Este VW Brasília usou base de Civic e peça de Nivus em projeto de R$ 500 mil

Projeto único mescla diversos veículos e já tem investimento de carro luxo

Vinicius Moreira
Por
17.11.2024 às 10:19

Imagine ter em mente um projeto no qual a ideia é manter parte da originalidade do carro, mas com uma mecânica mais moderna. Foi o que o proprietário anônimo desse Volkswagen Brasília 1978 pediu quando procurou Paulo Cesar Silva Souza da PC Oficina, uma restauradora de carros localizada em Viamão (RS).

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Em meio à conversa com Paulo, o dono revelou que também tinha um Honda Civic 1996. Daí surgiu a ideia de mesclar os dois carros para fazer um projeto único. A dupla ainda contou com a colaboração do artista Robert Design para projetar como ficaria o Brasília, além do Hobbit Design, que foi quem produziu o 3D do projeto.

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“A gente começou desmanchando o Honda, deixamos só o monobloco ali, o assoalho, a parte de suspensão dianteira e traseira, toda a parte de baixo do Honda. E tiramos o chassi do Brasília, recortamos a parte interna dele também, das caixas internas, e usamos só as caixas externas do Brasília”, contou Paulo Cesar.

Por conta do entre-eixos maior do Civic, o projeto sofreu uma redução de 10 centímetros. No interior, nada mais ficou do Brasília, assim como no cofre do motor e a parte mecânica. Quem olha de fora, só vai ver mesmo a carroceria do Brasília, vidros e o capô.

São mais de três anos de projeto e o Brasília ainda deve passar por algumas etapas de restauração, principalmente interna. Mas quanto será que já foi gasto até agora?

“Acho que em torno de uns R$ 360, R$ 380 mil. Eu calculo que agora a parte de acabamento vai se gastar bastante também, porque agora ela vai para a tapeçaria e suspensão”, disse o restaurador. Que concluiu afirmando que “pode passar fácil dos R$ 500 mil.”

Internamente, o Brasília terá o painel do Civic e bancos esportivos. A estrutura será toda reforçada com uma gaiola de proteção.

Para quem procurou a saída do escape na traseira e não encontrou, saiba que ela foi transferida para a frente do veículo, posicionada do lado esquerdo. O Brasília ainda terá teto solar e no lugar do vidro traseiro, uma grelha ao melhor estilo Ford Mustang.

Além da lanterna presente no Nivus antes da atualização deste ano, as bitolas foram alargadas para caber o sistema de suspensão do Civic. A pintura foi inspirada em um cinza presente na cartela de cores da BMW.

Outra mudança importante será a disposição dos faróis, apenas os externos de ambos os lados vão iluminar, enquanto os internos servirão de entradas de ar para reforçar a alimentação da turbina.

Por falar em turbo, PC contou que o motor do projeto será o do Civic, que receberá uma turbina. Originalmente, a usina 1.6 de quatro cilindros em linha oferta 127 cavalos de potência a 6.600 rpm e 14,8 kgfm a 5.500 rpm, com possibilidade de transmissão manual de cinco marchas ou automática de quatro trocas.

Com as mudanças no motor, com peças forjadas, a previsão é deixar o VW Brasília com potência em torno de 450 cavalos. Dessa forma, teríamos o hatch em sua versão mais cara da história e também a mais potente.

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

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