Novo Renault Duster pode sofrer mesmo drama do Corolla Cross

Nova geração do SUV da marca francesa já foi flagrado em testes na Europa e carregará item que virou meme

Renan Bandeira
Por
12.06.2023 às 20:25 • Atualizado em 29.05.2024

O Renault Duster é um dos precursores do segmento de SUVs compactos no Brasil. O modelo está há pouco mais de 10 anos em nosso mercado, e pode ganhar uma nova geração nos próximos anos usando como base a plataforma modular CMF-B para subir de nível na categoria e ficar mais parrudo, como a Mobiauto contou neste outro artigo.

A nova geração do Renault Duster já foi flagrada em testes na Europa, e mostrou que realmente ficará mais bombado. No entanto, um outro detalhe na traseira chamou a atenção: o SUV tem um enorme abafador para o escapamento. O item é maior ainda do que o do Corolla Cross, que foi alvo de críticas tempos atrás.

Publicidade

Você pode se interessar por:

Diferente do SUV da marca japonesa aqui no Brasil, o modelo tem a peça posicionada na transversal, justamente para tentar escondê-la melhor na carroceria. A ideia é basicamente a mesma que a Toyota aplicou no Corolla Cross americano, mas o componente ainda fica bastante exposto.

Novo Renault Duster: o que já sabemos

A Renault tenta descolar seu nome da proposta de entregar carros populares, e ter produtos de maior valor agregado. A exceção será o Renault Kwid, claro, que é o carro-chefe da marca francesa por aqui.

Como a Mobiauto apurou no início deste ano, a fabricante prepara o lançamento de três novos produtos de porte compacto e compacto-médio, construídos a partir da plataforma CMF-B, voltados a mercados emergentes como o brasileiro entre 2025 e 26.

Os três não têm relação com o projeto HJF, um SUV de porte menor, derivado do novo Dacia Sandero Stepway, e que chegará ao mercado brasileiro no começo de 2024 estreando também o motor 1.0 turboflex de três cilindros da família TCe, com cerca de 120 cv de potência.

A Mobiauto entende que se trata de uma nova família em torno da terceira geração do Duster, que terá um posicionamento quase de SUV compacto-médio de cinco lugares. Acima dele ficará o Bigster, que compartilhará a estrutura dianteira, porém com uma traseira esticada e reforçada para transportar até sete passageiros.

Anuncie seu carro na Mobiauto

Por fim, a segunda geração da Oroch, picape compacta-média que ficará mais sofisticada, aproveitando a estrutura dianteira do novo Duster e a suspensão traseira reforçada do Bigster. Todos devem contar com os motores 1.0 (três-cilindros 12V) e 1.3 (quatro-cilindros 16V) turboflex TCe.

Um SUV bombado

O novo Duster (ou seu substituto) manterá o design robusto, com para-choques e caixas de rodas bem marcados por vincos. O modelo obviamente terá o novo emblema da marca estampado na dianteira e traseira. Pontos interessantes da carroceria flagrada está nas portas traseiras, com abertura na coluna estilo Honda HR-V, e na traseira em que a tampa do porta-malas invade o espaço das lanternas – e não o contrário, como temos visto.

Por ser um produto de maior valor agregado, a expectativa é que toda a iluminação seja de LED nos faróis e lanternas. Além disso, espera-se que o acabamento seja superior ao que vemos no atual, com menos plásticos aparentes e mais tecnologias embarcadas.

Imagens: Reprodução/Carscoops

Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade