Jeep Renegade usado tem estilo e conforto a partir de R$ 58 mil

SUV compacto tem bom nível de equipamentos, acabamento caprichado e até versões a diesel com tração 4x4

GS
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09.12.2024 às 12:09
SUV compacto tem bom nível de equipamentos, acabamento caprichado e até versões a diesel com tração 4x4

O Jeep Renegade estreou no mercado brasileiro no primeiro semestre de 2015 com a primazia de ser o único SUV compacto de fabricação nacional com opção de motorização a diesel e tração 4x4. Apesar do DNA aventureiro herdado do valente Willys, o Renegade fez a sua fama como um carro de vocação urbana, combinando estilo peculiar, bom nível de conforto e acabamento acima da média da categoria.

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O SUV foi tão bem aceito pelo público a ponto de atingir a marca de 600 mil unidades fabricadas em Goiana (PE), onde também são produzidos outros três modelos derivados da plataforma Small Wide Body: os Jeep Compass e Commander e a picape Fiat Toro.

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Essa arquitetura confere ao Renegade, além da ótima qualidade construtiva, a possibilidade de compartilhar com os modelos citados uma série de recursos tecnológicos e mecânicos, como a arquitetura eletrônica e a suspensão traseira independente multilink, item raro no segmento. Além do rodar confortável, esse sistema garante ao Renegade uma dinâmica elogiável.

Motorizações, consumo e desempenho do Jeep Renegade

Mas nem tudo são flores para o “jipinho”. Desde a sua estreia até 2021, o Renegade foi comercializado com o motor e.TorQ 1.8 flex aspirado, que entregava até 139 cv de potência e 19,1 kgfm de torque. Apesar da robustez mecânica e da facilidade de manutenção, esse propulsor é motivo de críticas pelo fraco desempenho e consumo de combustível nada comedido.

De acordo com a Jeep, o Renegade 1.8 flex acelera de 0 a 100 km/h em otimistas 11 segundos e tem velocidade final de 182 km/h.

Já as médias de consumo do Renegade 1.8 flex são de 6,5/9,5 km/l na cidade e 7,6/10,9 km/l na estrada (etanol/gasolina).

O Jeep Renegade movido com o motor 1.8 flex pode ser encontrado com o câmbio manual de cinco marchas ou o automático de seis velocidades. Este último merece atenção redobrada na hora da compra do SUV, pois muitas unidades apresentaram defeito no trocador de calor, componente responsável pelo arrefecimento da transmissão automática que pode provocar sérios danos ao motor e ao câmbio automático se não for substituído a tempo.

No entanto, existe a opção do motor MultiJet 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, combinado ao câmbio automático de nove marchas e sistema de tração 4x4 sob demanda. Quando equipado com esse conjunto, o Renegade parece ser outro carro, pois há potência e torque de sobra para encarar os trajetos urbanos, fazer ultrapassagens seguros na estrada e até fazer uma trilha moderada longe do asfalto sem comprometer o consumo, cujas médias são de 9,4 km/l na cidade e 11,5 km/l, de acordo com as medições do Inmetro – embora seja comum passar dos 15 km/l em trajetos rodoviários.

O Renegade movido a óleo faz de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge os 190 km/h.

Novo motor turboflex

Porém, a partir de 2022, o Jeep Renegade aposentou os antigos motores 1.8 flex e 2.0 turbodiesel para adotar o moderno 1.3 turboflex de até 185 cv e 27,5 kgfm em todas as versões. Nas configurações com tração apenas dianteira, o SUV segue com a caixa automática de seis marchas fornecida pela Aisin, enquanto as variantes 4x4 mantiveram o câmbio automático de nove posições da ZF.

O ganho de desempenho foi gritante – tanto que o Renegade se tornou um dos SUVs compactos mais rápidos do segmento. De acordo com os dados de fábrica, o modelo acelera de 0 a 100 km/h na casa dos 8,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 210 km/h.

Como cavalo que corre é cavalo que bebe, o consumo de combustível foi penalizado. As médias informadas pelo Inmetro são de 7,7 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol. Quando abastecido com gasolina, o SUV obteve médias de 10,9 km/l em regime urbano e 12,7 km/l em percurso rodoviário.

A troca de motorização, no entanto, não livrou o Renegade de mais uma queixa por parte dos proprietários. O motor 1.3 turboflex é frequentemente criticado pelo consumo excessivo de óleo. Os donos do SUV relatam que o nível do lubrificante cai consideravelmente, chegando a ocasionar danos severos. Embora não tenha realizado um recall, a Jeep orienta a rede de concessionárias a atualizar a programação eletrônica do motor para resolver o problema.

Principais equipamentos de série do Jeep Renegade

Todos os Jeep Renegade são equipados de série com airbags frontais, freios a disco nas quatro rodas com ABS, controles de estabilidade e tração, direção elétrica, ar-condicionado, volante com regulagem de altura e profundidade, vidros, travas e retrovisores com regulagem elétrica, controle de cruzeiro, rodas de liga leve de 16 polegadas, entre outros.

Equipamentos como ar digital de duas zonas, central multimídia, sistema de som assinado pela Beats, rodas aro 17”, aletas para troca de marchas no volante e bancos de couro são encontrados a partir da versão intermediária Longitude. Com o passar do tempo, essa configuração foi incrementada com faróis de LED com acendimento automático, sensor de chuva e até mesmo teto solar panorâmico.

Painel digital, carregador de celular por indução, alerta de colisão frontal, assistente de permanência em faixa, entre outros equipamentos, foram adicionados ao SUV a partir da linha 2023, lançada em 2022 com o motor turboflex.

Pontos fortes do Jeep Renegade

  • Estilo
  • Suspensão
  • Acabamento interno
  • Conforto a bordo
  • Estabilidade
  • Equipamentos
  • Consumo das versões a diesel
  • Desempenho dos motores turbodiesel e turboflex

Pontos fracos do Jeep Renegade

  • Desempenho do motor 1.8 flex
  • Consumo dos motores 1.8 flex e 1.3 turboflex
  • Consumo excessivo de óleo do motor 1.3 turboflex
  • Porta-malas

Preços do Jeep Renegade na Tabela Fipe

Linha 2015

  • Renegade Sport 1.8 4x2 Flex 16V Mec: R$ 58.790
  • Renegade Longitude 1.8 4x2 Flex 16V Aut : R$ 62.211

Linha 2016

  • Renegade Sport 1.8 4x2 Flex 16V Mec: R$ 63.242
  • Renegade 1.8 4x2 Flex 16V Aut: R$ 65.229
  • Renegade Sport 1.8 4x2 Flex 16V Aut: R$ 65.874
  • Renegade 75 Anos 1.8 4X2 Flex 16V Aut: R$ 65.949
  • Renegade Longitude 1.8 4x2 Flex 16V Aut : R$ 68.759
  • Renegade Limited Edition 1.8 4x2 Flex Aut: R$ 69.335
  • Renegade Sport 2.0 4x4 TB Diesel Aut : R$ 79.061
  • Renegade 75 Anos 2.0 4X4 TB Diesel Aut: R$ 79.842
  • Renegade Longitude 2.0 4x4 TB Diesel Aut: R$ 81.603
  • Renegade Trailhawk 2.0 4x4 TB Diesel Aut: R$ 83.736

Linha 2017

  • Renegade Sport 1.8 4x2 Flex 16V Mec: R$ 66.258
  • Renegade 1.8 4x2 Flex 16V Aut: R$ 68.043
  • Renegade Sport 1.8 4x2 Flex 16V Aut: R$ 68.096
  • Renegade 75 Anos 1.8 4X2 Flex 16V Aut: R$ 69.683
  • Renegade Longitude 1.8 4x2 Flex 16V Aut : R$ 70.914
  • Renegade Limited 1.8 4x2 Flex Aut: R$ 72.136
  • Renegade Limited Edition 1.8 4x2 Flex Aut: R$ 73.667
  • Renegade Sport 2.0 4x4 TB Diesel Aut: R$ 84.271
  • Renegade 75 Anos 2.0 4X4 TB Diesel Aut: R$ 84.364
  • Renegade Longitude 2.0 4x4 TB Diesel Aut: R$ 86.392
  • Renegade Trailhawk 2.0 4x4 TB Diesel Aut: R$ 96.865

Linha 2018

  • Renegade Custom 1.8 4x2 Flex 16V Mec: R$ 66.443
  • Renegade 1.8 4x2 Flex 16V Mec: R$ 68.374
  • Renegade 1.8 4x2 Flex 16V Aut: R$ 69.742
  • Renegade Sport 1.8 4x2 Flex 16V Aut: R$ 69.871
  • Renegade Night Eagle 1.8 4x2 Flex Aut: R$ 72.175
  • Renegade Longitude 1.8 4x2 Flex 16V Aut : R$ 74.029
  • Renegade Limited 1.8 4x2 Flex Aut: R$ 74.752
  • Renegade Custom 2.0 4X4 TB Diesel Aut: R$ 82.021
  • Renegade Night Eagle 2.0 4x4 TB Die. Aut: R$ 91.087
  • Renegade Longitude 2.0 4x4 TB Diesel Aut: R$ 90.287
  • Renegade Limited 2.0 4x4 TB Diesel Aut: R$ 90.790
  • Renegade Trailhawk 2.0 4x4 TB Diesel Aut: R$ 99.923

Linha 2019

  • Renegade 1.8 4x2 Flex 16V Aut: R$ 72.217
  • Renegade Sport 1.8 4x2 Flex 16V Aut: R$ 73.039
  • Renegade Sport 1.8 4x2 Flex 16V Aut: R$ 73.224
  • Renegade Longitude 1.8 4x2 Flex 16V Aut : R$ 76.762
  • Renegade Limited 1.8 4x2 Flex Aut: R$ 77.527
  • Renegade Longitude 2.0 4x4 TB Diesel Aut: R$ 97.953
  • Renegade Trailhawk 2.0 4x4 TB Diesel Aut: R$ 105.827
  • Renegade Willys 2.0 4x4 TB Diesel Aut: R$ 115.329

Linha 2020

  • Renegade 1.8 4x2 Flex 16V Aut: R$ 76.160
  • Renegade Sport 1.8 4x2 Flex 16V Aut: R$ 76.921
  • Renegade STD 1.8 4x2 Flex 16v Aut: R$ 77.373
  • Renegade Longitude 1.8 4x2 Flex 16V Aut: R$ 80.191
  • Renegade Limited 1.8 4x2 Flex Aut: R$ 85.557
  • Renegade Longitude 2.0 4x4 TB Diesel Aut: R$ 102.111
  • Renegade Trailhawk 2.0 4x4 TB Diesel Aut: R$ 110.123

Linha 2021

  • Renegade 1.8 4x2 Flex 16V Aut: R$ 80.149
  • Renegade Sport 1.8 4x2 Flex 16V Aut: R$ 81.233
  • Renegade STD 1.8 4x2 Flex 16v Aut: R$ 80.493
  • Renegade Longitude 1.8 4x2 Flex 16V Aut: R$ 87.657
  • Renegade Limited 1.8 4x2 Flex Aut: R$ 96.670
  • Renegade Moab 2.0 4x4 TB Diesel Aut: R$ 105.475
  • Renegade Longitude 2.0 4x4 TB Diesel Aut: R$ 111.456
  • Renegade Trailhawk 2.0 4x4 TB Diesel Aut: R$ 117.555

Linha 2022

  • Renegade Sport T270 1.3 TB 4x2 Flex Aut: R$ 104.229
  • Renegade Longitude T270 1.3 TB 4x2 Flex Aut: R$ 108.965
  • Renegade S T270 1.3 TB 4x4 Flex Aut: R$ 123.570
  • Renegade Trailhawk T270 1.3 TB Flex Aut: R$ 127.592

Linha 2023

  • Renegade Sport T270 1.3 TB 4x2 Flex Aut: R$ 107.470
  • Renegade Longitude T270 1.3 TB 4x2 Flex Aut: R$ 112.185
  • Renegade S T270 1.3 TB 4x4 Flex Aut: R$ 132.721
  • Renegade Trailhawk T270 1.3 TB Flex Aut: R$ 132.120

Linha 2024

  • Renegade T270 1.3 TB 4x2 Flex Aut : R$ 104.688
  • Renegade Sport T270 1.3 TB 4x2 Flex Aut: R$ 117.897
  • Renegade Longitude T270 1.3 TB 4x2 Flex Aut: R$ 130.173
  • Renegade S T270 1.3 TB 4x4 Flex Aut: R$ 146.559
  • Renegade Trailhawk T270 1.3 TB Flex Aut: R$ 144.611

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