Novo Hyundai Creta 2025 adia chegada do motor híbrido e pode ficar para trás

SUV compacto não recebeu eletrificação junto do novo visual e pode ver rivais na frente

Renan Bandeira
Por
10.10.2024 às 13:17

O novo Hyundai Creta foi apresentado nesta semana com importantes novidades para se manter vivo entre os SUVs compactos de nosso mercado. Além do visual renovado, o modelo terá câmbio e motor novos, e linha de equipamentos ainda mais completa.

O Hyundai Creta era um dos modelos esperados com motorização híbrida flex leve para este ano. Pela faixa de preço que o produto atua e as novas regras de emissão, a expectativa era a de que o SUV viesse ao mercado já com a tecnologia para ser pioneiro contra os rivais.

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No entanto, isso não aconteceu. O motor 1.6 aspirado flex de 123/130 cv (G/E) de potência e 16/16,5 kgfm (G/E) de torque não é compatível com as novas regras de emissão do Proconve L8, que entra em vigor no próximo ano, e foi descontinuado.

Já o propulsor 1.0 turbo flex de 120 cv (G e E) de potência e 17,5 kgfm (G e E) de torque foi recalibrado para atender novas regras de emissão, e ficou 6% mais econômico em relação ao padrão anterior.

Enquanto isso, o 2.0 aspirado flex foi substituído pelo 1.6 turbo a gasolina de 193 cv de potência e 27 kgfm de torque, que chega a ser 9% mais econômico que o anterior. Embora a Hyundai não aponte os dados de redução de emissões, ambas as motorizações estão mais amigas do meio ambiente e se encaixam nas normas que entram em vigor ano que vem.

Como a calibração atual, que atende ao Proconve L8, tornou-se desnecessário que o modelo se tornasse um híbrido flex no Brasil. E a Hyundai deve esperar para tê-lo com eletrificação na próxima rodada do PL8, em 2027, quando as metas de emissão ficam mais rigorosas.

No entanto, isso pode fazer a Hyundai ficar para trás na corrida dos SUVs compactos híbridos. Atualmente, em nosso mercado apenas o Kia Stonic apresenta tal tecnologia, que curiosamente deve ser a aplicada no Creta no futuro, já que o produto da Kia usa o mesmo 1.0 Kappa turbo e facilitaria o processo de adaptação do sistema elétrico.

Mas Fiat Pulse e Fastback receberão sistema leve ainda neste ano, enquanto o 2008 receberá no ano que vem. VW T-Cross e Nivus devem esperar até 2027 pela tecnologia, enquanto Toyota e Honda já prepara Yaris Cross e WR-V, respectivamente, para serem híbridos no Brasil.

A Chevrolet foi mais uma marca a anunciar o plano para hibridização de sua linha, e o Tracker deve ser o primeiro modelo a receber o sistema. O SUV da gravata dourada deve ser atualizado já no próximo ano, enquanto Yaris Cross será apresentado com versões híbridas do ano que vem, e o WR-V pode receber configurações do tipo em 2025 ou 2026 – e o mesmo pode acontecer com o HR-V.

Dito isso, o Hyundai Creta que poderia ser um dos pioneiros da tecnologia no segmento, pode ficar para o último lugar da fila entre os SUVs compactos híbridos flex vendidos no Brasil.

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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

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