Kart 1000: Projeto insano com motor de moto acelera até os 13 mil RPM

Kart de fabricação artesanal usa motor de moto para acelerar igual a superesportivo

RB
Por
17.08.2024 às 22:29 • Atualizado em 12.11.2024
Kart de fabricação artesanal usa motor de moto para acelerar igual a superesportivo

Imagine a seguinte situação: você está rodando tranquilamente pela estrada e, de repente, vê uma luz ao longe se aproximando em alta velocidade. O som é familiar. Lembra uma moto esportiva, mas trata-se de um veículo com quatro rodas e um estilo bem diferente do tradicional. Para quem mora em certa localidade do Rio Grande do Sul, essa pode ser uma visão corriqueira.

Você pode se interessar por: 

Publicidade

Estamos falando do Kart 1000, um projeto de Eduardo Maynard - chamado carinhosamente de Tio Loko - que ganhou as ruas e participa de diversos eventos pelo Brasil. Além de apresentações em kartódromos, ele também disputa provas de arrancada e acelera nos track days em pistas fechadas.

Maynard demorou alguns anos para construir o Kart 1000 e contou com ajuda de vários parceiros comerciais. O veículo pesa 420 quilos e tem um estilo bem peculiar. O destaque são as rodas de 13 polegadas e a imensa asa instalada na traseira para garantir o downforce (pressão aerodinâmica) durante as acelerações e manter o Kart 1000cc “pregado” no chão.

A cereja do bolo é o motor de 1.000 cilindradas cúbicas doado por uma Honda CBR 1000 RR, que originalmente entrega por volta de 180 cv de potência. O propulsor é gerenciado por uma injeção programável Fueltech, que monitora todo o seu funcionamento e, inclusive, traz diferentes configurações de acordo com o tipo de uso.

A transmissão mecânica de seis marchas também é original da motocicleta, enquanto o freio de mão desenvolvido para drift, além de permitir derrapagens controladas, pode ser usado em situações distintas.

O cockpit comporta apenas o piloto – no caso, Maynard - e outro ocupante de até 1,75 m de altura, pois foi feito sob medida. Por ali, temos cintos de segurança de quatro pontos.

E basta ver o kart acelerando para entender que as várias horas de trabalho investidas por Maynard durante a construção do Kart 1000 renderam bons frutos. O veículo acelera de 0 a 100 km/h por volta dos 4,3 segundos e atinge velocidade máxima superior a 200 km/h. A baixa relação peso/potência e a distribuição de peso equilibrada tornam bastante interessante a experiência de dirigir o kart anabolizado.

Maynard também criou uma carretinha para levar o Kart 1000 aos eventos que participa. O implemento, que é rebocado por um carro, possui compartimentos para guardar as ferramentas necessárias para a manutenção do veículo. No vídeo, Renato Bellote mostra o Kart 1000 em ação e a sua capacidade impressionante de aceleração. Aumente o volume para curtir o ronco insano dessa curiosa invenção!

Este texto contém análises e opiniões pessoais do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Mobiauto.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Publicidade
Outras notícias
Publicidade