Dodge vende motor V8 de 1.039 cv na caixa pelo preço de um VW T-Cross

Propulsor V8 é o mesmo usado pelo Challenger SRT Demon 170, edição que dá adeus aos motores V8 da marca

Diego Dias
Por
06.11.2023 às 12:30 • Atualizado em 12.11.2024

A cultura de comprar motores novos na caixa é rara no Brasil, mas nos Estados Unidos esse mercado é vasto. Por lá os famosos “swaps”, quando se troca o motor original de um carro por outro, é algo mais comum. Chevrolet, Ford e Dodge têm motores V8 novinhos para a venda, mas o destaque dessa vez é a marca do grupo Stellantis, que passou a comercializar na caixa um V8 com mais de 1.000 cv.

O motorzão é nada menos do que o V8 Hemi 6.2 Supercharger, mesmo conjunto mecânico utilizado pelo Dodge Challenger SRT Demon 170 – versão especial de despedida do muscle car ianque (e do motor V8 Hemi) que, em sua próxima fase, abandonará os motores big blocks para ser um carro elétrico. Mas isso é outro papo. A questão é que o novo motor entrega nada menos do que 1.039 cv de potência e insanos 130,52 kgfm de torque.

Publicidade

Você também pode se intereressar por:

É importante lembrar que tal rendimento deste motor V8 6.2 dotado de compressor mecânico é obtido quando abastecido com E85, combustível composto por 85% de etanol e 15% de gasolina vendido nos Estados Unidos. Este propulsor conta com recursos exclusivos, como um novo supercharger IHI de 3 litros, intercooler aprimorado, polia maior, entre outras alterações.

Batizado de Hellephant C170, este foi o motor V8 mais potente a equipar um carro de produção no mundo. Agora poderá ser arrematado na caixa, a partir de 2024, por US$ 27.695 ou R$ 137.392 em conversão direta. É quase o valor de um VW T-Cross 200 TSI Automático.

Este motor V8 6.2 Superchager da família Hemi é um clássico que pode ser aplicado em carros de arrancada. Segundo dados de fábrica, pode-se cumprir a prova de um quarto de milha (402 metros) em apenas 8,91 segundos a uma velocidade de nada menos do que 243 km/h. Com este mesmo motor, o Challenger SRT Demon 170 tem uma aceleração insana, cumprida em nada menos do que... 1,66 segundo!

Curiosamente, o novo motor V8 6.2 Supercharger estará à venda a partir do primeiro trimestre de 2024, mesmo momento em que a Dodge dará seu maior passo em eletrificação. Isso porque será lançado o Dodge Challenger Daytona EV, esportivo elétrico que terá ronco artificial de motor V8 que chegará a 126 decibéis.

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade