Flagra: Novo Renault Kwid elétrico já roda em testes e terá detalhe de Duster

Subcompacto elétrico vai mudar visualmente e receber uma boa dose de equipamentos

Vinicius Moreira
Por
03.09.2024 às 09:59

A renovação do Renault Kwid E-Tech parece estar encaminhada para o Brasil. Isso porque um flagra recente em São José dos Pinhais (PR) mostrou uma unidade do modelo rodando em testes e com pouco camuflagem.

Nas imagens, publicadas pelo @autoinbrasil e cedidas gentilmente à Mobiauto, é possível os locais com camuflagem estão justamente nos locais onde estão localizados o nome do carro e logo da Renault.

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Essa versão renovada do Kwid já foi lançada na Europa, mas com nome de Dacia Spring. Vale lembrar que a Dacia é uma subsidiária romena da Renault, que produz modelos de baixo custo como o Dacia Duster.

O que tem de novidade no Renault Kwid E-Tech?

Apesar das dimensões e estrutura permaneceram praticamente as mesmas, o novo Kwid elétrico deve apresentar mudanças consideráveis em termos visuais e de equipamentos.

No flagra, apenas as lanternas são mostradas. Mas é possível presumir que a iluminação do subcompacto poderá ser em LED, tanto em termos de faróis como nas lanternas. Lá fora, o Spring fabricado na China não tem iluminação halógena.

Ainda nos faróis e lanternas, o desenho de ambos é semelhante ao que já vimos por aqui na última atualização do Renault Duster, com um Y deitado, assim como também no Dacia Duster apresentado para o mercado europeu.

As novas formas aplicadas no subcompacto também buscam dar um aspecto de crossover para o modelo, ou seja, um carro com perfil mais alto do que ele realmente é.

Existe a possibilidade de as rodas serem de 16 polegadas e com a mesma solução adotada no Renault Kardian, com calotas que parecem ser rodas de liga leve, enquanto escondem rodas de aço.


As mudanças mais consideráveis podem ser esperadas no interior, onde o Kwid E-Tech deverá receber um painel de instrumentos de sete polegadas com mais opções de configurações. Além disso, a multimídia integrada ao painel deverá ficar posicionada mais acima e aumentar de tamanho para 7 polegadas com um novo software.

Novos itens de tecnologia embarcada e comandos para ar-condicionado, por exemplo, também devem fazer parte da atualização.

O Dacia Spring oferta um pequeno compartimento de carga sob o capô de 35 litros, algo positivo no aproveitamento de espaço, visto que a atual versão do Kwid E-Tech tem espaço de sobra no cofre por conta de o local estar preparado para versão a combustão.

Outra utilidade que pode vir no Kwid E-Tech é a função gerador de energia, uma espécie de tomada. Logo atrás do logo está o conector para carregar o elétrico, o qual também pode ter um adaptador acoplado para inverter o fluxo de energia e alimentar outros aparelhos.

Motor do novo Renault Kwid E-Tech

No Dacia Spring, o subcompacto vem equipado com motor elétrico de 66 cavalos de potência, apenas um cavalo a mais do que a atual versão do Kwid E-Tech vendida aqui com 65 cavalos de potência e 11,5 kgfm de torque.

Em termos de autonomia, o Inmetro atesta 185 km para o Kwid E-Tech, enquanto o novo Kwid elétrico (Dacia Spring) oferta 183 km no ciclo WLTP no mercado europeu.


Quando chegar de vez aqui no Brasil, o novo Kwid elétrico terá a missão de brigar especialmente com o BYD Dolphin Mini, que tem mais autonomia, espaço e potência, mas perde quando o assunto é preço.

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

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