Este carro usa energia solar para ir mais longe que um modelo a diesel

Elétrico Lightyear One promete rodar mais de 700 km por recarga da bateria, e será fabricado por empresa que fazia o Fisker Karma

JC
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23.07.2021 às 11:00 • Atualizado em 29.05.2024
Elétrico Lightyear One promete rodar mais de 700 km por recarga da bateria, e será fabricado por empresa que fazia o Fisker Karma

Por Guilherme Silva

Um carro elétrico capaz de recarregar as baterias por conta própria ainda é um desafio a ser superado pelos fabricantes. Aproveitar a energia solar para abastecer as baterias e aumentar a autonomia seria uma solução, mas a técnica continua sendo pouco utilizada por conta do alto custo de implantação.

A startup holandesa Lightyear tenta reverter essa lógica e largar na frente com o elétrico One, o primeiro carro movido a energia solar do mundo. Após um ano de pesquisas, a companhia escolheu a finlandesa Valmet Automotive para ser a sua parceira no ousado projeto.

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Segundo a Lightyear, um protótipo mais próximo do modelo de produção será construído em janeiro de 2022, após a empresa realizar testes adicionais. Já a fabricação em série do One terá início em meados do ano que vem.

A Valmet foi a escolhida nessa empreitada por ter experiência com veículos eletrificados. A empresa chegou a produzir o Fisker Karma, por exemplo, antes de a Fisker Automotive entrar em crise financeira. 

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Além disso, ela foi responsável pela montagem de modelos a combustão como o Mercedes-Benz GLC e o Porsche Boxster.

O Lightyear One foi mostrado pela primeira vez em 2019. Na época, o protótipo chegou a rodar 710 quilômetros com apenas uma carga, utilizando uma bateria de íons de lítio de 60 kWh -  mesma capacidade do componente do Chevrolet Bolt, que tem autonomia de 410 km.

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O elétrico de 1.300 kg é movido por quatro pequenos motores, instalados um sobre cada roda. Apesar da pinta de carro esportivo, sua proposta é ser eficiente e não rápido. Por isso, o Lightyear One tem à disposição 136 cv de potência para acelerar de 0 a 100 km/h na casa dos 10 segundos.

Com um baixo coeficiente de arrasto de apenas 0,20 Cx, a carroceria de 5,05 metros de comprimento e apenas 1,40 m de altura possui desenho de linhas limpas e fluidas, a fim de otimizar a passagem do ar com o veículo em movimento.

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Painéis fotovoltaicos instalados no capô, no teto e na tampa traseira captam a luz do sol para fornecer à bateria energia suficiente para rodar entre 50 e 70 quilômetros, além da eletricidade armazenada durante o abastecimento em tomadas.

O preço inicial estimado para o Lightyear One será de aproximadamente 180 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 1,1 milhão na cotação atual.

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