Goodyear cria pneu feito de arroz e óleo de girassol que dura 500.000 km
Visando o fim do uso de petróleo na produção de pneumáticos, marca americana espera lançar modelo inovador a partir de 2024
A indústria automobilística está cada vez mais no caminho da sustentabilidade e tecnologia. Uma prova disso são os diversos carros elétricos já existentes, projetos de leis e afins.
Agora, a Goodyear, fabricante de pneus há mais de 124 anos no mercado, anunciou o projeto Eagle Go, um pneu inteligente fabricado sílica de cinza de casca de arroz, além de materiais recicláveis na parte interna.
Esse é o primeiro passo para o fim do uso de petróleo na fabricação de pneus, objetivo que a marca pretende atingir em 2040.
Além do arroz, o pneu contém óleo de girassol, resina de pinheiro e borracha natural da Hevea brasiliensis, popularmente conhecida como seringueira, além de um interior fabricado com 90% de materiais reciclados.
Leia também: Placa que simboliza idoso corcunda e de bengala será aposentada
O novo emborrachado também possui a tecnologia SightLine, que nada mais é do que um sensor que equilibra pressão, temperatura e desgaste, tudo isso combina uma durabilidade de até 500.000 Km.
Essa durabilidade impressiona, principalmente se compararmos com a durabilidade de pneus convencionais que é de 240.000 km, ou seja menos que a metade do pneu ecológico.
Você pode se interessar por:
Entenda por que o pneu aro 13 está em extinção
Como funciona o novo pneu da Pirelli que não esvazia quando fura
Como funciona o pneu à prova de furos que substitui o ar por vidro
Brasil começa a fabricar pneu com óleo de soja no lugar de petróleo