Honda WR-V chega em 2025 para marca recuperar espaço perdido pelo Fit
Marca japonesa tem patinado nas últimas estratégias e quer recuperar fatia do bolo automotivo
A Honda adotou algumas estratégias nos últimos anos que fizeram a montadora japonesa perder 2% (cerca de 50 mil unidades em vendas) da concorrida fatia do mercado brasileiro. Mas esse cenário pode mudar com a chegada do novo Honda WR-V, o qual pode ter o mesmo sucesso que um dia foi do já aposentado Honda Fit.
Em 2021, era anunciado o fim da linha do Fit. O compacto teve seu melhor ano em 2014 com 53.684 emplacamentos, mas foi perdendo espaço com a entrada dos SUVs compactos.
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Em seu lugar, o Honda City, que já tinha a versão sedan, chegou com a variante hatch para ocupar a lacuna deixada pelo monovolume. Não deu certo, como a Mobiauto já mostrou em detalhes.
No ano seguinte, a chegada do novo Honda HR-V trouxe um impacto positivo, mas foi só. Depois, a Honda anunciou que o Civic deixaria de ser fabricado no Brasil e seria importado da Tailândia. Logicamente, o preço subiu para R$ 265.900, longe dos quase R$ 200 mil pedidos pelo Corolla Altis Hybtid Premium.
Esse movimento fez com que o City sedan fosse o sedan representante da Honda com o preço mais próximo dos seus rivais. Atacando em muitas frentes, o City não consegue competir nos compactos, sequer conseguiu substituir o Fit e ainda não agrada os órfãos do Civic.
Para o lugar do sedan médio, a Honda trouxe o ZR-V, outro que não tem atingido bons números. São 4.089 vendas até o último mês de setembro.
Mas como o WR-V pode mudar a história da Honda?
O WR-V foi o percussor do segmento de SUVs compactos no Brasil, que hoje conhecemos por Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Nivus. O problema foi que o antigo WR-V não conseguiu ser competitivo.
Soma-se a isso o fato do antigo motor 1.5 aspirado não ter passado nas normas de emissão do Proconve PL7, que entrou em vigor em 2021. A usina equipava tanto o Fit como o WR-V. Assim, eles foram descontinuados.
Agora, o cenário se apresenta diferente. As bases para a chegada de um novo WR-V já estão segmentadas. Fora do Brasil, o modelo é vendido como Elevate. Esqueça o antigo visual, o novo WR-V tem um formato de carroceria à lá HR-V e design atualizado, inclusive com as lanternas ligadas por barra, mas não iluminada como no HR-V.
O novo WR-V já roda em testes no Brasil como adiantado pela Mobiauto. Confirmado para 2025, o novo WR-V pode fazer com que a Honda volte a brigar na primeira prateleira no segmento dos compactos.
Cotado para ter versão híbrida flex, o WR-V deve chegar mesmo primeiro a combustão. O trem de força mais provável é o 1.5 aspirado flex, com transmissão automática do tipo CVT com sete marchas simuladas. Com auxílio de injeção direta, esse trem de força rende até 126 cavalos de potência e 15,8 kgfm de torque.
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