Ford Ranger e Volkswagen Amarok usam o mesmo motor V6 turbodiesel?
Apesar de algumas semelhanças, motores das picapes são distintos e já equiparam carros de luxo no exterior
A nova geração da Ford Ranger vem ganhando cada vez mais espaço no segmento de picapes médias desde que foi lançada no Brasil, em julho de 2023. Apesar de ainda estar distante dos números de vendas da Toyota Hilux, líder isolada da categoria, a Ranger conseguiu aumentar a sua participação no mercado nacional em 48,3% no último ano, de acordo com a própria Ford.
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Segundo a marca do oval azul, as versões topo de linha XLT e Limited, equipadas com o novo motor V6 turbodiesel, representam quase 72% das vendas da picape no país, enquanto as configurações intermediárias e de entrada somam 28,3% de participação.
A Volkswagen Amarok, por sua vez, sofreu uma reestilização e ganhou novos equipamentos recentemente, mas não trocou de geração, mantendo o chassi de 2010 e o consagrado motor V6 turbodiesel que a elevou ao patamar de picape mais rápida do segmento há sete anos.
Afinal, Ranger e Amarok usam o mesmo motor V6?
Desde o seu lançamento, a nova Ford Ranger faz muita gente questionar se o seu propulsor V6 movido a diesel é o mesmo utilizado pela Volkswagen Amarok, a primeira picape média a ter um motor com essa configuração em nosso mercado. Embora tenham semelhanças técnicas, essas usinas de força possuem algumas peculiaridades e origens distintas.
Ambos têm capacidade cúbica de 3,0 litros dispostos em seis cilindros posicionados em V no bloco confeccionado em ferro fundido (daí a nomenclatura V6), dotados de injeção direta de combustível e sobrealimentados com turbocompressor de geometria variável. Tanto na Ranger quanto na Amarok, os motores contam com cabeçote de alumínio e duplo comando variável das 24 válvulas acionado por corrente metálica banhada a óleo.
Motor V6 da Ranger estreou com Citroën, Peugeot e Land Rover
O motor Lion da Ford Ranger tem exatos 2.993 cm³ de capacidade cúbica, enquanto os seus seis cilindros estão em duas bancadas posicionadas no bloco a 60° de inclinação. Na picape, ele gera 250 cv de potência a 1.750 rpm e 61,1 kgfm de torque a 3.250 rpm.
Esse propulsor é fabricado na Inglaterra e foi introduzido inicialmente pela Ford em 2005, na Austrália, baseado no 2.7 V6 turbodiesel que equipava modelos da antiga PSA Peugeot Citroën e da Land Rover. Nos carros dessas marcas, os números de potência e torque iam de 245 cv e 45,5 kgfm a 306 cv e mais de 70 kgfm, dependendo da aplicação.
Motor V6 de Audi A6 e Porsche Cayenne
A Volkswagen Amarok é comercializada na América do Sul desde 2017 com o motor EA897, uma versão aprimorada do 3.0 V6 turbodiesel lançado no Audi A6, em 2010. O propulsor fabricado na Hungria sofreu uma série de aprimoramentos a partir de 2014, como a adoção de uma turbina com gerenciamento eletrônico.
O motor da Amarok tem 2.967 cm³ de capacidade de deslocamento e cilindros dispostos em duas bancadas com inclinação de 90°. Atualmente, esse propulsor entrega 258 cv a 3.250 rpm e 59,2 kgfm a 1.400 rpm, podendo chegar a 272 cv quando a função overboost é acionada durante alguns segundos para otimizar o desempenho da picape.
Na Europa, o EA897 possui uma configuração mais pacata de 165 cv e 45,5 kgfm para a Amarok vendida naquele continente. No entanto, esse motor chegou a equipar modelos da Audi e da Porsche recalibrado para gerar 340 cv e 71 kgfm.
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