GWM Haval H6 muda por completo na China. Mudanças vêm ao Brasil?

SUV ganhou reestilização extensa e interior livre de botões

Diego Dias
Por
23.04.2024 às 19:57

O novo GWM Haval H6 deu as caras no outro lado do mundo com uma reestilização considerável, que mudou principalmente a dianteira e um pouco da traseira, além de alguns detalhes da cabine. A pergunta que fica é: com pouco tempo à venda no Brasil, essas mudanças também vêm para terras tupiniquins?

Antes de respondermos essa questão, vale relembrar quais as mudanças que o novo GWM Haval H6 recebeu na China, inclusive do interior, cujas fotos foram reveladas nesta semana. A parte curiosa é que essa reestilização é a segunda aplicada no mercado chinês, pois o SUV já havia ganhado um leve tapa no visual no início do segundo semestre de 2023.

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Como é o novo Haval H6?

De bate pronto é possível notar que a principal alteração sofrida pelo GWM Haval H6 é na dianteira que, embora tenha faróis com o mesmo formato, agora ostenta uma nova assinatura em LED graças a adição logo abaixo do conjunto óptico principal de novas barras verticais que acabam remetendo aos Peugeot. Mas repare bem e verá que essa assinatura DRL lembra o formato do número 7.

Segundo a marca chinesa, os novos faróis ficaram mais eficientes e agora são chamados de “Stalight”, pois são formados por nada menos do que 54 lâmpadas de LED, cujo facho de luz é capaz de iluminar de 110 a 190 metros.

A grade frontal, por sua vez, segue com grandes dimensões, mas abandona o estilo degradê por outro totalmente novo com padrão que lembra os SUVs da Hyundai no exterior. Isso porque a grade frontal tem vários retângulos agrupados, à exemplo do novo Hyundai Tucson. Na porção traseira temos mudanças mais leves, como as lanternas que deixam de ser interligadas por uma barra de LED.

O resultado dessa repagina visual foi que o novo GWM Haval H6 ficou um pouco maior, contando agora com 4.703 mm de comprimento, 1.886 mm de largura e 1.730 mm de altura, enquanto o entre-eixos permanece em 2.738 mm. A versão anterior vendida na China tinha 4.653 mm, 1.886 mm e 1.730 mm, respectivamente. No final, o SUV médio ficou apenas 50 mm mais comprido.

Novo interior do Haval H6

Na cabine o novo GWM Haval H6 recebeu poucas alterações, mas importantes. A principal delas é que a central multimídia cresceu bastante de tamanho, cuja tela ainda não teve seu tamanho divulgado. Mas a questão é que ela passa a concentrar todos os comandos do sistema de entretenimento, sem contar que tem comandos de voz.

Tudo isso explica a retirada de botões tanto do painel quanto do console central, que ficaram praticamente limpos e livres de qualquer comando físico. Nota-se por ali apenas o botão do pisca-alerta e, mais à esquerda, o botão de partida.

O seletor do câmbio também saiu do console central e agora fica numa haste no volante, no melhor estilo Mercedes-Benz. Isso livrou espaço no console, que traz um carregador sem fio de 50W para smartphones e porta-copos duplo. Novos acabamentos e revestimentos também fazer parte das mudanças.

Novo Haval H6 vem ao Brasil?

Vendido no Brasil desde maio do ano passado, o GWM Haval H6 daqui a pouco completa um ano de presença no mercado nacional com enorme sucesso. Prova disso é que o SUV até será produzido no Brasil na fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) ainda este ano.

No entanto, não espere pela mesma reestilização do modelo chinês para o Haval H6 que será produzido em terras tupiniquins, já que ele manterá o visual que conhecemos hoje. A questão é que a GWM prometeu ficar pelo menos três anos sem mudanças visuais para a sua gama, com isso o novo Haval H6 não deverá estrear seu visual por aqui tão cedo.

Embora ele acabe ficando fora de compasso com o SUV vendido no outro lado do mundo, por outro a marca deverá conquistar a confiança do consumidor, já que uma mudança rápida de visual desapontaria quem comprou o Haval H6 nos últimos meses. A decisão de manter o desenho do SUV atual parece acertada, pois o veículo deverá reforçar sua base de clientes para, só depois de um tempo de maturação, ganhar novidades.

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Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

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