Fiat Pulse vai mal em teste do Latin NCAP e Stellantis contesta resultado

SUV compacto ganhou apenas duas estrelas, mas Stellantis afirma que carro testado estava desatualizado em relação ao produzido

Diego Dias
Por
14.12.2023 às 15:15 • Atualizado em 12.11.2024

O ano de 2023 está quase acabando, mas o Latin NCAP acaba de soltar mais uma bateria de seus testes de colisão. Dessa vez o “premiado” foi o Fiat Pulse, que passou pela avaliação e recebeu apenas 2 estrelas, razoavelmente distante da classificação máxima possível de 5 estrelas.

Segundo o órgão que avalia os veículos novos na América Latina e no Caribe, o Fiat Pulse mostrou que tem espaço para melhorar no quesito segurança. O Latin NCAP apontou que a limitada proteção lateral para a cabeça para os ocupantes, a baixa pontuação para a proteção de crianças e os lembretes de cinto de segurança traseiro, bem como a disponibilidade limitada do ADAS, entre outros pontos, impediram que o SUV compacto alcançasse uma nota melhor.

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De acordo com o Latin NCAP, o Fiat Pulse recebeu 67,18% na proteção de adultos, 55,88% na proteção de crianças e 45,39% na proteção de pedestres e 55,81% em equipamentos correspondentes a tecnologias de assistência e segurança.

O teste de colisão

Como padrão nas avaliações da entidade, o teste foi realizado com a versão mais básica do carro. Na avaliação do Latin NCAP o Fiat Pulse apresentou uma estrutura estável no teste de impacto frontal, idem para a região dos pés. Boa notícia é que o SUV compacto se saiu bem no teste de impacto lateral (contra barreira), oferecendo proteção total, segundo a entidade.

O ponto negativo, de acordo com o Latin NCap, foi no teste de impacto lateral contra o poste. Nesse cenário o Fiat Pulse revelou níveis de proteção marginal a bom, revelando ter uma cobertura limitada do sistema de proteção lateral para a cabeça, que acabou penalizando a nota geral do carro na avaliação de proteção para adulto. O Latin NCAP contestou ainda a pouca proteção do airbag lateral. Veja o trecho abaixo:

“O modelo oferece airbags laterais padrão para tórax e cabeça, mas não oferece airbags de cortina, limitando a proteção apenas aos assentos dianteiros e, também, em uma faixa restrita. Os sistemas de airbag para tórax e cabeça podem ser uma solução temporária, mas definitivamente não são uma solução robusta”, afirmou a entidade.

O SUV foi penalizado por conta do boneco (dummie) de criança ter ficado exposto a impactos na cabeça, isso tanto no impacto frontal quanto lateral. Os bonecos estavam alocados nas cadeirinhas SRI (sistema de retenção infantil) padrão usadas em outros testes, mas a entidade disse que tal situação foi devido a combinação da cadeirinha com o Pulse.

A Stellantis contestou o resultado do teste e divulgou a seguinte nota:

"A Stellantis recebe os resultados da Entidade em questão, respeitosamente, mas com muita surpresa. Isso porque as diferenças entre o modelo avaliado (desatualizado) e o produzido foram relatadas, mas ignoradas pela Entidade. A Stellantis South America segue com foco total no cliente, na evolução constante da segurança veicular e no respeito à legislação, além de manter o maior, mais completo e moderno Centro de Segurança Veicular do Hemisfério Sul e afirma que o modelo em questão é um dos mais seguros do segmento."

A Mobiauto questionou qual seriam essas mudanças e a Stellantis respondeu que o veículo testado não contava com a melhoria no aviso de cinto de segurança traseiro (SBR), que foi alterado.

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

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