Marca de elétricos que vem ao Brasil usa truque de BYD para dominar mercado
Executivo Leapmotor, que faz parte da Stellantis, explica como consegue lucrar mesmo com carros mais baratos
A Leapmotor, submarca chinesa de veículos elétricos pertencente à Stellantis, já se prepara para estrear no Brasil. Com planos para dominar o segmento, o conglomerado de marcas automotivas pretende colocar em prática estratégias parecidas com as da BYD, que vem se destacando no mercado nos últimos anos.
Você pode se interessar por:
- Por que Fiat Mobi e Fiat Argo podem ser substituídos no Brasil?
- Stellantis pode cortar produção de seus modelos a combustão já em 2025
- Stellantis ainda terá mais três lançamentos até o fim de 2024
- Como a Jeep será francesa na Europa e a Peugeot cada vez mais Fiat no Brasil
De acordo com Zhu Jiangming, fundador e CEO da Leapmotor, o fato de a marca conduzir por conta própria as pesquisas de desenvolvimento de tecnologias contribui para a redução dos custos de produção, uma vez que não há despesas com terceiros, allgo muito parecido o que a BYD vem fazendo para ser reconhecida como uma das empresas mais lucrativas do setor.
“Seja um modelo de ponta ou de baixo custo, o lucro bruto é o mesmo, com o objetivo de permitir que os usuários comprem um produto mais bem equipado e de melhor qualidade a um preço razoável”, explica o executivo.
Os resultados dessa estratégia já podem ser vistos nos 13 países europeus onde a Leapmotor atua. No Velho Continente, a marca comercializa o subcompacto elétrico T03 na faixa dos 18.900 euros (pouco mais de R$ 115.780 em conversão direta na cotação atual). O BYD Dolphin, para efeito de comparação, custa em torno de 30 mil euros (pouco menos de R$ 183.890).
Além disso, a Leapmotor trabalha em conjunto com outras marcas da Stellantis. A chinesa tem recebido a ajuda da Maserati para ajustar seus próximos lançamentos. Ambas, inclusive, já começaram a fazer testes em Balocco, na Itália, e em Yancheng, na China.
Nesse sentido, a Leapmotor planeja lançar uma série de modelos compactos, do segmento A, para o mercado europeu, uma vez que este corresponde a mais de 60% das vendas de veículos naquele continente.
Leapmotor no Brasil
A Leapmotor vai iniciar as suas operações no Brasil em 2025. O SUV C10, que já foi flagrado em testes no país, deverá ser o primeiro modelo da marca em nosso mercado.
A expansão da Leapmotor para mercados internacionais, como europeu e brasileiro, se deve à Stellantis. A marca existe desde 2015, mas foi somente com a criação da joint-venture Leapmotor International, em abril deste ano, que a Stellantis adquiriu os direitos de vender os produtos da fabricante no exterior.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp