Peugeot repetirá receita de Pulse e Fastback no 2008 híbrido; entenda

Com a criação da Stellantis, Fiat e Peugeot compartilham tecnologias, e a híbrida será uma delas

Vinicius Moreira
Por
09.11.2024 às 14:05 • Atualizado em 12.11.2024

A Fiat mais uma vez saiu na frente de seus concorrentes e apresentou suas primeiras versões híbridas flex de Fastback e Pulse – que se tornaram também, obviamente, os primeiros produtos híbridos da marca por aqui. Na esteira dessa inovação entre as marcas tradicionais, outra montadora do grupo Stellantis seguirá os mesmo passos: a Peugeot, mais especificamente com os modelos 208 e 2008.

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Mesmo com o hatch recebendo um facelifit e o SUV estreando nova geração por aqui há pouco tempo, ambos devem receber a motorização híbrida leve já a partir de 2025. A informação foi confirmada pela Peugeot durante o lançamento do novo Peugeot 208 em setembro desse ano.

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Pulse e Fastback receberam o conjunto híbrido nas versões intermediárias Audace e Impetus de ambos. O sistema é formado por um motor elétrico de 3 Kw (4 cavalos) abastecido por duas baterias de 12V, uma no cofre do motor e a outra embaixo do banco do motorista. O pequeno propulsor elétrico substitui o motor de partida e alternador para auxiliar o motor 1.0 turbo flex em baixas velocidades. O trem de força a combustão rende até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.

Houve melhora no consumo de combustível, além do foco estar na diminuição da emissão de gases poluentes, de olho nas novas regras do PL8 do Proconve, as quais entrarão em vigor já em 2025.

Por se tratar de um híbrido-leve, o motor elétrico não traciona as rodas do veículo por longos períodos e apenas auxilia em saídas e acelerações com baixa velocidade, onde os carros emitem mais gases nocivos. O câmbio é o automático do tipo CVT com sete marchas simuladas. Mas o que isso tem a ver com os novos Peugeot 208 e 2008?

Peugeot 208 e 2008 híbridos

Produzidos em El Palomar, na Argentina, Peugeot 208 e 2008 já possuem a plataforma CMP, a qual permite a integração de um conjunto híbrido. Mas esse processo de eletrificação dos veículos da marca fica ainda mais interessante por causa do compartilhamento de tecnologia entre as marcas do conglomerado Stellantis.

Como já citado, o motor elétrico foi combinado com a usina a combustão Turbo 200. O mesmo 1.0 turbo que está embaixo do capô das versões Allure e GT do 208 e todas as três versões do 2008 (Active, Allure e GT).

Dessa forma, podemos esperar que os modelos da marca do leão vão receber o mesmo conjunto híbrido leve de Pulse e Fastback já no ano que vem. Com isso, espera-se uma melhora de combustível para os dois produtos, embora nos SUVs da Fiat o uso do motor elétrico não tenha causado tanta diferença.

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

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