Flagra: Jeep Renegade pode ter sistema híbrido e consumo de Kwid em 2025

SUV compacto que acabou de passar para a linha 2025 é fotografado com pouca adesivação

Renan Bandeira
Por
18.10.2024 às 13:16

Jeep Renegade híbrido? Ao que tudo indica o SUV compacto pode, sim, receber a tecnologia para o ano que vem. Nesta semana, uma unidade do modelo foi fotografada com leve camuflagem, que pode indicar a preparação de uma configuração eletrificada para o próximo ano. As imagens foram cedidas gentilmente pela página @placaverde.

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Vale lembrar que o Jeep Renegade mudou recentemente seu catálogo de versões, chegando ao ano-modelo 2025. O SUV compacto é um dos produtos mais importantes da Stellantis no Brasil, e até receberá uma nova geração nos próximos anos, mas antes disso deve ter um sistema elétrico leve para melhorar seu consumo.

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O compacto foi visto com adesivos na região do capô e da parte abaixo da grade frontal. A expectativa por ser uma versão híbrida se dá pelo fato de o Renegade 2025 já ter sido apresentado e uma nova geração estar cotada para 2027, sobrando praticamente esta hipótese de atualização para os próximos dois anos.

Com novas regras de emissão chegando já em 2025, com a primeira fase do PL8 – que vai ficando mais arrochada em 2027, 2029 e 2031 -, não é de se duvidar que o modelo apareça no ano que vem já com tal tecnologia.

Caso isso aconteça, o Jeep Renegade não deve receber um conjunto híbrido robusto, com baterias grandes e alta autonomia em modo só elétrico. O sistema será parecido com o que será apresentado pela Stellantis para os Fiat Pulse e Fastback ainda neste ano.

Estamos falando de um conjunto de 12V, que funciona um pouco diferente da tecnologia da Audi de mesma voltagem. É uma bateria pequena que conseguirá transformar os modelos da Stellantis em híbridos plenos e não leves, como é o caso da marca alemã.

Um exemplo disso é o flagra do Fastback híbrido postado recentemente pela Mobiauto, que mostra no painel quanto a bateria contribuirá na tração do veículo, algo que não é visto em modelos micro-híbridos. Dito isso, teremos os modelos da Stellantis como híbridos plenos, parecidos com os Toyota Corolla.

A diferença fica justamente para a relação de motor térmico e elétrico. Nos Corolla, ambos têm potência parecidas, assim como o torque, e o sistema elétrico não sente dificuldades para mover o veículo.

No caso da Stellantis, a motorização deve ter um salto de apenas 4 cv para os motores T200 e T270, e a tecnologia aplicada ficará responsável por tracionar o veículo nas partidas e em velocidades de cruzeiro. Mas o sistema terá um diferencial, que será atuar na tração enquanto o motor térmico não atinge sua temperatura ideal de funcionamento.

Para o Jeep Renegade, isso quer dizer que o SUV chegará próximo dos 190 cv de potência, além dos 27,5 kgfm de torque que podem ganhar uma ajudinha extra ainda não revelada. Para o consumo, seguindo o que podemos ver em Pulse e Fastback, as versões híbridas do SUV podem ser até 20% mais eficientes.

Seguindo os dados do Inmetro, a versão Sport Altitude 2025, por exemplo, entrega números de: 7,7 km/l com etanol e 11 km/l com gasolina, na cidade, e 9,1 km/l com etanol e 12,8 km/l com gasolina, na estrada.

Com o sistema híbrido, os números do SUV poderiam chegar a 9,2 km/l com etanol e 13,2 km/l com gasolina, na cidade, e 11,1 km/l com etanol e 15,3 km/l com gasolina, na estrada. Como referência, um Renault Kwid Zen 1.0 roda 15,7 km/l com gasolina na estrada. Dentro da cidade, o subcompacto seria mais econômico que o SUV, obviamente, mas na estrada o Renegade praticamente empataria.

A Stellantis ainda não informou sobre a produção do Jeep Renegade híbrido, mas é de esperar que o SUV receba essa atualização antes de sua nova geração para se adequar as regras de emissão.

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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

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