DS lança Citroën Basalt de luxo com futura plataforma do Jeep Compass

Marca será a principal responsável por carros de luxo do grupo Stellantis

Renan Rodrigues
Por
17.12.2024 às 12:25

Em 2012, o Citroën DS3 chegou conquistando fãs graças ao acabamento e o desempenho do motor 1.6 THP. Dois anos depois, a DS se tornou uma marca independente e, desde a criação da Stellantis, segue focada em carros de luxo.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Publicidade

No entanto, a vida da DS se tornará mais fácil ao aproveitar tecnologias das demais marcas da Stellantis. Um dos exemplos dessa simbiose foi apresentado ao mundo nesta segunda-feira, 16.

Trata-se do DS Nº 8, que é uma espécie de crossover cupê elétrico, que muito se assemelha a receita utilizada para criar o Citroën Basalt, obviamente guardando as devidas proporções de tamanho e nível de acabamento.

Você também pode se interessar por:

No caso do DS Nº8, o item herdado da Stellantis é a plataforma STLA Medium da Stellantis. Essa plataforma está nos Peugeot 3008 e 5008, além do Citroën C5 e será bem importante no Brasil. Afinal, essa plataforma será utilizada para criar as novas gerações do Jeep Compass e Fiat Toro, por exemplo.

Voltando ao Nº8, o visual é o grande destaque do crossover. Na dianteira, há o reforço de linhas verticais, inclusive em uma das pontas do farol, que forma o DRL em LED, em formato similar ao que víamos no Peugeot 2008 antes do último facelift. A grade, como em todo elétrico, é fechada.

Visto de lado, o Nº8 se assemelha muito a um sedan com suspensão elevada, algo parecido com o que vemos com o Basalt. A similaridade acaba quando observamos as medidas: são 4,82 m de comprimento, 2,90 m de entre-eixos e 1,90 de largura. As rodas são de 21 polegadas.

Na traseira, o para-choque é bem alto e rouba um pouco do espaço que teríamos a lataria da tampa do porta-malas. Aliás, por falar no espaço para as bagagens, são 612 litros de capacidade.

No interior, o DS Nº8 é bem minimalista, com poucos botões e com as telas do painel de instrumentos e central multimídia em destaque. Entre os acabamentos, há opção de couro Nappa e Alcantara, além de um teto solar panorâmico de vidro laminado com tratamento infravermelho.

O DS terá duas opções de motorização com um ou dos elétricos. Quando equipado com apenas um motor, o crossover terá tração dianteira com 230 cv ou 245 cv, sempre com função boost que entrega 30 cv a mais.

O Nº8 com dois motores terá 350 cv e tração integral, além de função boost que entrega mais 25 cv. Neste caso, o 0 a 100 km/h é feito em apenas 5,4 segundos. A velocidade máxima, em todas as versões, é limitada a 190 km/h.

O DS Nº8 também terá duas opções de baterias. A primeira delas será de 74 kWh, o que garante 572 km de autonomia. A segunda opção tem 97,2 kWh e 750 km de autonomia. Porém, a configuração com tração integral alcança no máximo de 686 km. O sistema de recarga permite o uso de carregadores de até 200 kW, o que permite sair de 20% para 80% em apenas 27 minutos.

O preço ainda não foi revelado, enquanto o lançamento deverá ocorrer somente no meio de 2025.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade