GAC é nova marca chinesa no Brasil que já vendeu até a avó da Fiat Titano

GAC Group é um conglomerado como Stellantis, GWM e BYD e desembarcará no Brasil

Renan Bandeira
Por
02.07.2024 às 14:15

Depois de Caoa Chery, GWM, BYD, Omoda/Jaecoo e Neta, a GAC será mais uma empresa chinesa que desembarcará no Brasil. A sigla GAC significa Guangzhou Automobile Group Co. Ltd, e estaremos diante de um conglomerado automotivo como é a Stellantis.

A GAC anunciou um investimento de US$ 1 bilhão, que na cotação atual dá algo em torno de R$ 5,6 bilhões em conversão direta. Tudo começou com uma visita do vice-presidente da República Geraldo Alckmin que conheceu as instalações da empresa chinesa no início do mês passado.

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Após isso veio o anúncio por parte de Feng Xingya, que é o comandante da empresa. A promessa é de que esse investimento seja diluído nos próximos cinco anos com a construção de fábricas, centro de pesquisa e desenvolvimento e centro de distribuição de peças.

A GAC não é uma empresa tão conhecida em nosso mercado, mas tem parcerias importantes do outro lado do mundo. O conglomerado tem diversas joint venture, com parcerias com Honda, Toyota, BYD e deve usar dessa expertise com carros que já fazem sucesso em nosso mercado para buscar uma boa aceitação.

Parcerias e avó da Fiat Titano

No mercado chinês, a GAC que é responsável pela fabricação dos veículos da Honda e Toyota. Mas essas não foram as únicas parcerias, já que a marca já trabalhou junto de Isuzu, Fiat Chrysler, Mitsubishi, Honda Motos e PSA (Peugeot Citroën).

Esta última durou 12 anos, com início em 1985 e fim em 1997. E ficou marcada pela produção de carros para funcionários do governo local e táxis. Por mais que tenha ficado mais de uma década aberta, a joint venture compreendia apenas dois modelos para venda: 505 e 504 – sedan médio e compacto, respectivamente.

Este último tinha também uma variante picape. A picape 504 era sucessora da 404 e foi produzida a partir de 1980, e chegou a ser vendida no mercado brasileiro, mas sem vir da China e sim da Argentina, onde também era produzida.

Era uma picape de cabine dupla e motor a diesel. Com ano-modelo 1992, o propulsor 2.5 rendia 70 cv de potência e 13,5 kgfm de torque, números basicamente de um hatch 1.0 aspirado flex atualmente.

Suas dimensões eram um pouco menores que as de uma Fiat Toro, por exemplo, medindo 4,86 m de comprimento, 1,56 m de altura, 1,71 m de largura e 3 m de entre-eixos.

Ela foi a primeira tentativa da Peugeot de trazer uma picape ao Brasil, e tinha porte médio em sua época. A segunda foi a Hoggar, um modelo de porte compacto, que também não fez sucesso.

A terceira tentativa não existiu – na verdade, bateu na trave. Afinal, a Peugeot Landtrek foi muito associada ao mercado nacional. A picape média, que tem medidas maiores que a de um Toyota Hilux, desembarcou aqui, mas com uma proposta diferente, tendo emblemas da Fiat e nome Titano. E é por isso que Peugeot 504 e Fiat Titano tem essa relação familiar.

Carros da GAC

Voltando a falar da GAC, a marca é vendida no Kwait, Líbano, Nigéria, Bahrein, Camboja, Laos, Panamá, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Rússia, Equador, Chile e Arábia Saudita. Dependendo do país, a uma parceria com uma empresa local para facilitar o comércio de veículos.

Aqui no Brasil, a empresa chinesa ainda não confirmou a data que dará o pontapé inicial em sua operação.

Atualmente, em seu portfólio, a GAC conta com duas submarcas. A Trumpchi foi lançada em dezembro de 2010 e é vendida como GAC fora da China, e que começou seus trabalhos com um sedã inspirado no Alfa Romeo 166.

Agora, conta com o sedan Empow, as minivans M6, M7 e M8, além dos SUVs GS3, GS4, GS8, Emkoo e ES9 em seu catálogo de opções.

A segunda marca é a Aion, que é a divisão de carro elétricos do conglomerado automotivo. Ela existe desde 2017, e é considerada a terceira maior empresa de veículos elétricos do mundo, ficando atrás apenas de Tesla e BYD.

A Aion oferece os sedans S, S Plus, S Max e Hiper GT, além dos SUVs V, LX, Y e Hiper HT. Mas o modelo que mais chama atenção é o esportivo Hiper SSR criado no ano passado e que entrega 1.124 cv de potência e 125 kgfm de torque, com a promessa de atingir os 100 km/h em apenas 1,9 segundo – em sua versão mais insana Ultimate Track.

Atualmente, a Aion é a marca mais vendida da GAC no mundo. Ano passado, a GAC vendeu 886.508 unidades de veículos, sendo que 480.003 foram modelos da Aion, e 406.505, da Trumpchi. Dito isso, a expectativa é que a marca chinesa traga ao nosso mercado os produtos elétricos para bater de frente com a BYD.

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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

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