Teste de consumo Jeep Compass Longitude 1.3: como SUV vai na estrada?

Versão intermediária traz boa relação custo x benefício para ser o seu primeiro SUV médio

Diego Dias
Por
28.11.2024 às 13:28 • Atualizado em 02.12.2024

O Jeep Compass já acumula quatro anos de mercado desde sua última atualização em visual, que ocorreu em meados de 2021. Quando pegamos o Jeep Compass Longitude 2025, versão logo acima do modelo de entrada Sport, vemos que o SUV já conta com um conjunto de equipamentos acertado e um dos visuais mais equilibrados para quem procura um SUV médio.

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Foi essa configuração que colocamos na estrada para colocar a prova mais um teste de consumo na Mobiauto. Nossa reportagem rodou pouco mais de 400 quilômetros a bordo do Compass Longitude 2025 para ver na prática quanto o motor turbo 1.3 T270 rende em circuito rodoviário, mas dessa vez com gasolina no tanque – combustível mais escolhido pela grande frota nacional pelo fato do etanol compensar em poucos estados do sudeste do Brasil.

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Aproveitamos a oportunidade de ida até um evento e fizemos um percurso que partiu de São Paulo (SP) até a cidade de Mogi Guaçu (SP), no interior paulista. Como spoiler, podemos dizer que o SUV foi um tanto fiel às médias divulgadas pelo Inmetro. Agora confira abaixo o teste de consumo na estrada com o Jeep Compass Longitude 2025.

Jeep Compass Longitude 2025 – Consumo

De acordo com dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Veículos (PBEV) do Inmetro, o Compass Longitude pode rodar 7,2 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada quando está com etanol no tanque. A situação melhora, como é padrão, quando o SUV é abastecido com gasolina, já que os números sobem para 10,1 km/l no circuito urbano e 12,0 no ciclo rodoviário.

Vale dizer aqui que o teste de consumo foi estritamente rodoviário, algo que pode servir de referência para quem está com planos de viajar no mês que vem por conta das festas de finais de ano e o período de férias. Nosso trajeto envolveu nada menos do que 405 quilômetros em rodovias, indo de São Paulo (SP) a Mogi Guaçu (SP) e contabilizando o trajeto de volta para acumular tal quilometragem.

Com isso o consumo do Jeep Compass Longitude ficou em 11,7 km/litro ao longo de 405 quilômetros rodados em rodovias no trajeto de ida e volta. Esse número foi registrado diretamente na bomba do posto de combustível, o que atesta com mais veracidade quanto o SUV gastou. Vale dizer ainda que o número ficou razoavelmente abaixo do indicado no computador de bordo, que apontou 13,1 km/l. Porém, o dado do Inmetro aponta 12,0 km/l.

As rodovias em que transitamos tinham uma razoável variação de velocidade máxima, com trechos de no máximo 100 km/h, 110 km/h e 120 km/h – maior velocidade permitida em rodovias brasileiras. Embora o trajeto tenha sido feito em boa parte em rodovias com quatro ou cinco faixas, com uma velocidade média até boa, o consumo talvez tenha sido levemente penalizado num pequeno trecho de congestionamento no Rodoanel na região de Embu das Artes (SP). Mesmo assim o consumo do Compass ficou bastante próximo dos dados oficiais do Inmetro.

Importante dizer também que durante toda a viagem o ar-condicionado do utilitário estava ligado. Além disso, o modo Sport (ativado por meio de um botão no console central) não foi ativado em qualquer momento, já que caso contrário isso afetaria diretamente o consumo por conta da elevação da rotação do motor e sensibilidade do acelerador, que fica bem mais arisco.

Jeep Compass 2025 – Preços e versões:

  • Compass Sport T270: R$ 182.990
  • Compass Longitude T270: R$ 202.990
  • Compass Longitude Night Eagle T270: R$ 211.990
  • Compass Limited T270: R$ 221.990
  • Compass Serie S T270: R$ 241.990
  • Compass Limited TD350: R$ 251.990
  • Compass Overland Hurricane: R$ 266.990
  • Compass Blackhawk Hurricane: R$ 285.590
  • Compass Serie S 4xe PHEV: R$ 347.300

Principais rivais:

  • BYD Song Pro 1.5 PHEV: R$ 189.800
  • Toyota Corolla Cross 2.0 XRX: R$ 195.390
  • VW Taos Comfortline 1.4 turbo: R$ 196.990
  • Caoa Chery Tiggo 8 Pro: R$ 199.990

Jeep Compass Longitude 2025 – Ficha técnica

Motor: 1.3, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, flex, duplo comando variável de válvulas, comando variável inteligente na admissão, injeção direta de combustível
Taxa de compressão: 10,5:1

Potência: 180/185 cv (G/E) a 5.750 rpm

Torque: 27,5 kgfm (G/E) a 1.750 rpm

Peso/potência: 8,57 kg/cv

Peso/torque: 57,6kg/kgfm

Câmbio: automático de seis marchas

Tração: dianteira

0 a 100 km/h: 10,3 s (G/E)

Velocidade máxima: 206 km/h (G/E)

Consumo: Cidade: 7,2 km/l com etanol e 10,1 km/l com gasolina. Estrada: 8,7 km/l com etanol e 12,0 km/l com gasolina (Inmetro)

Dimensões: 4.404 mm de comprimento, 2.636 mm de entre-eixos, 1.819 mm de largura, 1.632 mm de altura, 476 litros de porta-malas, 60 litros de tanque de combustível, 1.504 kg de peso

Dados técnicos: direção elétrica progressiva, suspensões McPherson (dianteira e traseira), freios a disco ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira), 11,3 m diâmetro de giro, Cx 0,35, 209 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 20,6°, ângulo central 20,8°, ângulo de saída 31,4°, carga útil 400 kg, pneus 225/55 R18.

Jeep Compass Longitude 2025 – Itens de série

  • Alertas para trocas de marcha no volante (Borboletas)
  • Assistente ativo de direção (ADA)
  • Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de automóveis, pedestres e ciclistas (FCW + PEB)
  • Aviso de mudanças de faixas com assistente ativo (LDW + LKA)
  • Bancos em couro
  • Central multimídia de 10,1"
  • Comutação automática dos faróis (AHB)
  • Detector de fadiga do motorista (DDD)
  • Painel de instrumentos Full Digital e HD de 10,25"
  • Piloto automático adaptativo com controle de velocidade (ACC)
  • Reconhecimento de placas de transito (TSR)
  • Sistema de navegação GPS
  • Sistema de som Premium Beats de 506w (8 alto falantes + subwoofer)
  • Condução Semi Autônoma
  • Model Year 2025
  • Acendimento automático dos faróis
  • Apoia-braço com porta objetos
  • Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio
  • Ar Condicionado automático dual zone
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível
  • Chave presencial com telecomando para abertura de portas e vidros - Keyless Entry n Go
  • Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura
  • Controle de Estabilidade (ESC)
  • Controle de Tração
  • Controle eletrônico anti capotamento
  • Câmbio automático de 6 marchas
  • Câmera de estacionamento traseira
  • Direção elétrica
  • Estepe de uso emergencial
  • Faróis Full LED com assinatura em LED
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • HSA (Hill Start Assist)
  • Jeep Traction Control+
  • Lanternas com assinatura em LED
  • Limitador de velocidade
  • Limpador e desembaçador dos vidros traseiros
  • Modo sport
  • Protetor de Tanque de Combustível
  • Protetor de carter
  • Rack do teto na cor preta
  • Repetidor lateral nos retrovisores
  • Retrovisores externos elétricos
  • Rodas em liga aro 18'' e pneus 225/55
  • Seis airbags (Frontais, laterais e de cortina)
  • Sensor de chuva
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Sistema Auto Hold
  • Sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor)
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
  • Tapetes dianteiros e traseiros
  • Volante com acabamento em couro

Jeep Compass Longitude 2025 – Vale a pena comprar?

Com um consumo de quase 11,7 km/litro, o Compass Longitude 2025 cumpre o esperado e fica bem próximo do apontado pelo Inmetro. O SUV também desempenhou bem com seu motor 1.3 turbo GSE, que entrega até 185 cv e 27,5 kgfm de torque, que em velocidades de cruzeiro embala de forma progressiva e responde com rapidez em retomadas graças ao torque máximo que aparece em apenas 1.750 rpm.

O modelo só continua incomodando mesmo em saídas de semáforo ou, neste caso em percurso rodoviário, em pedágios, já que o motor 1.3 turbo se esforça muito para vencer a inércia do carro. É a questão de ter um motor pequeno (mesmo que turbinado) em um carro de peso mais elevado, ou seja, nada menos que 1.585 kg – que pode chegar a quase 2 toneladas com o carro carregado. Mas tirando essa situação, depois que o motor está “cheio”, o Compass dispara com facilidade. A suspensão também continua elogiável, com comportamento seguro mesmo em curvas mais fechadas.

Como uma das versões mais vendidas, o Compass Longitude ficou ainda mais interessante na atualização para a linha 2025 no segundo bimestre deste ano, quando passou a sair de série com pacote ADAS que agrega piloto automático adaptativo com função “para e anda”, farol alto automático, alerta de saída de faixa, assistente de centralização de faixa, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, leitor de placas de trânsito e detector de fadiga para o motorista.

Ainda traz painel de instrumentos digital com tela de 10,25" e multimídia com tela de 10,1" compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem o uso de cabos, bem como um sistema de som assinado pela Beats com 8 alto-falantes e 1 subwoofer com 506w de potência. O pacote de custo x benefício só é quebrado pelo acabamento um pouco mais simples do que as demais versões acima, bem como a falta de um banco eletricamente ajustável ou pelo rebatimento elétrico dos retrovisores.

Com esse pacote completo de itens de série e um preço que fica na média dos rivais, fica fácil entender o motivo do Jeep Compass Longitude 2025 ser uma das versões mais vendidas do utilitário. O detalhe é que ele pode ficar ainda mais competitivo que os R$ 202.990 cobrados na tabela, pois o que não falta na Stellantis são promoções atrativas, principalmente se você já tiver uma empresa aberta.

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Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

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