Fiat Strada Ultra Turbo 200 2024 anda mais que Montana e ainda reboca carga

Picape compacta estreia motor 1.0 turbo de 130 cv do Pulse e ganha a nova versão de topo Ultra para competir com Montana

Diego Dias
Por
10.08.2023 às 18:00 • Atualizado em 12.11.2024

Depois de 25 anos de estrada, a nova Fiat Strada 2024 (perdão pelo trocadilho) se rende ao motor turbo. A picape compacta, que é o veículo mais vendido do Brasil, terá duas versões no topo da gama com o propulsor sobrealimentado, enquanto as configurações de entrada e intermediárias manterão o bom e tradicional motor 1.3 Firefly.

A nova Fiat Strada turbo estreia no mercado nacional justamente na virada da linha para 2024. O motor 1.0 turbo flex de três cilindros é o mesmo usado no Pulse e Fastback, e a aposta é que a nova motorização a consagre de vez como uma picape para o dia a dia e não só como um modelo para trabalho – papel que faz muito bem há mais de duas décadas.

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As versões que vão receber o motor turbo são Ranch Turbo 200 e Ultra Turbo 200. Ambas receberam também um novo visual, diferente do restante da gama, e que pode antecipar novidades para as demais configurações no futuro. A Strada Ultra Turbo 200 é a principal novidade no portfólio da picapinha, já que esse nível de acabamento não era vendido ainda pela marca italiana.

A Mobiauto provou um pouco da Strada Turbo 200 nessa configuração e conta os detalhes neste artigo e no vídeo abaixo. Lembrando que já avaliamos a picape neste outro artigo e você pode ver detalhes de dimensões e capacidades, aqui vamos destacar mais as novidades da nova configuração mais completa, seguidas dos principais pontos positivos e negativos do produto.

Fiat Strada Ultra Turbo 200 2024 – Preço: R$ 132.990

Estreia do motor turbo 

Equipada desde sua primeira geração sempre com motores aspirados aqui no mercado brasileiro (teve versão turbodiesel, mas exportada para Europa), a Fiat Strada finalmente se rendeu ao motor turbo. A nova Strada Turbo 200 2024 carregará debaixo do capô o mesmo motor 1.0 turbo do Pulse e Fastback.

Vale lembrar que o 1.0 turbo flex entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, trabalhando sempre com um câmbio automático tipo CVT.

Claramente a chegada da Strada Turbo 200 ao mercado mira a rival Chevrolet Montana, que estreou no início de 2023 com porte maior, motor turbo e preços competitivos. E é por isso que vamos encontrar o motor mais potente nas versões mais caras da picape da Fiat, que é justamente a faixa de valor que a da Chevrolet trabalha.

Só Ultra e Ranch com novo visual

O novo motor 1.0 turbo 200 será exclusivo para duas versões da Strada: Ultra e Ranch. Essas duas configurações recebem também o mesmo facelift na dianteira, que basicamente muda grade e para-choque dianteiros. O primeiro item ficou maior e recebeu novo acabamento do miolo em colmeia.

Já o para-choque ganhou um relevo com formato em “X” na parte central e nova tomada de ar inferior, enquanto os faróis de neblina foram realocados para uma posição mais alta – ganhando ainda uma nova moldura à la Pulse.

O que muda entre Ultra e Ranch

A Strada Ultra se diferencia da Ranch pelo para-choque preto na parte central, friso vermelho na base da grade, acabamento em cinza escuro na parte superior da grade frontal, logo Fiat, proteção inferior do para-choque (skid plate) e nas molduras das luzes de neblina. A rodas de 16 polegadas têm pintura escurecida com as bordas em prata.

Por sua vez, a Strada Ranch, de proposta mais aventureira, recebe quase o mesmo conjunto, mas tem acabamento cromado no friso superior da grade e no logo Fiat. E o friso inferior da grade dianteira, o skid plate, a parte central do para-choque e as molduras dos faróis de neblina se diferenciam pelo tom prateado. As rodas de 16 polegadas são iguais ao da Ultra, mas têm acabamento diamantado.

Fiat Strada Ultra Turbo 200 2024 – Pontos positivos

Motor turbo

O motor 1.0 turbo chegou em ótima hora para a Strada 2024. Com potência de 125/130 cv (G/E) a 5.750 rpm e até 20,4 kgfm de torque (G e E) a 1.750 rpm, a picapinha turbo ficou bem mais ágil do que as versões com o 1.3 Firefly aspirado. Tudo bem que estamos falando de uma vantagem de 23 cv e 6,7 kgfm de torque para ela.

Em nosso primeiro contato a Strada Ultra mostrou boa dirigibilidade, com um comportamento bem progressivo nas acelerações e retomadas, e o motor 1.0 turbo mostrando estar sempre cheio. Estamos falando de um torque máximo de 20,4 kgfm contra 13,7 kgfm da 1.3 aspirada, sem dizer que a entrega é feita desde baixíssimas rotações.

O câmbio CVT também foi bem ajustado e garante alguma esportividade com as sete marchas simuladas. A Fiat afirma que a direção elétrica foi recalibrada para dar maior sensação de segurança ao volante, uma evolução bem-vinda num carro 22% mais potente. E a receitinha caseira do Pulse deu certo até na picape.

Aceleração

Vale destacar também a capacidade de aceleração da nova Strada turbo. A Fiat divulga que a picapinha cumpre a prova de 0 a 100 km/h em apenas 9,5 segundos, enquanto a velocidade máxima fica em 180 km/h (sempre com etanol). Na prática tivemos realmente essa sensação de aceleração, com o som do turbo enchendo e garantindo sorrisos a cada acelerada e retomada na estrada.

Pode-se ouvir um pouco até do espirro do pequeno turbocompressor, fora que o modo Sport deixa os giros mais altos para ainda mais agilidade. Como referência, são números melhores que os da Chevrolet Montana, que faz o mesmo teste em 10,1 segundos e chega aos 160 km/h de máxima.

Suspensão

É inegável que a suspensão da Strada sempre foi referência entre as compactas, seja pelo conforto ou mesmo pela capacidade de transpor obstáculos no dia a dia, como nossas valetas, lombadas e buracos das grandes cidades brasileiras.

A Fiat afirma que a Strada Turbo 200 ganhou novas molas e amortecedores, e que isso aumentou a rigidez torcional. Em nosso contato, realmente a Strada se mostrou mais afiada nesse aspecto, com a carroceria oscilando um pouco menos em curvas ou mudanças rápidas de direção perante as versões 1.3 Firefly.

Visual

Sem dúvidas o facelift aplicado na Strada turbo lhe rendeu um ar de novidade interessante, algo bastante positivo para um modelo apresentado há três anos.

Assim a picape ganhou uma cara mais agressiva com a parte central do para-choque mais destacada que o restante, sem contar o jogo de cores e acabamentos que a marca aplicou. O novo desenho acabou “verticalizando” e alargando seu visual, lhe dando um aspecto mais robusto no final. São truques de design.

Ar-condicionado automático

Finalmente a Strada ganhou ar-condicionado automático e digital, já que até então a caminhonete contava apenas com ar-condicionado manual, o que era um absurdo sobretudo nas versões mais caras que beliscavam os R$ 127.000 na linha 2023. Agora a picape oferece nas versões turbinadas o item com o comando esquerdo mostrando a temperatura e o direito a intensidade da ventilação. Os botões circulares são os mesmos do Argo, mas com algumas adaptações.

Capacidade de carga

A nova Strada turbo tem mais capacidade de carga da caçamba: 650 kg contra os 600 kg da versão 1.3 automática. O motor turbo mais potente e com mais torque permitiu esse aumento de 50 kg. Para se ter uma ideia, as Strada turbo com cabine dupla podem levar na caçamba o mesmo peso que versões 1.3 cabine dupla com câmbio manual. Com isso, ela se destaca sobre a Montana, que pode levar 600 kg.

Reboque

A Strada turbo manteve a capacidade de rebocar carretinhas com moto aquática, bagageiro adicional, entre outros apetrechos como as versões 1.3 aspiradas. Pode-se rebocar até 400 kg, o que é uma vantagem principalmente sobre a rival da Chevrolet – que não pode rebocar nada.

Fiat Strada Ultra Turbo 200 2024 – Pontos negativos

Traseira

Para a linha 2024 a Fiat aplicou mudanças apenas na dianteira das Strada Ranch e Ultra. Resta saber se este novo visual vai ser aplicado mais adiante para as demais versões. A má notícia mesmo é que a picapinha não trouxe sequer um novo arranjo interno das lanternas para diferenciar a traseira. Novidade mesmo apenas o logotipo Turbo 200 que identifica a versão mais potente.

Piloto automático

A montadora trouxe o ar-condicionado digital para a nova Strada turbo, porém acabou “esquecendo” de instalar um piloto automático para a picapinha. Ou seja, em viagens longas você terá que manter o pé no acelerador para seguir em velocidade de cruzeiro em rodovias. Repare no lado direito do volante: por ali ficariam os botões de controlador de velocidade de cruzeiro com limitador.

Volante sem ajuste de profundidade

Aqui outro ponto de discórdia da Fiat Strada turbo 2024: ela ainda não conta com o ajuste de profundidade do volante. Ou seja, continua contando apenas com o volante regulável em altura, o que acaba dificultando uma melhor posição de dirigir para pessoas de maior estatura. Isso também revela a origem mais humilde do projeto da Strada, que ainda compartilha muitos componentes com o Fiat Mobi, por exemplo.

Porta-objetos

O que continua um tanto incômodo na Strada turbo são os porta-objetos, já que os espaços existentes são pequenos. Nas portas cabe no máximo pequenas garrafas de água de 500 ml (ainda bem apertadas), enquanto na dianteira do console o porta-copos mal acomoda um copo de café daquela famosa rede – é preciso usar o porta-copos traseiro. Até existe um espaço entre os bancos, mas fica logo abaixo da alavanca do freio de estacionamento, assim seu acesso não é nada prático.

Espaço interno

Com porte de picape compacta, não há milagre: a Strada ficará devendo em espaço interno. A cabine é mais estreita, enquanto que o espaço para quem vai sentado no banco traseiro acaba limitado para as pernas, principalmente quando uma pessoa mais alta vai dirigindo. É verdade que a Strada é superior à concorrente principal VW Saveiro, mas mesmo assim o assento de trás é indicado para uso na cidade ou em viagens curtas. Sem contar o problema comum a praticamente todas as picapes: o banco traseiro com pouca inclinação.

Fiat Strada Ultra Turbo 200 2024 – ficha técnica

Motor
1.0, dianteiro, transversal, turbo, flex, 3 cilindros em linha, 12V, injeção direta de combustível.
Taxa de compressão 10,5:1
Potência 125/130 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque 20,4 kgfm (G/E) a 1.700 rpm
Peso/Potência 9,62 kg/cv
Peso/Torque 61,32 kg/kgfm
Câmbio automático CVT, simulação de 7 marchas
Tração dianteira
0 a 100 km/h 9,5 segundos
Velocidade máxima 180 km/h
Consumo Inmetro8,3 km/litro na cidade e 9,4 km/litro na estrada com etanol / 12,1 km/litro na cidade e 13,2 km/litro na estrada com gasolina
Dimensões e capacidades
comprimento, 4.448 mm; entre-eixos, 2.737 mm; largura, 1.732 mm; altura, 1.601 mm; capacidade caçamba, 844 litros; capacidade de carga, 650 kg; tanque de combustível, 55 litros; peso em ordem de marcha: 1.251 kg
Dados técnicos
direção elétrica, suspensões McPherson (dianteira) e eixo rígido (traseira), freios a disco (dianteira) e tambor (traseira), 10,8 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, 185 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 23°, ângulo de saída 29°, pneus 205/55 R16

Fiat Strada Ultra Turbo 200 2024 - Itens de série

  • Faróis full-LED
  • Rodas de liga-leve aro 16
  • Barras longitudinais de teto
  • Santantônio
  • Sensor de estacionamento
  • Central multimídia com tela de 7”
  • Conexão Android Auto e Apple CarPlay sem uso de cabos
  • Duas entradas USB
  • Câmbio automático CVT com simulação de sete marchas
  • Função Sport
  • Aletas atrás do volante para trocas manuais de marcha
  • Carregador de celular sem fio
  • Bancos de couro preto com costuras vermelhas
  • Rodas de liga-leve aro 16 exclusivas e escurecidas
  • Grade escurecida com friso vermelho
  • Capas dos retrovisores escurecidas
  • Faróis de neblina em LED
  • Ar-condicionado automático digital
  • Câmera de ré
  • Estribo lateral

Fiat Strada Ultra Turbo 200 2024, vale a pena?

Com a chegada do novo motor 1.0 turbo do Pulse e Fastback para a Strada, é inegável dizer que ela ficará um tanto mais competitiva no mercado. Agora a picapinha tem nada menos do que cinco versões (Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra), disponíveis em sete configurações, sem contar as duas opções de cabine, motor e câmbio.

O motor com mais potência e torque fez bem para a Strada 2024, deixando-a ainda mais versátil para uso como carro de passeio, principalmente no uso familiar no dia a dia e em viagens. Seus pequenos pênaltis é a falta de alguns equipamentos e seu espaço menor na cabine, porém isso vai da origem do projeto mais simples.

O maior incômodo para a Fiat Strada turbo talvez seja a Chevrolet Montana, que oferece um porte razoavelmente maior e preços bem próximos. A Strada Ultra chega por R$ 132.990, valor acima da versão LT e abaixo da LTZ da rival.

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

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