Este carro elétrico pode ser montado em casa como Lego em menos de 1 hora
Marca italiana desenvolveu plataforma modular que permite a qualquer pessoa montar um chassi elétrico, desde que você tenha uma graninha boa no banco...
As marcas pouco a pouco vão anunciando seus planos de eletrificação e cravando datas para a morte de seus motores a combustão. Que os carros elétricos são o futuro, agora estamos ficando cada vez mais cansados de saber, mas a popularização de veículos assim ainda soa um tanto distante no Brasil.
Enquanto os preços não baixam, novos (e interessantes) projetos vão surgindo em todo o mundo. Nesta semana, a Mobiauto já contou sobre o motor universal que quer transformar qualquer carro em elétrico. Desta vez, vamos falar de uma plataforma modular que promete ser um “Lego” de gente grande.
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Brinquedinho caro
A ideia vem da empresa italiana Open Motors, que construiu uma estrutura em código aberto chamada Tabby EVO, na qual o interessado compra um chassi virgem completo, com opções de dois ou quatro lugares, e pode encarroça-lo como preferir - seja na própria casa ou em uma empresa.
É a mesma lógica usada nos primórdios da indústria automobilística, quando os carros não possuíam estrutura monobloco, e aplicada até hoje em mercados como o de ônibus: você compra o chassi de uma empresa e a carroceria de outra.
De acordo com a fabricante do chassi elétrico modular, os preços do projeto variam entre 14 mil e 25 mil euros (o equivalente a R$ 82.600 e R$ 147.600, respectivamente), dependendo dos materiais aplicados em sua produção e da quantidade de assentos desejados.
Pelo valor, o cliente leva para casa - junto da estrutura de aço tubular -, os conjuntos de suspensões independentes McPherson nos dois eixos (como nos Jeep Renegade e Compass!), direção hidráulica, motor elétrico, transmissão de marcha única e infinita, freios a disco nas quatro rodas, assentos, rodas e pneus.
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O Tabby EVO oferece um motor elétrico de 19 kW, que rende 40 cv de potência e 13 kgfm de torque, e leva o veículo à velocidade máxima declarada de 100 a 129 km/h, dependendo do coeficiente aerodinâmico da carroceria acoplada ao chassi.
Segundo a empresa, o veículo realiza a regeneração de carga nas frenagens, mas está configurado para aplicar apenas 10% das frenagens autonomamente, para evitar que o carro perca velocidade de forma brusca quando o condutor tira o pé do acelerador. É um sistema parecido com o e-Pedal que explicamos na avaliação do Nissan Leaf. No entanto, o ABS é cobrado à parte.
Mas, e a bateria?
O banco de baterias é formado por 24 células de fosfato de lítio de ferro, tem capacidade de 12,8 kWh, pode ser carregado completamente em até sete horas e tem uma autonomia de até 120 km.
Infelizmente, a Open Motors não deixa claro em seu portal se o valor da plataforma já inclui o banco de baterias, o que pode acrescentar mais 9 mil euros (R$ 53 mil) no valor final do projeto. Neste caso, o preço mais alto chegaria a 34 mil euros ou... R$ 200 mil. Lembrando que você ainda terá que pagar para encarroça-lo.
O valor é salgado, principalmente quando comparado com os elétricos mais baratos do Brasil, como Renault Zoe (R$ 204.990) e os Jac iEV20 (R$ 159.900) e E-JS1 (em pré-venda a R$154.990).
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A plataforma do Tabby EVO pode ser enviada desmontada para reduzir impostos e sua estrutura pode ser remontada em menos de uma hora - como pode ser visto na imagem acima. E aí, toparia fazer um projeto com a plataforma?
Imagens: Reprodução/Open Motors
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