Novo Jeep Compass abandonará visual de compacto e terá motores para todos os gostos

SUV ficará maior com nova plataforma e já tem início da produção e data de chegada confirmada

Vinicius Moreira
Por
07.10.2024 às 12:25

A Jeep acaba de revelar um pouco de como será o novo Jeep Compass. Na imagem, o SUV está posicionado lateralmente com jogo de luz e sombra, que não mostra totalmente seu visual, mas o bastante para cravar um caminho. O novo Compass não terá mais o visual de modelo compacto, ou seja, com linhas mais modestas.

Em vez disso, o novo Compass terá uma linha de cintura mais alta, assim como linear, que percorre desde a traseira até os faróis. As caixas de rodas também aparentam estarem mais musculosas.

Publicidade

Você também pode se interesar por:

Mas talvez a grande mudança esteja na coluna C do SUV. Isso porque na porção superior do porta-malas, o espaço ficou mais afilado e parece estar maior. Claro que isso é apenas uma suposição, mas essa alteração pode significar tanto um truque visual quanto o ganho de alguns centímetros de comprimento no tamanho do SUV.

Seu visual também ficou familiar ao Jeep Wagooner. Apesar da marca ter tratado a imagem como esboço (o famoso teaser), algumas novidades foram confirmadas e dificilmente o visual não será esse apresentado.

O novo Compass terá tração nas quatro rodas e vai utilizar a nova plataforma STLA Medium. Ou seja, sai a versátil Small Wide para usar a STLA que permite conjunto elétrico e híbridos. Essa informação confirma o que a Mobiauto revelou sobre como a chegada do Peugeot 3008 ao Brasil poderia antecipar o novo Compass. A STLA comparta veículos que tenham de 4,30 metros até 4,90 m de comprimento, além de 2,70 m a 2,90 m de entre-eixos.

Outra confirmação é a oferta de propulsão híbrida, elétrica e a combustão. Até o momento, pouco se sabe sobre conjunto mecânico, mas a STLA Medium permite sistemas elétricos de até 400 V, com potência que variam entre 220 cv a 390 cv. Para isso, a bateria de até 98 KWh será responsável pela alimentação do sistema elétrico, enquanto a estimativa de autonomia elétrica é de nada menos do que até 700 km.

Vale lembrar o Compass já tem uma versão híbrida vendida no Brasil, a 4xe, a qual combina o motor 1.3 turbo de 185 cv e 37,5 kgfm de torque a outro conjunto elétrico leve. Além disso, recentemente, o Compass ganhou a versão de topo Blackhawk que possui o mesmo motor da Ram Rampage: o Hurricane 2.0 turbo a gasolina de 272 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque.

Quanto à chegada do Compass no Brasil, o mais provável é que o SUV, que atualmente é produzido em Goiana (PE) chegue em 2026. A Jeep confirmou que novo Compass vai começar a ser produzido em 2025 e sua estreia será primeiro na Europa, para só depois chegar à América do Norte e outros países.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Publicidade
Outras notícias
Publicidade