Novo Ford Bronco deve vir em 2025 para peitar Jeep Wrangler

Utilitário traz motor V6 2.7 turbo de 334 cv e disposição de sobra no off-road

Diego Dias
Por
06.09.2024 às 18:10

Revelando mundialmente em 2021, o Ford Bronco resgatou um nome icônico para a marca do oval azul. Tamanho sucesso é que o SUV raiz baseado no mesmo chassi da Ranger e com disposição de sobra para o fora de estrada teve até fila de espera nos Estados Unidos. Agora é muito provável que a Ford traga o utilitário para o Brasil a partir de 2025 para brigar e dar trabalho para o Jeep Wrangler.

Mostrado durante o evento da nova geração da Ford Ranger na Argentina no ano passado, o novo Ford Bronco está em estudos para o Brasil, mas tudo leva ao caminho de que em breve será vendido por aqui. Em recentes apurações da Mobiauto, fontes próximas ligadas à marca revelaram que “a Ford está testando a recepção do Bronco no Brasil, mas que ele deve vir sim”.

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Além disso, vale lembrar ainda que descobrimos que o Ford Bronco já está presente no Centro de Testes da Ford em Tatuí (SP) há pelo menos um ano, o que nos leva a acreditar que os testes de rodagem no interior paulista estão em fase avançada. Por lá a marca do oval azul dispõe de 20 km de pistas pavimentadas e outros 40 km de pistas de terra com diferentes tipos de piso e traçados, que ajudam na homologação de um carro, “que dura cerca de 9 a 10 meses”.

Atualmente o mercado brasileiro tem poucos representas nesse segmento bem restrito de utilitários baseados em chassi e com foco no off-road, o que não é o caso do Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer, que servem de SUVs familiares robustos e 4x4, mas que não têm o apelo visual de Ford Bronco ou Jeep Wrangler, por exemplo.

Por falar neste último, atualmente temos apenas o Wrangler nesse segmento no país, onde é vendido por R$ 499.990 na versão única Rubicon com motor 2.0 turbo de 272 cv e 40,8 kgfm de torque. Tem transmissão automática de oitos marchas e tração 4x4 com reduzida.

Mas isso deve mudar, porque não vai demorar para desembarcar no Brasil outros SUVs com apelo visual diferente e proposta mais voltada ao 4x4. A GWM atrasou, mas confirmou que vai trazer o GWM Tank 300, modelo com porte de SW4 e com estilo “quadradão” com motorização híbrida plug-in de mais de 400 cv de potência, mas sem esquecer de ter bom desempenho no fora de estrada, pois virá com tração 4x4 dotada de bloqueio do diferencial traseiro e dianteiro.

O BYD Bao 5, o SUV de luxo com a mesma base chassi da picape BYD Shark, também está nos planos. Não à toa a marca testou a recepção do público durante o Festival Interlagos no mês passado. Com proposta mais luxuosa, tem motor híbrido plug-in de impressionantes 686 cv, além de suspensão a ar e todo o necessário para um off-road mais pesado.

Com esse mercado crescendo e as chinesas de olho também, a Ford certamente não deverá ficar de fora desse bolo. Ainda mais quando lembramos que a marca do oval azul está cada vez mais deixando sua linha no Brasil mais global, com os mesmos modelos vendidos lá fora. Com isso, o novo Ford Bronco deve desembarcar no país já no ano que vem, com possibilidade de ocupar o topo da gama da marca por aqui. Será um utilitário de nicho, tal qual como seu concorrente da Jeep.

Como é o Ford Bronco?

Com porte grande, o novo Ford Bronco nada tem a ver com o atual Bronco Sport comercializado em solo nacional. Enquanto o atual tem base de carro de passeio, o Bronco é feito com base na mesma plataforma da Ranger, mas obviamente com mudanças devidas pela sua proposta de enfrentar um off-road mais pesado quando necessário.

O Bronco, ou Broncão, nome capaz de se popularizar por aqui, já que muitos chamam o atual Bronco Sport de Bronco, tem seus 4.810 mm de comprimento, 1.826 mm de altura (chega a 2.004 mm dependendo da versão), 1.927 mm de largura e 2.949 mm de entre-eixos na configuração de quatro portas – a mais provável para cá.

Em relação à capacidade off-road, a marca revela que ele tem ângulo de entrada de 29 graus, ângulo de saída de 37,2 graus e capacidade de submersão de até 85 cm. A distância em relação ao solo é de 24,9 cm. A suspensão dianteira é independente duplo A, enquanto a traseira utiliza um conjunto do tipo eixo rígido com molas helicoidais.

A configuração que vemos recentemente em visita ao Centro de Testes de Tatuí (SP) da é a Badlands, de proposta ainda mais aventureira ao ar livre, já que tem teto de lona. As portas podem ser removíveis apenas com uma chave 13 e podem ser guardadas no porta-malas, sendo do tipo sem coluna (como um cupê esportivo), o que também economiza espaço.

O Ford Bronco que fotografamos contava com um motor V6 2.7 turbo a gasolina da família EcoBoost que entrega nada menos do que 334 cv e 57,3 kgfm de torque. O câmbio é o automático de dez marchas, o mesmo usado no Mustang e F-150. Como é de se imaginar, a tração 4x4 tem reduzida e duas caixas de transferência, com diferenciais dianteiro e traseiro que são bloqueáveis eletronicamente por meio de botões sobre o painel (na parte central).

Na Argentina o Ford Bronco é vendido na versão única Wildtrak, que custa por lá 153.564.000 pesos – ou R$ 902.936 em conversão direta, livre de impostos. Mas não se assuste, pois a mesma versão nos Estados Unidos sai a partir de 60.225 dólares, ou R$ 337.338 em conversão direta.

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Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

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