Flagra: VW T-Cross 2024 nacional mudará para ter mais cara do europeu

Principal SUV da Volkswagen segue rodando em testes e ganhará nova grade para se aproximar dos produtos europeus da marca

Renan Bandeira
Por
06.03.2023 às 19:08 • Atualizado em 29.05.2024

Os SUVs seguem sendo os carros mais buscados do nosso mercado. Mesmo tendo tíquete médio elevado, praticamente sem opções abaixo dos R$ 100.000, a categoria fechou o último ano com 43,84% de participação nas vendas de veículos zero-km - representatividade que já aumentou nos primeiros meses de 2023.

A Volkswagen tem o T-Cross como principal produto nesse segmento. O modelo foi o segundo SUV mais vendido do Brasil no ano passado com mais de 65 mil unidades comercializadas, perdendo apenas para o Chevrolet Tracker. Agora, a marca se prepara para apresentar o primeiro facelift do modelo desde seu lançamento em 2019.

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A Mobiauto flagrou o protótipo camuflado do veículo em testes, e a principal novidade do T-Cross 2024 será sua grade dianteira. Na prática, o envolvente da grade terá praticamente o mesmo desenho, se encaixando sob os faróis e cobrindo toda a área desde o para-choque até o capô. 

Mas o conjunto terá dois tipos de acabamento, sendo a parte abaixo dos faróis em plástico liso e a grade, em si, formada por uma caixa retangular que levará um novo miolo. Ou seja, a peça não será toda vazada e terá um novo número de filetes, que agora serão cinco e bem mais largos, com três deles retos e dois em formato de cascata.

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Essas linhas mais largas são inspiradas no T-Cross vendido na Europa. A diferença entre as grades fica no número de divisões, que o europeu leva apenas três. Outro item que o nosso SUV deve compartilhar é a faixa central com acabamento cromado ligando os faróis - ou quem sabe em uma fita de LED iluminada cortando toda a dianteira, como faz o VW Taos Highline.

Ainda na dianteira, nós devemos ter outras novidades, como um novo arranjo interno dos faróis e para-choque levemente retocado. Vale ressaltar que o protótipo está rodando com luzes halógenas, mas o SUV deve ter LED desde a versão de entrada, assim como o novo VW Polo, que tem esse tipo de iluminação em toda a gama.

Além disso, na versão Highline 250 TSI, o veículo deverá receber o sistema de iluminação IQ.Light, já presente do VW Taos e que equipará o VW Polo GTS. Mobiauto já explicou o funcionamento dessa tecnologia neste outro artigo.

VW T-Cross vendido na Alemanha. Grade tem apenas três filetes, sendo a central cromada

Na traseira, as mudanças devem ser sutis. Ainda sob forte camuflagem, o modelo esconde bem as novidades, mas deve ter retoque no para-choque e um novo desenho interno das lanternas, que deve ter iluminação cruzando toda a tampa do porta-malas horizontalmente.

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Por dentro, a expectativa é que o acabamento seja mais requintado, pelo menos nas versões mais caras. Os VW Virtus e Polo ganharam um acabamento macio ao toque em suas configurações mais completas Exclusive e GTS, respectivamente, e esse material também pode ser visto no T-Cross.

Além disso, o modelo deve ter a inédita VW Play flutuante, posicionada acima da linha do painel. A tela será a mesma de 10,1 polegadas com espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Já o ar-condicionado será o Climatronic Touch, que é automático, digital e duas zonas

Motor de Up! assim como Polo e Virtus

Uma das principais novidades deve estar sob o capô. Assim como VW Polo e Virtus, o T-Cross deve receber também uma nova motorização para a versão de entrada, herdada do VW Up!.

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Dessa forma, devemos ter a Sense com a motorização 170 TSI, que muda a calibração do motor 1.0 turboflex para 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol, sendo 16,8 kgfm de torque.

Já as versões 200 TSI e Comfortline 200 TSI seguirão com o motor 1.0 turbo que rende 116 cv com gasolina e 128 cv com etanol, sendo 20,4 kgfm de torque, enquanto a Highline 250 TSI mantém o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm. Todas terão câmbio automático de seis marchas.

A gama deve ser composta por essas quatro versões, e o VW T-Cross 2024 deve estrear no Brasil no terceiro trimestre deste ano.


Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

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