Efeito BYD: preços de elétricos e híbridos despencam até R$ 100.000

Fabricantes se viram obrigadas a reduzir drasticamente os preços de seus elétricos e híbridos importados após chegada de concorrentes chineses a preços competitivos

Vinicius Moreira
Por
26.10.2023 às 20:01 • Atualizado em 29.05.2024

A vontade de ter um carro híbrido ou elétrico ganhou contornos mais palpáveis recentemente. Quando a montadora chinesa BYD anunciou o preço do modelo elétrico Dolphin por R$ 149.800, o setor automotivo logo pensou em se tratar de alguma promoção. Não era. Da mesma forma, a GWM anunciou o híbrido Ora 03 Skin por R$ 150.000.

O ponto de virada ou sinal de alerta para as montadoras ganhou dados sólidos no início do segundo semestre deste ano. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o BYD Dolphin registrou 1.036 emplacamentos no mês de setembro. Foi a primeira vez que um veículo elétrico superou as 1.000 unidades emplacadas em um único mês no Brasil. Ao todo, o compacto chinês vendeu 1.503 unidades até o nono mês do ano.

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Seja no acabamento ou no desempenho, fato é que carros como o GWM Ora 03 e o BYD Dolphin chegaram com toda força, e não estamos falando somente da potência e autonomia do motor elétrico ou combinado a combustão. O pacote oferecido, até mesmo nas versões de entrada, parece ter cativado o consumidor.

A chegada dos modelos fez com que os preços dos rivais despencassem até R$ 100.000. Curiosamente, a readequação de valores canibalizou até veículos da própria BYD, como o híbrido Song Plus. Veja a tabela:

Carros híbridos e elétricos que reduziram os preços após BYD Dolphin e GWM Ora 03

Modelos
Antes
Depois
Redução
R. Kwid E-Tech
R$ 149.990
R$ 139.990
R$ 10.000
Caoa Chery iCar
R$ 149.990
R$ 119.990
R$ 30.000
JAC E-JS1
R$ 145.900
R$ 139.900
R$ 6.000
Hyundai Kona EV
R$ 289.990
R$ 189.990
R$ 100.000
Peugeot e-2008
R$ 269.990
R$ 219.990
R$ 50.000
Peugeot 208-GT
R$ 249.990
R$ 219.990R$ 30.000
Mini Cooper SE
R$ 259.990
R$ 229.990R$ 30.000
Hyundai Ioniq
R$ 199.990
R$149.990R$ 50.000
Peugeot e-208
R$ 276.990
R$ 235.990R$ 41.000
C. Chery Tiggo 8
R$ 209.900
R$ 199.900R$ 10.000
Tiggo 8 Pro
R$ 194.900
R$ 189.900
R$ 5.000
BYD Song Plus
R$ 269.990
R$ 229.800
R$ 40.190

A queda de preços não vale apenas para o segmento de elétricos. A Hyundai também anunciou recentemente descontos de até R$ 15.400 para Hyundai HB20, HB20S e Creta até o final do mês de outubro. No caso do HB20 Sense Plus 2024, o preço de tabela teve um abatimento de R$ 7.900, caindo provisoriamente de R$ 82.290 para R$ 74.990. Já o Creta Comfort viu sua etiqueta cair de R$ 135.390 para R$ 119.990.

Claro que entre esses veículos existem mais de uma categoria e o gosto por um SUV ou hatch compacto ainda podem influenciar na compra. Mas para quem prefere uma plataforma e design luxuoso ainda vem mais novidade.

Volvo EX30 elétrico promete por menos de R$ 220 mil

Dependendo do local onde se trafega, não é tão comum ver um Volvo. Esse cenário pode mudar com a chegada do EX 30 elétrico 2024, o novo elétrico de entrada da marca sueca. O SUV médio de luxo já está em pré-venda e pode ser adquirido por menos de R$ 220.00,00 na versão E40 Core Single Engine. Com essa versão, o SUV já oferece 272 cv de potência e 34,9 kgfm de torque, além de um 0 a 100 km/h em 5,7 segundos.

A bateria da opção básica ainda garante 344 km de autonomia, enquanto nas outras três versões, EX30 E60 Core Single Extended Range (R$ 239.950), EX30 E60 Plus Single Extended Range (R$ 264.950) e EX30 E60 Ultra Single Extended Range (R$ 279.950) são 476km após uma carga completa. Ambas as análises são do ciclo WTLP.  O PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Inmetro ainda não informou os dados.

Nesse contexto, o posicionamento da Volvo com o EX30 tem potencial para fazer cair ainda mais os valores dos híbridos e elétricos no Brasil. Bom para o consumidor, que poderá ter acesso, além da tecnologia na motorização, a mais pagando menos.

 

 

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

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