Novo Nissan Kicks intensifica testes de motor que nunca usou no Brasil
Modelo terá motorização inédita no Brasil e estratégia de Creta para vender mais
O novo Nissan Kicks é um dos lançamentos mais aguardados do Brasil. O SUV compacto da marca japonesa vai crescer na próxima geração e deixar de lado o motor 1.6 aspirado flex para se concentrar em outra proposta, com motor novo nunca usado e tendo novas medidas de carroceria.
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Sim, a nova geração do Nissan Kicks deu novas medidas ao SUV. O modelo compacto já foi apresentado para a América do Norte e tem dimensões de 4,37 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,63 m de altura e 2,66 m de entre-eixos, que o fazem descolar um pouco do segmento B e encostar mais na categoria C, de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos, por exemplo.
Tanto que a atual geração do Kicks seguirá no mercado para cobrir a lacuna do primeiro degrau de SUVs do mercado até a Nissan lançar um modelo de dimensões mais compactas, que deve ser uma espécie de Renault Kardian da marca japonesa. De acordo com o colega Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, a atual geração do Kicks será chamada de Kicks Play para diferenciação.
O Kicks Play manterá o motor 1.6 aspirado flex de até 113 cv de potência e 15,3 kgfm de torque em linha, mas o novo usará uma usina 1.0 turbo flex para bater de frente com Chevrolet Tracker, VW T-Cross, Hyundai Creta e Jeep Renegade.
Trata-se de um projeto bem parecido com o usado no Renault Kardian. A diferença, claro, é que o propulsor não deve ser produzido pela Horse, mas sim pela própria montadora japonesa. Dessa forma, podemos esperar por dados de potência próximos aos que o SUV da Renault entrega.
Estamos falando de um rendimento de até 125 cv de potência (sendo 120 cv com gasolina) e 22,4 kgfm de torque (20,4 kgfm com gasolina). Resta saber se a aplicação também terá gerenciamento de uma caixa automatizada de dupla embreagem como o Kardian, ou se contará com outra solução de transmissão automática.
Vale lembrar que o Nissan Kicks é um dos SUVs conservadores que ainda não se entregou aos motores turbinados. No Brasil, ele é o único modelo a oferecer apenas motorização aspirada. A partir da nova geração, que chegará no segundo semestre do ano que vem, ele contará com propulsor sobrealimentado que nunca teve.
Até por isso a Nissan tem intensificado os testes do Kicks no Brasil. Uma série de unidades do SUV foram vistas com forte camuflagem estacionadas em pátio de um aeroporto. E o modelo está cada vez mais próximo de ser lançado.
Com a nova geração, o Kicks subirá de patamar. Seu preços devem ficar entre R$ 150 mil e R$ 200 mil. Atualmente, o SUV tem etiquetas entre R$ 115 mil e R$ 155 mil, faixa em que o Kicks Play deve seguir atuando. Afinal, a missão do Kicks será um pouco diferente, já que com medidas maiores, novas tecnologias e motorização, ele vai brigar contra Hyundai Creta e Jeep Renegade, e deixar uma maior distância para o mercado de entrada.
Flagra: reprodução/@janacletos
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