Novo Zeekr 001: 10 curiosidades do elétrico com preço de Chevrolet no Brasil

Modelo tem carroceria shooting brake e até ajusta o banco para você ao olhar seu rosto

Diego Dias
Por
11.10.2024 às 19:52

Depois da Mobiauto ter um breve contato com o SUV Zeekr X e o luxuoso modelo 001 em meados de maio, a Zeekr finalmente faz sua estreia oficial no Brasil. O primeiro modelo que desembarca no mercado nacional é o novo elétrico de luxo Zeekr 001, que estreia como carro topo de linha da marca, que faz parte do grupo Geely, detentora das marcas Volvo, Lotus, Smart, Lynk & Co.

O novo Zeekr 001 é lançado no Brasil em duas versões: a Premium por R$ 428.00 e a Flagship por R$ 475.000, praticamente a mesma faixa de preço dos SUVs elétricos recém-lançados da Chevrolet, como o Equinox EV (419.0000) e o Blazer EV (R$ 479.000). No entanto, a proposta do Zeekr 001 é brigar com modelos de luxo elétricos alemães como Porsche Taycan e Audi e-Tron, já que a própria marca fica posicionada acima da Volvo dentro do grupo.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

Abaixo, confira 10 curiosidades do novo Zeekr 001:

Reconhecimento facial

Um dos recursos bem-vindos e que não se vê muito por aí é o sistema de reconhecimento fácil do Zeekr 001. A fabricante destacou que o carro tem a capacidade de ajustar o banco elétrico automaticamente, assim como a posição do volante e retrovisores de acordo com o rosto identificado. Na prática, o sistema tem uma memória que atrela aquele rosto a um perfil, assim deixa o assento e demais recursos do carro “calibrado” corretamente para aquele motorista.

Processador Snapdragon de oitava geração 

A marca chinesa de luxo destacou durante a apresentação do Zeekr 001 que ele é o único carro equipado na indústria hoje com o processador 8155 Snapdragon de 128GB de armazenamento. O tal processador de oitava geração é produzido pela empresa Qualcomm e conta com conexão 5G e Wi-Fi de alta velocidade, o que na prática, de acordo com a Zeekr, garante uma operação da central multimídia sem atrasos (o famoso delay) entre o momento em que se toca na tela e o sistema responde. É basicamente um processador de alta capacidade gráfica também, o que explica os gráficos em 3D em pleno funcionamento.

Mais de 1.600 comandos de voz disponíveis

Uma das vantagens de contar com o processador 8155 Snapdragon, segundo a Zeekr, é a pronta resposta do sistema de comandos de voz do carro. São mais do que 1.600 comandos de voz possíveis, com o destaque que o sistema é inteligente, fazendo mais do que uma operação por vez. É possível, por exemplo, ativar o sistema e pedir para “fechar o vidro e ligue o ar", ou seja. Assim, temos um comando de voz em linguagem mais natural, cujo sistema funciona de forma sequencial.

Carroceria shooting brake

As peruas praticamente morreram para os meros mortais no Brasil quando a Fiat Palio Weekend foi aposentada, mas elas ainda resistem no mercado de luxo e esportivo, à exemplo das Audi RS4 e RS6 Avant. Mas existe um mundo a parte das chamadas shooting brakes, que são na prática cupês transformados em peruas ou station wagons. É o caso do Zeekr 001, no qual a marca chama da shooting brake por conta da caída do teto.

Designer da Audi/Bentley

Para quem critica o design dos carros chineses (isso num tempo onde uma parte das empresas de lá copiavam o estilo de modelos existentes), vale destacar que o design do Zeekr 001 foi uma das criações do designer Stefan Siellaff. Vice-presidente global de design do Grupo Geely, o designer já teve passagens por marcas premium e de luxo como Audi e Bentley do grupo Volkswagen. Por mais que muitos assimilem o desenho do 001 com “um quê” de Porsche, podemos dizer que seu estilo é bastante autoral – principalmente pelas duas “garras” nos faróis e a lanterna inteiriça com o logotipo Zeekr iluminado.

Fechamento automático das portas (sucção)

Quem nunca entrou no carro e foi fechar a porta com o maior cuidado para no final ela ficar entreaberta? Caso isso aconteça no Zeekr 001, fique tranquilo, pois o modelo faz o favor de terminar de fechar a porta para você por um recurso de “sucção” automática. É um item encontrado em carros da Mercedes-Benz, Porsche e Rolls-Royce, mas é interessante de ver tal recurso num carro que custa o mesmo que um Chevrolet Blazer EV.

Chave presencial tipo cartão

Outro recurso interessante do novo Zeekr 001 é a chave tipo cartão. Os mais velhos vão lembrar do Renault Mégane que foi vendido no Brasil há alguns anos, mas a chave cartão da shooting brake da Zeekr é mais discreta e permite trancar/destrancar e dar partida como uma clássica chave presencial.

Tem 12 câmeras

A segurança é algo levado mais a sério pela indústria nos dias de hoje e no segmento de luxo temos outro patamar. O Zeekr 001 vem equipado com nada menos do que 12 câmeras externas com resolução HD que trazem um alcance de até 600 metros. Tudo isso ajuda em manobras e enxergar tudo o que está ao redor do veículo, que soma também 12 radares ultrassôncos e um radar de ondas milimétricas e detecção de até 250 m.

Recarga parcial da bateria em 5 min

O primeiro carro de luxo da Zeekr no Brasil traz uma bateria de nada menos do que 100 kWh, que no mundo real entrega uma autonomia de 426 km segundo padronagem do Inmetro, que é menos otimista. É bem possível que o modelo ultrapasse os 500 km na rodagem, ainda mais que a autonomia declarada no padrão europeu WLTP é de 580 km.

Mais interessante ainda é que numa viagem, por exemplo, se o motorista estiver com a bateria em baixo nível de carga, o Zeekr 001 pode carregar 100 km de autonomia em apenas 5 minutos num ponto de recarga DC (corrente contínua) de 200 KW. O modelo permite recarga AC de até 22 kW (corrente alternada).

Aceleração de supersportivo

O novo Zeekr 001 vem com dois motores elétricos (um em cada eixo) que entrega nada menos do que 544 cv de potência e 70 kgfm de torque, independentemente da versão. Mas o mais bacana é que a aceleração é comparável a carros superesportivos, já que a prova de 0 a 100 km/h é feita em apenas 3,8 segundos. A marca destaca ainda que o 001 pode acelerar oito vezes seguidas com pé embaixo sem que a bateria tenha seu desempenho piorado com o tempo.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade