Novos Peugeot 208 e 2008 mal chegaram e terão novidades já em 2025; entenda

Marca confirma motorização para cumprir novas regras de emissões de poluentes

Renan Rodrigues
Por
18.09.2024 às 19:08

Os novos Peugeot 208 e 2008 foram apresentados nas últimas semanas, mas já guardam novidades para 2025. A dupla de franceses será híbrida já no próximo ano. A informação foi confirmada durante o lançamento do hatch reestilizado.

Você pode se interessar por: 

Publicidade

Neste caso, a Peugeot está falando do sistema Bio-Hybrid, o mesmo que estreará ainda este ano nos Fiat Pulse e Fastback. Trata-se de um sistema híbrido leve (MHEV) com motor elétrico único de até 3 kW (4 cv) de potência, acoplado ao alternador, e bateria de até 1 kWh de íons de lítio, localizada abaixo do banco do motorista. O conjunto é ligado por correia.

A proposta é que o motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque se torne mais eficiente, especialmente do ponto de vista de emissões de poluentes, algo necessário para atender as próximas regras de emissões das leis brasileiras.

O motor elétrico é pequeno e incapaz de tracionar as rodas, daí o nome “leve”. Apesar disso, ajuda a carregar a bateria de chumbo-ácido que alimenta a arquitetura elétrica do veículo, gera um pequeno torque adicional ao motor térmico e transforma a energia elétrica armazenada em energia mecânica.

Desse modo, permite que o veículo siga ligado e funcionando no embalo, mesmo com o motor desacoplado da transmissão, durante períodos sem aceleração a velocidades de cruzeiro. É o chamado “modo velejar”, já conhecido em modelos mais recentes da Kia. Por fim, possui um sistema start-stop de geração mais avançada.

Jeep Avenger, futuro produto de entrada da marca de SUVs no Brasil, também deve utilizá-lo. Outros produtos dotados da motorização Turbo 200, como Fiat Strada e os novos Citroën C3, C3 Aircross e Basalt também devem ser contemplados.

Se inicialmente a aplicação será no motor 1.0 GSE turbo flex de três cilindros, sempre com câmbio automático CVT com simulação de sete marchas, não está descartada a possibilidade, embora pouco materializável, de usar o sistema com os motores 1.0 e 1.3 Firefly aspirados, seja com câmbio manual ou CVT.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade