Exclusivo: Novo Hyundai Santa Fe será vendido no Brasil e tem até preço definido

Modelo foi apresentado com visual polêmico e virá importado ao Brasil

Renan Bandeira
Por
04.03.2024 às 09:53 • Atualizado em 29.05.2024

O Grupo Caoa e a Hyundai Motor Brasil finalmente fecharam um acordo para operação dentro do território nacional. A Hyundai será responsável pela importação e produção de novos produtos por aqui, e novidades vão desembarcar no Brasil muito em breve. Um deles é o novo Santa Fe, SUV médio que já foi vendido no país e que tem na atual geração um visual ousado - até demais.

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Além disso, Mobiauto apurou recentemente que a Hyundai terá uma inédita picape compacta-média vendida no Brasil, e que o novo Tucson finalmente terá produção nacional. E agora pode-se afirmar que o Santa Fe também está perto de desembarcar aqui, ainda neste ano, e com preços entre R$ 400 mil e R$ 450 mil.

Visual “diferentão” e medidas enormes

O Santa Fe já é um velho conhecido dos brasileiros. O modelo chegou ao nosso mercado em 2005 e foi vendido até 2019. Diferente do Tucson, o produto não foi montado em nosso território, chegando sempre importado no país.

Sua chegada será da mesma forma, mas o visual agora é completamente diferente. Apresentado globalmente em agosto do ano passado, o Santa Fe tem um visual de caixote, lembrando um pouco as linhas do novo JLR Defender.

Nos últimos dias, Mobiauto, inclusive, mostrou um detalhe polêmico de Hyundai HB20 e Hyundai Creta que a nova geração do SUV médio tem. Basta analisar na traseira que a lanterna fica em um campo de visão pouco apropriado, e que por muitas vezes esconderá do carro de trás as sinalizações das luzes de posição e de marcha à ré nas lanternas.

Essa é a quinta geração do SUV, que é um tanto grande. Suas medidas são próximas a de um Toyota SW4, com 4,80 metros de comprimento, 2,81 m de entre-eixos, 1,72 m de altura e até 1,78 m de altura. Seu peso chega a cerca de 2 toneladas.

Bom mesmo é o seu porta-malas, que dependendo da configuração interna pode ter entre 725 litros e 1.275 litros de capacidade. Isso, claro, se estiver com cinco assentos ou apenas dois. Com todos os sete lugares montados, o volume diminui consideravelmente.

O painel de instrumentos é digital e fica integrado a central multimídia. Ambas as telas têm 12,3 polegadas. Para comandar o ar-condicionado, há uma terceira tela de 6,6 polegadas. E o SUV ainda oferece carregador por indução para celulares e até um porta-luvas com desinfetante ultravioleta para celulares e carteiras, por exemplo.

Motorização

São três as opções de motores. Uma é um 2.5 turbo a gasolina, de 281 cavalos de potência e 43 kgfm de torque, que trabalha junto de uma caixa automatizada de dupla embreagem de oito marchas. Ainda há um 2.5 aspirado de 194 cv e 25 kgfm, este com câmbio automático comum com oito trocas também.

As configurações mais interessantes são as híbridas. Ambas usam um motor 1.6 turbo a gasolina como base, mas com calibrações diferentes. As híbridas convencionais têm o propulsor a combustão rendendo 180 cv, enquanto as plug-in entregam 160 cv. A diferença é que a última delas tem potência somada a do motor elétrico, chegando aos 271 cv.

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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

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