Ford F-150 voltará ao Brasil com motor V8 e câmbio de Mustang

Picape grande teve seu lançamento confirmado para 2023 e quer ser pedra no sapato da 1500, carregando um motor mais potente

Renan Bandeira
Por
26.04.2022 às 18:07 • Atualizado em 29.05.2024

As picapes grandes estão ganhando cada vez mais espaço no mercado nacional, sejam de pequeno, médio ou grande porte. A bola da vez é a Ford F-150, que está confirmada para o Brasil e chegará em 2023 para bater de frente com a Ram 1500. 

A fabricante confirmou o lançamento dela no melhor estilo agroboy, durante a feira Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). Ratificou, assim, uma informação que vem sendo divulgada pela Mobiauto desde setembro de 2020.

Publicidade

No evento, a marca expôs uma unidade da F-150 na versão Lariat FX4, que deve ser a configuração destinada ao nosso mercado, embora a montadora ainda não tenha cravado a informação.

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Caso isso se confirme, podemos esperar por mais que um duelo entre picapes, mas uma briga entre “esportivos de caçamba”. Afinal, a F-150 Lariat também é empurrada por um motor V8 a gasolina, assim como a rival da Ram.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

No caso do modelo da Ford, o propulsor é o mesmo Coyote do Mustang, assim como o câmbio automático de dez marchas. Mas não só de força e brutalidade ela viverá. A picapona deve trazer um pacote bem recheado de equipamentos de série.

A lista incluirá quadro de instrumentos digital, central multimídia de 12 polegadas com conexão sem fio, ar-condicionado digital de duas zonas e assistências ao motorista, como sistema de permanência em faixa, câmera 360º, controle de cruzeiro adaptativo, entre outros.

Curioso para saber mais sobre a nova picape? A Mobiauto separou cinco curiosidades sobre a novata que chega para ser a maior, mais cara e mais bruta vendida pela Ford em nosso mercado e conta tudo neste artigo.

1) Motor e câmbio de Mustang

Já demos um spoiler acima sobre o monstro que a picape deve carregar embaixo do capô. O motor V8 será compartilhado do Mustang, e deve render 406 cv e 55,7 kgfm - como já é oferecido na Argentina.

Ele será o responsável por fazer a picapona ser mais potente que a Ram 1500, que carrega o V8 do Challenger, e tem 400 cv e 56,7 kgfm. No entanto, entrega um pouco menos torque. Junto a ele estará a caixa automática sequencial de dez marchas também herdada do muscle car.

Leia também: Ram 1500 e 2500: os custos surreais de manutenção das maiores picapes do Brasil

2) Tanque tamanho GG

Uma picape de quase 6 metros de comprimento, pesando mais de 3 toneladas e com um motor V8 não terá um consumo de encher os olhos, obviamente. Mas a versão Lariat equipada com o oito-cilindros em V chama a atenção por ter um tanque de combustível de 136 litros.

Considerando R$ 8 de preço para o litro da gasolina, o proprietário deixará mais de R$ 1.000 no posto para encher o tanque, por exemplo. Como referência, a Ram 1500 leva até 98 litros no mesmo compartimento.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

3) Muito tamanho, pouca carga

São quase seis metros de comprimento, um V8 super potente, mas a capacidade de carga da picape não é das maiores. Comparando com a sua rival da Ram, que pode carregar até 610 kg na caçamba, a F-150 tem bons 1.039 kg de capacidade. 

No entanto, o número é bem próximo ao da Fiat Toro nas versões turbodiesel, que levam 1.000 kg. Lembrando que a picape da Fiat tem estrutura monobloco, que é menos robusta que a chassi-cabine da novata.

Leia também: Avaliação: Ram 1500 é picape brutamontes que te trata com gentileza

4) De família aventureira

A versão apresentada no Agrishow foi a Lariat com pacote off-road FX4. Com ele, a F-150 ganha detalhes visuais mais aventureiros e garante o passaporte para fazer parte da família FX4 da Ford no Brasil, que já conta com a Maverick e Ranger.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

5) Produção de milhões

Em janeiro deste ano, a Ford comemorou a marca de 40 milhões de unidades produzidas das picapes Série F, se tornando o segundo veículo mais vendido da história e ficando atrás apenas do Toyota Corolla.

A família é vendida nos Estados Unidos desde 1948 e tem atualmente a F-150 como carro chefe para manter o bom volume de vendas. No Brasil, a F-150 já foi comercializada entre 1994 e 2002, mas poucos se lembram de sua passagem.

Você também poderá se interessar por:

Ram 1500 TRX vira monstro de 6 rodas e R$ 1,3 milhão contra o apocalipse

Avaliação: nova Fiat Toro 4x4 diesel melhorou o desempenho off-road?

Dono da 1ª Ram 1500 no Brasil tem uma Dodge 1971 e foi ao Alasca de picape

Ram 3500: o que esperar da picape mais bruta já vendida no Brasil


Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade