Fabricante russa de mísseis lançará um carro elétrico
Responsável pela produção de artilharia antiaérea russa, a estatal Almaz-Antey fabricará um SUV elétrico que promete ser mais veloz que um Porsche Taycan
A corrida pelos carros elétricos abriu as portas para que uma série de novas empresas e startups da área de tecnologia entrassem no ramo automobilístico. Mas e que tal termos uma fabricante de armamento bélico nessa disputa?
Embora seja inusitado, o fato é real. A estatal russa Almaz-Antey, responsável pela produção de armas e artilharia antiaérea de seu país, confirmou que planeja lançar um SUV elétrico nos próximos anos, mesmo que ainda não tenha uma data específica para estreá-lo
A empresa registrou a patente do modelo junto ao governo no fim do último ano e, após as imagens irem a público, deu mais detalhes sobre o projeto. Ao que tudo indica, o nome do elétrico será Eneva, grafia usada na grade do veículo e que pode ser vista em uma das fotos publicadas pela fabricante.
O visual é diferentão, com faróis afilados e interligados pela grade na dianteira, e pára-choque bem marcado. Na traseira, as lanternas são conectadas por uma peça plástica preta, parecido com o que vemos nos Volkswagen T-Cross e Nivus.
Ainda não há muitas informações sobre as dimensões do Eneva, mas seu comprimento será de 4,5 metros - pouco mais do que mede o Jeep Compass, com 4,4 metros. O porta-malas é de 610 litros.
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O interior é tecnológico e conta com cluster 100% digital e projeção de informações no pára-brisas, além de uma central multimídia com uma tela grande de 15 polegadas.
Mas é o poderoso motor que chama atenção. O SUV será empurrado por dois motores elétricos, que juntos rendem 435 cv. Eles farão o carro chegar à velocidade máxima de 197 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 s.
Com isso, o Eneva será 0,1 s mais rápido que o Porsche Taycan em sua versão mais veloz, Turbo S. Ou seja, o SUV russo será quase tão rápido quanto um míssil (aproveitando para fazer o trocadilho).
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O conjunto motriz será alimentado por um conjunto de baterias de 90 kWh. A fabricante promete uma autonomia de aproximadamente 400 km.
De acordo com a Almaz-Antey, a plataforma do Eneva é capaz de receber ainda um motor a combustão para trabalhar junto com um elétrico e formar uma opção híbrida do tipo plug-in, abastecida por gás natural ou hidrogênio.
A Rússia planeja produzir 25 mil veículos elétricos e inaugurar 9 mil eletropostos de recarga até 2024. E aí, será que o Eneva será o tiro inicial para essa corrida?
Imagens: roe.ru / InsideEvs.fr
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