Fiat SUV cupê 376 é o mais próximo que teremos de uma nova perua
Projeção de modelo irmão gêmeo do Pulse, baseada em flagras com carroceria definitiva, mostram um balanço traseiro espichado, típico das station wagon
O Fiat 376, código provisório de projeto usado para designar um SUV cupê compacto-médio que vai brigar com o VW T-Cross em faixa de preço no mercado brasileiro a partir do ano que vem, resolveu sair da toca em protótipos com carroceria definitiva.
O primeiro flagra foi publicado pelo amigo Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos e confirma a informação que a Mobiauto vem divulgando há praticamente um ano: que o 376 terá porte maior que o do irmão Pulse, com quem compartilhará a plataforma MLA (uma evolução da base MP de Argo e Cronos).
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Será, assim, o modelo “tamanho M” em um projeto no qual a Stellantis planeja lançar três SUVs da marca Fiat no mercado nacional. O primeiro, “P”, é o Pulse, cuja chegada às lojas ocorrerá em novembro. O segundo é o próprio 376 e o terceiro, “tamanho G”, um SUV derivado da picape Toro, com lançamento previsto para 2023.
Voltando a falar do 376, o designer Kleber Silva, do @kdesignag, preparou duas projeções baseadas nos últimos flagras. Nelas, propõe um SUV cupê de balanço traseiro bem espichado, como nos protótipos, e balanço dianteiro parecido com o do Pulse, até porque o veículo camuflado possui os mesmos capô e faróis do irmão.
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Dianteira deve herdar muitos elementos do próprio Pulse, porém com soluções visuais exclusivas para diferenciar os modelos (Kleber Silva/KDesignAG)
Ao que tudo indica, o 376 herdará do Pulse – e, consequentemente, de Argo e Cronos – uma boa dose de elementos de estamparia, incluindo portas laterais, colunas A e B, para-brisa e teto. Do Pulse, especificamente, virão o capô e o underbody reforçado com aços de maior resistência, fator que levou a anunciar uma nova plataforma para os dois modelos.
Entrementes, os para-lamas devem ser mais abaulados; as bitolas, mais compridas; as suspensões, reforçadas; os conjuntos roda-pneu, com diâmetro e banda de rodagem maiores, além de terem cinco pontos de fixação no lugar de quatro. Tudo para deixar o 376 alguns centímetros mais alto e largo que o Pulse.
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Os reforços de suspensões servirão ainda para suportar o maior peso do 376 em relação a Pulse, Cronos e Argo, principalmente por conta do balanço traseiro mais robusto. Com toda esta receita, o 376 deve medir perto de 4,40 m de comprimento (quase o mesmo que um Jeep Compass), 1,76 m de largura e 1,60 m de altura.
Porém, ao que tudo indica, a distância entre os eixos será mantida na casa de 2,53 m, o que inclusive ajuda a explicar por que o balanço traseiro do protótipo é tão espichado e faz o veículo passar a sensação de ser uma perua com a camuflagem ainda tão pesada.
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De qualquer forma, conforme nossa reportagem vem adiantado desde setembro do ano passado, o Fiat 376 ficará posicionado acima do Pulse no mercado. Enquanto este brigará diretamente com o VW Nivus na faixa de R$ 90.000 a R$ 120.000, aquele tentará encarar as versões mais caras do VW T-Cross, já na casa dos R$ 150.000.
Por isso, o SUV cupê deve vir equipado com os dois motores turboflex com quatro válvulas por cilindro, injeção direta de combustível e sistema MultiAir da família GSE: o 1.0 T3 (três-cilindros), com cerca de 130 cv e 20,5 kgfm, e o 1.3 T4 (quatro-cilindros).
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Quanto à usina de maior capacidade cúbica, fica a dúvida sobre se será com calibração de 180/185 cv, como nos atuais Jeep Compass, Jeep Commander e Fiat Toro, ou 150 cv, conforme existe em alguns modelos na Europa. O torque de 27,5 kgfm deve ser mantido, assim como o câmbio automático de seis marchas da Aisin, seja qual for o motor.
Tal qual o Pulse, o 376 terá tração dianteira com bloqueio de diferencial dianteiro (TC+), central multimídia com projeção sem fio de celulares, Wi-Fi a bordo, quadro de instrumentos digital e sistema Fiat Connect Me, incluindo a possibilidade de comandar funções do veículo via comando de voz através do assistente do Google ou da Alexa.
A chegada do Fiat 376 está programada para meados de 2022, com produção em Betim (MG). Vale lembrar que 376 é um código de projeto, assim como era o 363, e que o nome definitivo do modelo deve ser revelado antes do lançamento.
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