Nova Renault Niágara fará frente à Fiat Toro como nunca fez antes

Picape compacta média terá nova geração e quer ser pedra no sapato do modelo da marca italiana

Renan Bandeira
Por
17.10.2024 às 21:30

A Renault se prepara para novos lançamentos nos próximos anos. Um SUV cupê inspirado no Rafale está no radar, o Bigster também deve aparecer por aqui e ainda teremos uma picape, que será a nova geração da Oroch, por enquanto chamada de Niágara.

 Você pode se interessar por: 

Publicidade

Ela foi mostrada como conceito aqui no Brasil durante a apresentação do Kardian. No centro de desenvolvimento ela é conhecida como HJF picape. Os mais atentos vão lembrar que esse era o código de projeto do SUV compacto, e que está sendo usado na nova Oroch (ou Niágara) por causa da plataforma.

 

O Renault Kardian é produzido no Brasil sobre a plataforma RGMP, que será a mesma usada na nova Oroch. No entanto, por ser modular, teremos medidas diferentes. Enquanto um Kardian mede pouco mais de 4 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, a Oroch deve medir cerca de 5 metros de comprimentos e ter entre-eixos pouco acima dos 2,90 m.

A Niágara será fabricada na Argentina, e virá importada para o Brasil. Será uma picape rival de Fiat Toro, Chevrolet Montana e as novas picapes de Toyota e Volkswagen.

 

Não há confirmação sobre o trem de força que será usado. A expectativa é de que o modelo seja híbrido, com opções de motorização 1.3 turbo flex de até 170 cv de potência com sistema elétrico de apenas 48V, formando um híbrido-leve. Há ainda a opções de vermos um 1.6 híbrido flex, E-Tech, que pode desenvolver 145 cv.

A última opção que se tornou possível foi a apresentada no Bigster, durante o Salão de Paris, na França. Um motor 1.8 que trabalha junto de um sistema elétrico com bateria de 1,4 kWh. Tal propulsor ainda não tem informações reveladas, como potência, torque a aplicação do sistema híbrido - se será leve, pleno ou plug-in.

 

Curioso é que a Niágara já roda em testes, mas se disfarçou de Renault Bigster para não atrair tantos olhares. A picape é esperada para o Brasil em 2027, data em que Toro deve receber uma nova geração e terá que dividir os holofotes com os lançamentos de VW Tarok e picape do Corolla Cross.

No entanto, a nova geração da Oroch é vista como a rival que a Fiat Toro nunca, de fato, teve. Além da nova plataforma modular entregar mais robustez, a Niágara terá dimensões parecidas com a da picape da Fiat e deve entregar tecnologias relevantes para fazer enfrentar a Toro como o Kardian confronta o .

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade