GWM Tank 400: como é o SUV derivado da Poer que vem ao Brasil
Jipe 4x4 deve furar a fila e chegar ao Brasil primeiro o irmão mais novo Tank 300 e a própria picape Poer
A GWM já vai ampliar seu catálogo aqui no Brasil para além do GWM Ora 03 e Haval H6. Trata-se do GWM Tank 400, um jipe híbrido derivado da Picape Poer, a qual teve sua chegada adiada para o ano que vem. O SUV furou a fila e tem previsão de chegada entre o fim deste ano e começo de 2025. Ainformação foi confirmada em primeira mão pelo jornalista Leonardo Félix, daAutoesporte.
Quando dizemos que ele furou a fila é porque a Poer estava prevista para desembarcar no Brasil já neste ano, inclusive para ser produzida na planta da montadora em Iracemápolis (SP). Porém, a volta gradual da cobrança de impostos para veículos elétricos importados mudou os planos da GWM.
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Dessa forma, a chegada do irmão do meio da família Tank antecipa outro modelo jipe 4x4, o caçula Tank 300, que também já está na programação chinesa de lançamentos para o Brasil. Mas como é esse jipe 4x4 híbrido? Que tem como ambição conquistar o público que consome Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport, ambas derivadas das picapes Hilux, S10 e L200, respectivamente.
Visualmente falando, o Tank 400 tem uma aparência de jipe bem definida. Linhas bem demarcadas, capô elevado, caixas de roda protuberantes, além de step em suporte na porta traseira. Esqueça linhas mais alongadas e curvas, aqui o design tem marcações angulosas.
Quanto a dimensões, as medidas é mais um indício que aproxima o SUV híbrido do futuro rival SW4. O Tank 400 tem 4,99 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,90 m de altura e 2,85 de entre-eixos, contra 4,79 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,83 de altura e 2,74 metros de entre-eixos do SUV da Toyota.
O Tank 400 é um híbrido plug-in, igual a Poer. Assim como o motor 2.0 a combustão de 16V, que rende 255 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. Combinado ao propulsor térmico, dois motores elétricos que entregam 163 cv de potência. Juntos, os três motores rendem 408 cv de potência e 76,5 kgfm de torque. Provavelmente, o combustível para abastecer o SUV deverá ser a gasolina, pois a tecnologia flex ainda não foi utilizada pela GWM em nenhum modelo por aqui.
Como bom SUV preparado para o off-road, o Tank 400 possui tração 4x4, com direito a bloqueio de diferenciais dianteiro e traseiro, além de reduzida. A transmissão é a automática de nove marchas. Para efeitos de consumo de gasolina, o SUV tem 10 km/l declarado. Vale lembrar que essa medição ainda não é a feita pelo Inmetro.
Para abastecer o conjunto elétrico, o Tank 400 possui bateria de 37,1 kWh de capacidade. Esse banco que armazena a energia é feito de íons de lítio, mas ainda do tipo níquel, cobalto e manganês. Com isso, o SUV pode rodar pouco mais de 100 km (ciclo CLTC) somente no modo elétrico.
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