Jeep Commander Blackhawk tem o motor que o SUV de 7 lugares merecia
Modelo vem equipado com trem de força com 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque
O Jeep Commander seguiu os passos do Compass e ganhou a versão Blackhawk, de apelo esportivo e motor mais potente. A Mobiauto passou uma semana com o SUV de sete lugares e conta mais detalhes desse convívio abaixo.
Com exclusividades estéticas, o modelo veio equipado com motor Hurricane, o mesmo da Ram Rampage. Mas foi no Commander que o trem de força parece ter “caído como uma luva” para o porte do SUV.
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Só para efeito de comparação, o Commander tinha, até então, duas motorizações: a 1.3 turbo flex, que rende 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, que equipa também modelos menores como Jeep Renegade e Compass. Já a segunda é exclusiva da configuração Overland TD380, com motor 2.0 turbodiesel, o qual oferta 170 cv de potência e 38,7 kgfm de torque.
Com a chegada do Hurricane 2.0 turbo a gasolina, o SUV ganhou não só em potência como colocou o a concorrência contra a parede. São 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque contra 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque do motor 2.8 turbo do Toyota SW4 GR Sport.
Acelerações e retomadas
Veículos do porte do Commander costumam ser mais eficientes nas retomadas por conta do alto torque ofertado do que nas acelerações. Afinal, tirar um SUV de 1.886 kg da inércia não é das tarefas mais fáceis.
É aí que o SUV na versão Blackhawk surpreende. O 0 a 100 km/h é feito em 7 segundos e isso é perceptível quando o pé direito pisa no acelerador. De velocidade máxima, a Jeep atesta os 220 km/h.
Esportivo de verdade
O termo esportivado na indústria serve para se referir aos carros que recebem toda estética esportiva, mas esquecem de combinar um trem de força compatível com a proposta.
Não é o caso do Commander Blackhawk, isso porque vai além da ponteira dupla de escapamento e das pinchas de freios em vermelho. Durante os nossos testes, o SUV não sofreu para rodar e atendeu quando requisitado mesmo com mais ocupantes.
Acabamento
Para identificar a versão Blackhawk é fácil: rodas aro 19 com desenho exclusivo e pinchas de freio em vermelho; grade maior e ponteira dupla de escape.
Além disso, o destaque fica por conta do acabamento interno em suede no painel e nos bancos, inclusive com a inscrição Blackhawk bordada nos assentos. Todo esse cuidado confere ao modelo uma exclusividade que uma versão esportiva requer.
Conforto e estabilidade
A equação conforto e estabilidade nem sempre dão um resultado. No entanto, o Commander Blackhawk oferece uma boa firmeza nas curvas em velocidades mais altas, além de não demonstrar rolagem de carroceria e permanecer estável. A justificativa é que o SUV possui uma estrutura monobloco e não chassi sobre cabine.
Essa característica deixa o SUV menos capaz em terrenos mais irregulares, mas não demonstra aquele sacolejo presente em modelos de maior porte. Isso garantiu um conforto maior nos 484 km rodados em nosso teste entre trechos urbanos e rodoviários no asfalto.
Modos de condução
O pênalti cometido pela Jeep foi não ter inserido no SUV modos de condução. Toda o visual e motor de 272 cv mereciam ao menos um som mais envenenado saindo da saída dupla de escape. Bastava um modo poison, assim como Fastback e Pulse Abarth possuem.
Como alento, a versão Blackhawk tem uma opção de mostradores no painel digital que exibe pressão do turbo, força G, porcentagem de potência e torque, além de velocidade e conta giro.
Para não esquecer da vocação off-road, o SUV vem equipado com tração 4x4. Aqui sim com opções de modos:
Auto/Standard: aciona a tração 4x4 automaticamente ao detectar situações mais adversas;
Snow: tração 4x4 com possibilidade de arranque em segunda marcha. O torque passa a ser controlado eletronicamente;
Sand/Mud: muda a calibração do acelerador para atuar em pisos menos sólidos como areia e lama. Aqui as trocas de marcha são em rotações maiores e a tração 4x4 prioriza a reduzida.
Jeep Commander Blackhawk 2024 – vale a pena?
Para quem está procurando um carro familiar, mas sem deixar de lado um pouco de emoção, o Commander Blackhawh atende os dois mundos de forma justa. Porém, a versão topo de linha do modelo cobra por isso: R$ 321. 290.
Por esse preço, é possível comprar outros modelos também com vocação esportiva e que trazem mais experiência sensoriais e ajustes mais acertados. Por outro lado, o custo é menor do que optar por um SW4 GR Sport de R$ 447.590.
Jeep Commander Blackhawk 2024 – ficha técnica
- Motor: 2.0, dianteiro, turbo, gasolina, 4 cilindros em linha, 16V, injeção eletrônica de combustível;
- Potência: 272 cv a 5.200 rpm;
- Torque: 40,8 kgfm a 3.000 rpm;
- Freios: dianteiro ventilado com pincha flutuante e traseiro com disco sólido e pinça flutuante;
- Câmbio: automático de nove marchas;
- Tração: integral;
- 0 a 100 km/h: 7 segundos;
- Velocidade máxima: 220 km/h;
- Consumo Inmetro: 8,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada na gasolina (tanque de 61 litros)
- Diâmetro de giro: 11,5
- Dimensões: 4,76 metros de comprimento, 1,72 m de altura, 1,85 m de largura e 2,79 m de entre-eixos;
- Porta-malas: 661 litros (5 pass.)/ 233 litros (7 pass.)/ 1.760 litros (2 pass.)
Jeep Commander Blackhawk 2024 – itens de série
- Abertura eletrônica do porta-malas com sensor de presença
- Acabamentos externos em dark chrome
- Banco do Motorista com Memória
- Central Multimídia de 10,1" com Adventure Intelligence Plus com Alexa in vehicle
- Logos escurecidos
- Painel e console central com detalhes e acabamentos exclusivos
- Pintura das partes plásticas na cor da carroceria
- Pneus com tecnologia Seal Inside
- Rodas de liga leve de 19" e pneus 235/50
- Sistema de som Premium Harman-Kardon de 450W (9 alto-falantes + subwoofer) e tecnologia Fresh Air
- Teto Solar Elétrico e Panorâmico Command View
- Acendimento automático dos faróis
- Ajuste do volante em altura e profundidade
- Alarme
- Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
- Aletas para trocas de marcha no volante (Borboletas)
- Apoia-braço central com logo Jeep 1941 e porta objetos
- Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio
- Ar condicionado dual zone e ajuste de intensidade para as fileiras traseiras
- Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas
- Aviso de mudança de faixas
- Banco do passageiro rebatível
- Banco elétrico para o motorista (6 posições)
- Bolsa porta objetos atrás dos bancos dianteiros
- Câmbio automático de 9 marchas
- Câmera de estacionamento traseira
- Chave de presença com telecomando para abertura de portas e vidros - Keyless Enter 'n Go
- Cinto de segurança para a terceira fileira de assentos
- Cinto traseiro central de 3 pontos
- Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura
- Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
- Comutação automática de faróis
- Console central com acabamento cromado
- Controle de Estabilidade (ESC)
- Controle de Tração
- Controle eletrônico anti capotamento
- Detector de fadiga do motorista
- Direção elétrica
- Encosto de cabeça traseiro central
- Estepe de uso emergencial
- Faróis de neblina em LED
- Faróis dianteiros Full LED
- Freio de estacionamento eletrônico
- Freios a disco nas 4 rodas
- Ganchos de fixação de carga no porta-malas
- HDC - Hill Descent Control
- HSA (Hill Start Assist)
- Iluminação do porta-malas
- Indicador de seta dinâmico
- Isofix
- Jeep Healthy Cabin
- Lanterna traseira em LED
- Limitador de velocidade
- Limpador e desembaçador dos vidros traseiros
- Luzes diurnas em LED
- Monitoramento de pontos cegos
- Painel de instrumentos Full Digital e HD de 10,25"
- Panic break assist
- Para sol com espelhos cortesia
- Pavimento do porta malas com revestimento duplo
- Piloto automático
- Piloto automático adaptativo
- Porta óculos
- Portas USB nas três fileiras de assentos
- Reconhecimento de placas de trânsito
- Remote start (partida remota)
- Repetidor lateral nos retrovisores
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Retrovisores externos com rebatimento automático
- Retrovisores externos elétricos
- Seletor de terrenos (Selec-Terrain)
- Sensor de chuva
- Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
- Sete airbags (Frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista)
- Sistema Auto Hold
- Sistema de estacionamento semiautônomo (Park Assist)
- Sistema de monitoramento da pressão dos pneus
- Sistema de navegação GPS
- Tampa de cobertura do porta-malas
- Tapetes dianteiros e traseiros em carpete
- Teto pintado em preto
- Tração 4x4 Jeep Active Drive Low
- Travas elétricas nas portas e porta malas (travamento automático a 20km/h, trava de tampa do combustível, indicador de portas abertas)
- USB Tipo C
- Válvula antirefluxo de combustível
- Vidros elétricos nas 4 portas com one touch
- Volante com acabamento em couro
- Wireless Charger (Carregador do Celular por Indução)
- 2ª fileira de assentos reclináveis e com deslocamento longitudinal de 14cm
- 3ª fileira de assentos reclináveis
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