Nova bateria promete fazer híbridos rodarem até 400 km só no modo elétrico

Feita para veículos híbridos plug-in, a fonte oferta 400 km de alcance somente no modo elétrico

Vinicius Moreira
Por
27.10.2024 às 11:41

A CATL (Contemporary Amperex Technology) acaba de lançar sua mais nova bateria para veículos híbridos. A Freevoy Super Hybrid Battery é destinada a modelos híbridos plug-in e promete uma autonomia somente no modo elétrico de 400 km no ciclo chinês.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Publicidade

Essa autonomia é quatro vezes maior do que os 68 km (números do Inmetro) ou 100 km (dados BYD) de autonomia elétrica ofertada pelo BYD Song Plus por aqui.

Híbrido plug-in mais vendido atualmente no Brasil, o Song Plus tem um consumo declarado pelo Inmetro de 14,9 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada com gasolina. Já no modo híbrido, o SUV oferta 39,1 km/l na cidade e 30, 8 km/l na estrada.

Você também pode se interessar:

Além da autonomia de 400 km, a Freevoy oferta um carregamento total de até 10 minutos em 4C (capacidade de recarga), conforme afirmado pela empresa chinesa.

A bateria é composta de íons e sódio e traz a tecnologia 4C, a qual possibilita que a recarga completa da bateria pode ser em até 10 minutos.

Para ficar mais claro, a bateria tem uma velocidade de reposição total de energia quatro vezes em uma hora. Isso facilita não só a autonomia como a economia de tempo. Assim, uma capacidade de 1C significa que a bateria carrega de 0 a 100% em uma hora.

Uma das principais fabricantes de bateriam, a CATL deve ser fornecedora de marcas que já atuam ou vão chegar ao Brasil. A Neta, por exemplo, já equipou seus veículos com bateria da empresa. Assim como, em 2025, a CATL projeta que ao menos Chery, GAC, Voyah e Geely (dona da Volvo) usem a Freevoy.

A CATL também produz baterias para veículos pesados. Recentemente, a fabricante apresentou a Tianxing-B, voltada para ônibus elétricos.

Com uma capacidade de 175 KWh, a CATL estima uma vida útil de 15 anos ou 1,5 milhão de km rodados.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade