 às 18:38 • Atualizado em 29.05.2024

Olhando as imagens, até parece uma VW Kombi redesenhada para os anos 2020, com visual atualizado e adaptada às novas tendências e tecnologias. Mas é o XBus, um pequeno utilitário elétrico fabricado pela empresa alemã Electric Brands.

Copiando sem muitos pudores o charme, carisma e praticidade que tinha a perua da Volkswagen, a minivan é construída sobre uma plataforma modular com partes desmontáveis. Assim, ele pode ser montado em até 10 carrocerias, podendo virar furgão, picape, van de passageiros e tem até uma configuração de camping.

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Apostando no mercado de mini-carros com emissão zero de poluentes que já faz sucesso na China, o XBus conta com dimensões menores que as de um Renault Kwid. 

São 3.640 mm de comprimento, 1.600 m de largura, 1.940 mm de altura e 2.200 mm de entre-eixos. São 4 cm e 22 cm a menos que o subcompacto da Renault, respectivamente, em comprimento e entre-eixos. Seus números ficam um pouco maiores na configuração off-road.

Porém, seu tamanho e o peso de 600 kg não lhe dão limitações quando o assunto é carregar peso: a carga útil do utilitário é de 1.000 kg, quase a mesma quantidade suportada por uma picape média como a Toyota Hilux e seus 1.005 kg de capacidade, por exemplo.

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Para empurrar o pequeno elétrico, a fabricante instalou quatro motores de baixa potência, um sobre cada roda - que já garantem também a tração integral. Juntos, os propulsores geram uma potência quase ínfima, de 76 cv, porém com um generoso torque de 101,9 kgfm.

O trem de força é alimentado por uma bateria de 10 kWh de capacidade, que permite um alcance de até 200 km, pouco menos que o nosso Volkswagen e-Delivery oferece. 

No entanto, a marca disponibiliza uma bateria de 30 kWh como opcional, que, auxiliada por painéis solares, aumenta a autonomia para até 600 km. A carga total acontece em três horas.

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A Electric Brands aposta em um visual minimalista externo e interno para o XBus, assim como era a VW Kombi. Porém, oferece faróis e lanternas de LED, painel digital, portas USB do tipo C e até central multimídia flutuante.

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A carroceria fica mais equipada apenas nas opções off-road, com visual mais parrudo, que ainda aumenta o vão livre do solo e melhora os ângulos de ataque e saída. 

Gostou da praticidade do XBus? A marca já vende o veículo sob encomenda, com preços entre 21 mil e 32,3 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 128 mil e R$ 200 mil, respectivamente. 

A previsão é que as primeiras unidades encomendadas sejam entregues no final do primeiro semestre do próximo ano. Mas, para a tristeza dos chineses, o veículo será vendido apenas na Europa neste primeiro momento.

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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

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