Novo Chevrolet Onix 2026: o que esperar da atualização do modelo?

Já com data marcada para chegar, o Chevrolet Onix 2026 trará mudanças além do visual

DR
Por
27.09.2024 às 19:59
Já com data marcada para chegar, o Chevrolet Onix 2026 trará mudanças além do visual

O novo Chevrolet Onix 2026 trará a primeira renovação em cinco anos. Desde 2019, quando o Onix hatch chegou à segunda geração e o Onix Plus foi lançado, o veículo segue inalterado, mas essa história já tem até data para acabar.

 Você pode se interessar por: 

Publicidade

Isso porque o novo Chevrolet Onix 2026, junto às suas atualizações, chegará no próximo ano ao mercado, segundo apurado pela Mobiauto. Recentemente, unidades do renovado foram flagrados pela primeira vez, enquanto rodam camufladas em meio a testes na cidade de Teresina (PI).

Apesar das fotos deixarem claro que o Onix passará por uma mudança em seu visual, a renovação será mais que isso. Com isso em vista a Mobiauto tenta responder à seguinte pergunta: o que esperar da atualização do modelo?

Visual renovado

Como já comentado, o modelo passará por alterações em seu design. As unidades flagradas, apesar da camuflagem, deixam bem claro que o Onix ganhará um visual que remete bastante ao já extinto Chevrolet Cruze.

Sua grade frontal seguirá formada por filetes horizontais, porém a parte superior se tornará mais estreita, enquanto a inferior se tornará maior e terá um desenho hexagonal. A parceria deverá seguir virtualmente a mesma, ao menos pelo o que os flagras indicam. Já as rodas devem passar por mudança.

 

O conjunto óptico, ao menos o frontal, parece bem diferente também. Os DRLs não vão ficar mais no parachoque, mas sim dentro dos farois, os quais contarão com uma assinatura em LED de com nova arranjo. A expectativa é de que o modelo abandone de vez as luzes halógenas.

Nova Injeção eletrônica

Quanto a parte mecânica, o novo Onix deve manter a mesma oferta de motores, 1.0 aspirado e 1.0 turbo flex. Porém, isso não quer dizer que os propulsores passarão impunes da renovação.

Isso porque, graças às novas diretrizes de emissão do Proconve L8, o motor turbo do Onix terá injeção eletrônica direta, tal como VW Polo, Hyundai HB20 e Peugeot 208. Hoje em dia, o 1.0 turbo flex do Onix é um dos poucos a trazer injeção indireta, ou multiponto. Mas o que muda?

Além da menor emissão de combustível, a adoção do sistema permite uma queima mais eficiente no processo de combustão do motor, o que permite menor consumo de combustível e maior rendimento motor.

Interior renovado

Por mais que o flagra não mostre o interior do Onix, é provável que ele também passe por mudanças. O que se espera é que o modelo adote o painel de instrumentos digital da central multimídia da nova Chevrolet Spin.

Assim, seu painel de instrumentos deve saltar de 3,5 para 8 polegadas e sua multimídia deve aumentar de 8 para 11 polegadas. Além disso, o acabamento interno geral, atualmente tão criticado por sua simplicidade, deve passar a ser mais refinado tanto para o Onix quanto para o Onix Plus.

Sistema híbrido-leve

O novo Onix deve futuramente passar por eletrificação. Isso porque recentemente um antigo Chevrolet Cobalt foi avistado em meio a testes, possivelmente com algum tipo de conjunto híbrido.

Assim, ao que parece a Chevrolet trabalha em algum sistema eletrificado para o Brasil, que talvez chegue na linha 2027 do Onix. Mas como seria essa usina?

Ao analisar o portfólio de motores eletrificados da marca pelo mundo, o mais provável é que o conjunto híbrido leve do Chevrolet Monza chinês seja o escolhido. O conjunto associa um motor 1.3 turbo a um a um sistema de 48V para desenvolver 163 cv de potência e 23,4 kgfm de torque.

Ainda restam dúvidas, porém, se isso de fato acontecerá, visto que trazer um conjunto desses poderia elevar muito o preço do novo Chevrolet Onix, graças a todos os custos brasileiros de homologação de motor. No entanto, podemos esperar que uma tecnologia parecida seja aplicada à família Onix para torna-lo híbrido no futuro.

 Projeções Kleber Silva/KDesignAG

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Publicidade
Outras notícias
Publicidade