Peugeot Landtrek: quatro armas que picape terá contra Hilux e S10
Modelo chega ao Brasil em 2022 e tentará compensar motorização mais fraca com dimensões maiores e interior mais refinado que o das rivais
A Peugeot Landtrek será o principal lançamento da marca no Brasil em 2022. A novata representa uma das estratégias mais ousadas dos franceses nos últimos tempos: brigar no concorrido segmento de picapes médias, liderado por Toyota Hilux e também povoado por Chevrolet S10, Ford Ranger e tantas outras.
A picape já foi apresentada no México e é vendida em alguns países da América Latina, sendo importada diretamente da China. Ao Brasil, porém, ela só chega em meados do ano que vem, ainda sem mês definido para desembarcar, e será trazida do Uruguai, onde será montada em CKD.
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A vida da Landtrek não será fácil por aqui, mas a picape traz armas interessantes para brigar contra as rivais. Assista ao vídeo abaixo, do quadro O Que Vem Pra Pista, e conheça o projeto em todos os detalhes:
1) Dimensões e capacidade de carga superiores
Em comparação com a Hilux, a Landtrek será 7,5 cm mais comprida, 10 cm mais larga, 2 cm mais alta e 9,5 cm maior em entre-eixos. Além de garantir um visual mais imponente e robusto com esses números, a picape da Peugeot deve oferecer melhor espaço interno e mais volume na caçamba.
Falando em caçamba, outra característica interessante é que a capacidade de carga da Landtrek é de 1.200 kg. Com isso, a picape se torna uma das mais brutas do segmento, deixando Hilux, Mitsubishi L200 Triton, VW Amarok e Nissan Frontier para trás, ao mesmo tempo em que se iguala a S10 e Ranger.
O modelo da Peugeot ainda conta com ângulo de ataque de 29º, capacidade de imersão de 60 cm e capacidade de reboque de 3,5 toneladas. Este último ainda terá auxílio de um controle de estabilidade específico.
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2) Cara de SUV e interior bem acabado
O visual da picape está alinhado à filosofia de design da marca. As linhas não são as mais recentes como vemos no hatch 208, mas são equivalentes às dos SUVs 2008 e 3008 atuais.
Na dianteira, destaque para o conjunto óptico de LED e as luzes de condução diurna de LED que contornam as laterais da grade. Na traseira, a Peugeot manteve o visual padrão dos veículos do segmento, com tampa da caçamba limpa e lanternas verticais.
Entretanto, um dos grandes diferenciais da Landtrek está dentro da cabine. Ainda não há muitas informações sobre como será o interior da configuração que virá ao Brasil, mas em outros países a picape oferece acabamento mais refinado para painel e portas, bem diferente do que se vê na categoria.
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No interior, dá para notar uma boa inspiração no 3008, com painel de instrumentos digital, central multimídia de 10 polegadas, câmera de ré com guias auxiliares dinâmicos e câmera 360º com visão aérea, integradas.
Além disso, a segunda fileira conta com bancos modulares, parecido com o que vemos nos Honda Fit e City. Eles são rebatíveis e bi-partidos, com capacidade para suportar até 100 kg de carga sobre o encosto do banco, em rebatimento total.
3) Motorização
Um dos motivos de seu atraso está relacionado à motorização. Em outros países, a Landtrek é vendida com motor 1.9 turbodiesel de 150 cv e pouco mais de 30 kgfm.
Para se encaixar melhor no exigente segmento de picapes médias brasileiro, a Stellantis prepara um novo motor para a picape. Este deve ser o 2.0 BlueHDi turbodiesel de 180 cv e 40,8 kgfm usado pela linha DS na Europa.
O propulsor mais potente será gerenciado pela conhecida caixa automática de seis marchas da Aisin, e ainda contará com tração 4x4, bloqueio do diferencial traseiro e reduzida, como manda o figurino.
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4) Preços
O projeto tem origem chinesa e é fruto da parceria entre PSA, que agora pertence à Stellantis, e Changan. Dessa colaboração nasceram a picape Kaicene F70 para a fabricante asiática e a Landtrek para a marca francesa.
No Brasil, a picape da Peugeot será vendida nas opções de cabine dupla mais sofisticada, como vemos nas imagens. No entanto, também podemos receber versões mais básicas e destinadas ao trabalho.
A Landtrek deve chegar ao Brasil custando a partir de R$ 200.000. Ainda que o preço seja salgado, o veículo pode se tornar uma boa opção na categoria, já que as versões de topo das concorrentes já ultrapassam a régua dos R$ 300.000.
Imagens: divulgação
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