Dodge vende motor V8 de 1.039 cv na caixa pelo preço de um VW T-Cross
Propulsor V8 é o mesmo usado pelo Challenger SRT Demon 170, edição que dá adeus aos motores V8 da marca
A cultura de comprar motores novos na caixa é rara no Brasil, mas nos Estados Unidos esse mercado é vasto. Por lá os famosos “swaps”, quando se troca o motor original de um carro por outro, é algo mais comum. Chevrolet, Ford e Dodge têm motores V8 novinhos para a venda, mas o destaque dessa vez é a marca do grupo Stellantis, que passou a comercializar na caixa um V8 com mais de 1.000 cv.
O motorzão é nada menos do que o V8 Hemi 6.2 Supercharger, mesmo conjunto mecânico utilizado pelo Dodge Challenger SRT Demon 170 – versão especial de despedida do muscle car ianque (e do motor V8 Hemi) que, em sua próxima fase, abandonará os motores big blocks para ser um carro elétrico. Mas isso é outro papo. A questão é que o novo motor entrega nada menos do que 1.039 cv de potência e insanos 130,52 kgfm de torque.
Você também pode se intereressar por:
- Honda mudou radicalmente sua estratégia no Brasil. Valeu a pena?
- 10 carros que parecem rápidos, mas não andam nada
- Kadett com motor de Corolla é o híbrido que a Chevrolet não quis fazer
- VW Golf GTI 2024 é vendido no Brasil a preço de Ram 3500
É importante lembrar que tal rendimento deste motor V8 6.2 dotado de compressor mecânico é obtido quando abastecido com E85, combustível composto por 85% de etanol e 15% de gasolina vendido nos Estados Unidos. Este propulsor conta com recursos exclusivos, como um novo supercharger IHI de 3 litros, intercooler aprimorado, polia maior, entre outras alterações.
Batizado de Hellephant C170, este foi o motor V8 mais potente a equipar um carro de produção no mundo. Agora poderá ser arrematado na caixa, a partir de 2024, por US$ 27.695 ou R$ 137.392 em conversão direta. É quase o valor de um VW T-Cross 200 TSI Automático.
Este motor V8 6.2 Superchager da família Hemi é um clássico que pode ser aplicado em carros de arrancada. Segundo dados de fábrica, pode-se cumprir a prova de um quarto de milha (402 metros) em apenas 8,91 segundos a uma velocidade de nada menos do que 243 km/h. Com este mesmo motor, o Challenger SRT Demon 170 tem uma aceleração insana, cumprida em nada menos do que... 1,66 segundo!
Curiosamente, o novo motor V8 6.2 Supercharger estará à venda a partir do primeiro trimestre de 2024, mesmo momento em que a Dodge dará seu maior passo em eletrificação. Isso porque será lançado o Dodge Challenger Daytona EV, esportivo elétrico que terá ronco artificial de motor V8 que chegará a 126 decibéis.