Fiat Pulse 2025 terá tapa no visual para estrear motor híbrido flex
Marca já prepara novo design do SUV compacto que terá renovação de meia-vida atrelada ao motor híbrido flex
A Stellantis já se prepara para a reestilização dos seus SUVs nacionais. O conglomerado automotivo “rabisca” uma série de opções de retoques para a dianteira dos modelos que devem chegar ao mercado nos próximos anos. O Fiat Pulse deve ser renovado no fim de 2024, chegando como linha 2025, e o irmão cupê Fiat Fastback estará disponível no ano seguinte, segundo as apurações mais recentes da Mobiauto.
A renovação de meia-vida estará concentrada na dianteira. A nossa reportagem apurou que a equipe de engenharia da Stellantis prepara um bom tapa no visual, com para-choque redesenhado, novo faróis – neste caso, a mudança deve estar na assinatura da DRL e no miolo da peça – e uma nova grade.
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Falando primeiramente do Pulse, a Fiat deve distanciar um pouco mais o SUV compacto do visual atual da Strada, trocando as linhas horizontais da grade por algo um pouco mais moderno, como vemos no Fiat Fastback, sendo colmeia ou cascata.
O irmão cupê também mudará para-choque, grade e faróis. Eles não devem ter visuais frontais idênticos, mantendo a receita que vemos hoje. A expectativa é que o Fastback, por ter maior valor agregado, continue com desenho mais interessante.
A chegada do novo visual a partir do fim de 2024 se casará com uma outra importante novidade: aplicação de motores híbridos na gama de carros de passeio da Fiat. Com isso, o Fiat Pulse deve se tornar o primeiro modelo híbrido flex da marca no Brasil. A expectativa é que o novo Fastback chegue só em 2025, seguindo o cronograma de lançamento dos dois modelos nos anos anteriores.
Como serão os Fiat Pulse e Fastback híbridos
De acordo com os colegas da Quatro Rodas, os motores 1.0 e 1.3 turbo flex da família Firefly serão mantidos no cofre. Eles receberão auxílio de um sistema elétrico de 12V ou 48V, posicionando Pulse e Fastback como híbridos leves.
Nesse esquema, temos um motor elétrico substituindo o alternador. Além de ser um sistema mais barato, que não afeta tanto o valor final do produto, é prático por não necessitar de um rearranjo maior na plataforma dos veículos para instalação.
Aqui no Brasil, os Kia Stonic e Sportage, por exemplo, já contam com essa tecnologia. Ela não garante números expressivos de consumo como híbridos convencionais e plug-in, mas contribui nas partidas e velocidades de cruzeiro.
O sistema pode ainda melhorar os dados de potência e torque dos motores, como vemos nos Caoa Chery Hybrid vendidos por aqui. Vale ressaltar que atualmente o motor T200, que é o 1.0 turbo flex, entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Já o T270 1.3 turbo flex, garante bons 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque.
Consequentemente, os números de aceleração de 0 a 100 km/h vão melhorar.
Vale lembrar ainda que a Stellantis trabalha em mais de uma opção de grade para os SUVs. Com isso, podemos esperar até uma peça distinta para as opções híbridas, à exemplo do que vemos no Corolla Cross, por exemplo, que tem contorno azul nas configurações com motor elétrico.