Ford Ranger XL tem potência de Rampage e câmbio manual para o trabalho duro

Primeiras imagens da picape com novo motor 2.0 turbo diesel foram reveladas na Argentina e lançamento no Brasil deve ocorrer em breve

Renan Rodrigues
Por
04.08.2023 às 14:28 • Atualizado em 29.05.2024

A nova geração da Ford Ranger foi apresentada ao Brasil nas versões mais completas e com motor V6, agora, a fabricante do oval azul se prepara para lançar as versões mais básicas e voltadas para o trabalho, como a XL. Configuração mais simples da picape média chegará em breve ao mercado com motor diesel e câmbio manual.

As primeiras imagens da nova Ford Ranger XL surgiram na Argentina e foram publicadas pela revista Parabrisas. Ela será a mais barata da gama da Ranger e como é de se esperar, grade, para-choques, retrovisores e maçanetas não recebem pintura, as rodas são de aço de 16 polegadas e faróis e luzes diurnas são halógenos.

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A Ranger XL também não tem santantonio ou proteção da caçamba, mas mantém o degrau de acesso e a assistência na abertura da tampa da caçamba. Há ainda gancho de resgate frontal e protetor de radiador. Foram mantidos retrovisores e vidros elétricos, além de volante com regulagem de altura e profundidade.

Internamente, a boa notícia é que a central multimídia vertical segue presente, mas com 10 polegadas em vez de 12 polegadas. O sistema é o SYNC 4 com conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. O cluster de instrumentos também é digital, mas com oito polegadas no lugar da tela de 12,4 polegadas da topo de linha.

Potência de Rampage

A nova geração da Ranger trocará o motor 2.2 Duratorq TDCI diesel pelo novo 2.0 Panther com 170 cv e 42,8 kgfm de torque, que é um ganho em relação aos 160 cv e 39,3 kgfm do modelo atual. A potência é idêntica à da Ram Rampage, mas a picape intermediária perde em torque, já que o motor entrega 38,8 kgfm de torque.

Como já era de se esperar, o câmbio é manual de seis marchas, que será oferecido com tração dianteira ou nas quatro rodas - este último com bloqueio do diferencial traseiro. Ainda não há data para o lançamento no Brasil, nem mesmo preços definidos. No entanto, com os valores definidos para as versões de topo da Ranger, podemos esperar a XL com valores entre R$ 220 mil e R$ 240 mil.

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

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