Nissan Frontier 2025: no que a picape ganha e perde de Hilux e Ranger

Picape média está em sua 12ª geração e há mais de 20 anos no mercado brasileiro

Vinicius Moreira
Por
07.09.2024 às 20:25 • Atualizado em 27.11.2024

A esperada reestilização pela Nissan para a Frontier, ainda em 2022, até o momento não chegou. A picape japonesa viu Chevrolet S10, Ford Ranger e mais recentemente Volkswagen Amarok passarem por renovação. Para linha 2025, a fabricante tem como principal aposta a versão intermediária Attack, na qual concentrou as principais novidades do modelo no catálogo.

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Basicamente, a Frontier Attack recebeu apliques de adesivos nas laterais e capô, santantônio, para-choques dianteiro e traseiro em preto, além de um aplique no volante. Tudo para deixar a picape parecida com a versão todo da gama, a PRO-4X.

Já falaremos mais de preços e versões, mas a partir de agora vamos fazer um balanço para ver se a Frontier continua competitiva quando comparada com as atuais líderes do segmento das picapes médias Toyota Hilux e Ford Ranger.

Caçamba

Dizer que a caçamba é a parte principal de uma picape não é exagero, afinal, estamos falando de um veículo que foi idealizado inicialmente para trabalho, por mais que hoje em dia as caminhonetes estejam mais a “passeio” por seus donos. No caso da Frontier, a picape tem uma capacidade de carga de 1.039 kg.

Já concorrentes como a Ranger podem levar 1.071 kg na caçamba, enquanto a Hilux leva um pouco menos, 1.010 kg. Isso considerando sempre as versões cabine dupla, já que, tanto o modelo da Ford como a Frontier, não são vendidas com cabine simples atualmente.

Quando o assunto é capacidade volumétrica, a Frontier tem até 1.054 litros contra 1.000 litros da Hilux e 1.250 litros da Ranger.

Nessa lista, a então líder era a Amarok com 1.104 kg de capacidade de carga e 1.280 litros. No entanto, a recém-chegada JAC Hunter promete levar até 1.300 kg na caçamba, se tornado assim referência em capacidade de carga entre as picapes médias.

Dimensões

Sem alterações na base, a Frontier continua com a estrutura chassi/cabine, bem conhecida a partir de picapes intermediárias. Em medidas são 5,26 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,85 m de altura e 3,15 de entre-eixos.

A Ranger tem 5,37 m de comprimento, 2,20 m de largura, 1,88 m de altura e 3,27 de entre-eixos, enquanto a rival japonesa da Toyota tem 5,32 m de comprimento, varia entre 1,85 m e 2,02 m (SRX Plus e GR Sport) na largura, enquanto a altura é de 1,83 m e o entre-eixos 3,08 m.

E realmente, na unidade que a Mobiauto pode testar da Frontier, a picape oferta um espaço interno além do esperado para picapes médias, perdendo apenas para a Ranger nessa comparação.

Capacidades para o off-road

Criadas para o fora de estrada e trabalho, as picapes têm sido escolhidas para outra modalidade também - como veículos de passeio. Apesar disso, as “brutas” ainda precisam garantir boas capacidades quando é necessário sair do asfalto.

Nissan Frontier

31, 6° de ângulo de ataque

25,7° de ângulo de saída

22,3° inclinação máxima em subida

25,1 cm de vão livre do solo

80 cm capacidade de imersão

Ford Ranger

30° de ângulo de ataque

30° de ângulo de saída

26° inclinação máxima em subida

24,9 cm de vão livre do solo

80 cm de capacidade de imersão na água

Toyota Hilux

30° de ângulo de ataque

26° de ângulo de saída

28,6° inclinação máxima em subida

28,6 cm de vão livre do solo

70 cm de capacidade de imersão na água

Na Frontier, todas as versões ofertam tração 4x4 e opção de reduzida, com câmbio manual de seis marchas na opção de entrada e de automático de sete nas demais.

A Hilux tem a opção de 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida com acionamento eletrônico, com bloqueio do diferencial. O câmbio pode ser manual de seis velocidades, automático de seis velocidades (com troca por aletas atrás do volante na GR Sport).

A Ranger também oferece tração 4x4, 4x4 bloqueio do diferencial do eixo traseiro e 4WD, que incluiu modo automático de tração sob demanda nas versões com motor V6 turbodiesel.

Para dar conta do fora de estrada, a Frontier vem equipada com suspensão de braço duplo e barra estabilizadora na dianteira e mutilink com molas helicoidais e molas helicoidais com barra estabilizadora na traseira. É a única picape média com essa configuração “independente”  na traseira.

Na Hilux, o sistema na dianteira é independente, braços duplos triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora, enquanto na traseira a picape tem eixo rígido, molas semielípticas de duplo estágio. Com acréscimo de estágio ajustado, barra estabilizadora e amortecedor monotubo na versão GR Sport e duolo tubo na SRX Plus.

A Ford Ranger tem suspensão composta por braços sobrepostos triangulares na dianteira e eixo rígido com feixe de molas semielípticas traseira.

Consumo

Antes dos dados, vale lembrar ambas são movidas somente a diesel. Dito isso, o Inmetro declara o seguinte:

Nissan Frontier (tanque 73 litros):

10 km/l na cidade e 10,9 km/l (versão S);

9,1 km/l na cidade e 11 km/l na estrada (versões SE, Attack e PRO-4X);

9,3 km/l na cidade e 10,9 km/l Platinum.

Ford Ranger (tanque 80 litros):

10,2 km/l na cidade e 11 km/l na estrada (XL e XLS);

10,1 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada (XLS 4X2);  

10 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada (XLS 4x4)

8,9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada (XLS 3.0, XLT, LTD)

Toyota Hilux (tanque 80 litros):

10,1 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada (SRX, SRV e SR);

9,7 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada (SRX Plus);

Segurança e Tecnologia

Com sua chegada mais recente, a Ford Ranger apresenta um projeto mais novo. Por isso, a americana já vem com alguns equipamentos e assistentes de condução e segurança mais refinados.  

Isso acaba visível ainda no acabamento e design das picapes. Exemplo disso é o freio de estaciomento por alavanca em Frontier e Hilux, enquanto na Ranger é eletrônico por botão.

O painel de instrumentos digital na Ranger e analógico em Hilux e Frontier é outro ponto. Mesmo assim, o trio oferece um pacote justo (a depender da versão) de equipamentos.

Motor

Na versão com câmbio manual, a Frontier tem o mesmo motor da variante com transmissão automática, mas na primeira o motor 2.3 biturbo diesel rende 163 cv de potência e 43,3 kgfm de torque, já a segunda oferta 190 cv e 45,9 kgfm de toque – configuração biturbo.

A Ranger é equipada com o 2.0 turbodiesel que oferta 170 cv de potência e 41,2 kgfm de torque ou o V6 3.0 turbodiesel de 250 cv e 60,2 kgfm de torque.

Nesse cenário, a líder Toyota Hilux oferta um 2.8 turbo de 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque. Vale lembrar que existe a versão Hilux GR Sport com 224 cv e 55 kgfm, mas com uma pegada esportiva que tenta se aproximar da proposta da Ford Ranger Raptor.

Nissan Frontier 2025 – Preços e versões

Frontier S: R$ 246.990

Frontier SE: R$ 256.390

Frontier Attack: R$ 270.590

Frontier XE: R$ 284.390

Frontier Platinum: R$ 312.590

Frontier PRO-4X: R$ 312.590

Nissan Frontier 2025 – Vale a pena comprar?

Basta comparar os itens acima para ver que a Frontier continua com seu valor no segmento das picapes médias. O problema é que, especialmente a partir de 2024, o modelo japonês viu a concorrência crescer com chegada das picapes chinesas e atualizações de VW Amarok e Chevrolet S10, por exemplo

O mercado mostra isso também com a Frontier ficando atrás em vendas não só de Hilux e Ranger, como de S10 e Mitsubishi L200 nesse ano.

Não falta fôlego e capacidade para a Frontier continuar como boa opção no segmento, basta saber quando a Nissan vai dar uma renovada nela e trazer a picape para brigar na primeira prateleira das médias novamente.

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

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