Letin Mengo é hatch chinês que tem potência de moto e quer ser brasileiro

Modelo tem porte de Mobi, origem asiática e apareceu no evento Rolex Seis Horas de São Paulo, em Interlagos (SP)

LF
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13.07.2024 às 19:40
Modelo tem porte de Mobi, origem asiática e apareceu no evento Rolex Seis Horas de São Paulo, em Interlagos (SP)

O mercado está cheio de marcas e modelos chineses, e mais alguns podem pintar por aqui. Letin Mengo é desses candidatos, e já apareceu na Rolex Seis Horas de São Paulo, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

O Letin Mengo é um hatch chinês que nunca teve o nome aventado por aqui, mas que apareceu na área destinada de Fan Zone do evento. O modelo bem carismático está chamando a atenção no evento, e a reportagem da Mobiauto conheceu o produto mais de perto.

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A história do modelo começa com a Levdeo, startup chinesa fundada em 2008, que possuía como foco os veículos elétricos de baixa velocidade. Na loucura do mercado chinês, a empresa foi crescendo até adquirir uma outra marca do país, a Yema Auto. Com o foco em reposicionar a fabricante recém adquirida, já em 2020, a Levdeo anunciou a Letin, marca que estamparia seus modelos elétricos.

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Um dos produtos de seu portfólio é o Letin Mengo, lançado em 2021. Trata-se de um hatch subcompacto de entrada da fabricante que já é vendido em mercados como China e México, e que quer chegar ao Brasil por meio da Brave (Brasil Veículos Elétricos), uma empresa nacional que tem o mesmo objetivo da Levdeo: ter modelos elétricos de baixa velocidade – além de fazer conversões de modelos a combustão.

A ideia da Brave, inclusive, é montar o Mengo por aqui – assim como a Caoa faz com os Chery. A unidade que está exposta em Interlagos ainda é um protótipo, sem multimídia e airbag, mas o hatch deve receber todos esses itens e estar dentro da legislação brasileira para emplacamentos.

 Como é o Letin Mengo

Como ressaltamos, o Letin Mengo é um hatch subcompacto e conta com as seguintes dimensões: 3.622 mm de comprimento; 1.925 mm de altura; 1.607 mm de largura e 2.442 mm de entre-eixos. Como referência, são números próximos aos de Renault Kwid, Fiat Mobi e BYD Dolphin Mini, já vendidos pr aqui.

Seu visual chama atenção, justamente pela pintura bicolor com o teto na cor laranja. Os faróis são halógenos, e sob eles há uma pequena linha de DRL. Na traseira, a lanterna combina luzes brancas com vermelhas, e o par é conectado por um filete na cor preta que cruza a lataria.

No interior a cor laranja aparece novamente, dessa vez no painel. O cluster é flutuante, assim como a central multimídia será. No autódromo, a equipe da Brave não soube informar as medidas dos itens.

Em relação a motorização do modelo, o Letin Mengo utilizará um motor elétrico com 25 KW, equivalente a 33,5 cv de potência. É pouco mais do que oferecer hoje uma Honda Sahara de 300 cilindradas, com 25,2 cv.

A autonomia exata não foi informada, mas segundo a Brave, ela terá cerca de 200 km - isso no ciclo CLTP, lembrando que no selo Inmetro, esse número será inferior. Fazendo uma conta rápida, isso nos dá um consumo de 0,125 Kw por Km rodado.

O preço é uma incógnita, mas para termos como base, o modelo chega a ser vendido nos portais de venda Alibaba e Made in China, e seu valor fica na casa dos US$ 8.000, cerca de R$ 43.504, na conversão direta sem adição de impostos.

De acordo com Luís Guilherme, que é um dos desenvolvedores da Brave, o modelo segue sem previsão de chegada, mas que o foco é que o Mengo seja um carro de frota. A entrada do hatch no mercado para rivalizar com Dolphin Mini, por exemplo, em um segundo momento não está descartada, mas isso só se saberá no futuro,

Imagens: Lucas Frasson/Mobiauto

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