Hyundai Montana? Entenda parceria com Chevrolet para fazer novas picapes

Recém-firmado, acordo deve gerar novos produtos, mas sem a criação de modelos “do zero”

DR
Por
25.11.2024 às 19:39 • Atualizado em 27.11.2024
Recém-firmado, acordo deve gerar novos produtos, mas sem a criação de modelos “do zero”

Hyundai e Chevrolet assinaram no último mês de setembro um contrato não vinculativo para o desenvolvimento conjunto de novos veículos e tecnologias. Agora, parece que já se sabe quais serão os primeiros frutos dessa parceria: picapes feitas para atender o mercado da América Latina.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Publicidade

Você também pode se interessar:

Ainda não há nada oficial, mas segundo informações veiculadas na publicação sul-coreana Pulse, a ideia de investir no segmento de picapes latino americanas tem ganhado força desde novembro, quando executivos do grupo Hyundai e da GM (da qual a Chevrolet faz parte) se reuniram para discutir o futuro da parceria.

 

Vale dizer que o Brasil não foi mencionado diretamente no texto em questão, porém visto a força comercial de nosso mercado - especialmente no segmento de caminhonetes - é de se imaginar que a parceria gere frutos para cá.

Mas quais serão esses modelos? Segundo as informações do Pulse, as duas fabricantes não pensam em criar modelos “do zero”, mas sim adotar uma estratégia de rebadge. Aos que não sabem, o rebadge diz respeito à troca de logotipos entre modelos de duas empresas.

 

Assim, caso se adote essa estratégia, poderemos ver picapes feitas pela Hyundai com logotipo da Chevrolet, assim como o contrário. Deste modo, ambas as marcas poderão cortar custos de produção, assim como alavancar os produtos e aproveitar as cadeias de produção de cada uma.

Ainda não se sabe ao certo como esse rebadge irá acontecer, visto que o plano ainda está em fases iniciais. Pode-se esperar que Hyundai e GM mudem o logotipo de um produto de acordo com o mercado em que ele é vendido, algo muito parecido com o que faz a Stellantis. A Fiat Strada, por exemplo, é vendida com o emblema da RAM, sob o nome de RAM 700, em países como México, Colômbia e Chile.

Hyundai Montana? Chevrolet Santa Cruz?

O nome das picapes que estariam envolvidas nesse rebadge também são desconhecidos. Porém já se pode ter uma ideia de quais elas serão com base no catálogo de caminhonetes das fabricantes.

Para a Chevrolet, o número de opções é grande, visto a variedade de opções oferecidas pela marca. Há as conhecidas Chevrolet Montana e S10 (intermediária e média), fabricadas no Brasil. No segmento das grandes, há a Chevrolet Silverado, produzida nos Estados Unidos. Ainda no escopo da GM, apesar de não serem conhecidas por aqui, também existem as GMC Canyon e Sierra.

 

No caso da Hyundai a situação é mais simples. A fabricante tem apenas uma caminhonete em seu catálogo, a Hyundai Santa Cruz, a “picape do Tucson”, que é vendida nos EUA. A montadora rechaçou a possibilidade do modelo ser vendido no Brasil, mas quem sabe ela poderia chegar com o logo da Chevrolet?

Fotos: reprodução/@kdesignag

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Publicidade
Outras notícias
Publicidade